Qual a potência que devo contratar?

Responder
RManuel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 mai 2023, 04:41
Profissão: Funcionário público

Qual a potência que devo contratar?

Mensagem por RManuel »

Bom dia,

Sou novo por aqui e inscrevi-me no fórum para perceber mais sobre este tema. Estou a reconstruir uma casa antiga e tenho neste momento um contador de obra trifásico a 13,8 kva. Sucede que tenho um equipamento de produção de cerveja que tem 2 resistências de 3300w cada e que, durante o processo de produção trabalha com outra panela que tem uma resistência de 3300w. Na minha casa atual, tenho 6,9kva e, estranhamente (digo eu) consegui fazer algumas produções durante o último ano, reduzindo a potência do equipamento para 60% mas agora quando o ligo, o contador dispara...
Para evitar este problema, queria contratar uma potência na nova casa, que evitasse chatices. Ora, ontem foi ao local o sr. da cooperativa elétrica (não é a EDP) é a CEVE, que me disse não ser possível contratar, sem projeto, mais do que 6,9kva, sendo que o eletricista me diz que, em princípio, até 10,35kva não preciso de projeto. Neste momento quero é resolver o assunto e, mesmo que tenha que pagar o projecto, aumentar a potência. A minha pergunta é: qual a potência que devo contratar para não ter problemas? Seta mais conveniente ter monofasico ou trifásico? Peço desculpa pela minha ignorância mas não entendo nada deste assunto. Obrigado pela ajuda.

PS. A minha dúvida mantém-se porque não obtive uma resposta clara nem do eletricista nem do sr. da CEVE.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: Qual a potência que devo contratar?

Mensagem por Josecalado »

Se não tem nem vai ter equipamentos que necessitem de alimentação trifásica, tem todo o interesse em contratar em monofásico na potência de 10,35 KVA, porque até esta potência dispensa projeto.
RManuel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por RManuel »

Obrigado. Será que 10.35kva é suficiente?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Na sua casa tinha 6,9 kVA monofásico que corresponde a 30A, agora tem 13,8 kVA trifásico que corresponde a 20A por fase.
O facto de agora o quadro disparar é porque está a ligar os referidos equipamentos todos na mesma fase e por essa razão o quadro dispara, tente ligar o equipamento noutra tomada ou fale com o electricista para equilibrar as fase no quadro elétrico.

Se 10,35 kVA é suficiente...? em principio sim se for em monofásico e para as cargas que mencionou, caso tenha mais equipamentos sugiro que os descreva aqui para que o possam ajudar na tomada de decisão
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
RManuel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por RManuel »

Então cá vai a lista aproximada.. Obrigado

LAVANDARIA

Máquina Lavar Roupa

Máquina secar

Bomba calor aquecimento de água

Inércia aquecimento central (a lenha)

Futuramente uma bomba de calor para aquecimento central

COZINHA

Placa de indução

Forno

Máquina lavar loiça

Frigorífico

Micro-ondas

Tv

SALA

Tv

Recuperador de calor (lenha)

Computador Desktop

Computador Portátil

QUARTOS

3 Televisores

WC

2 Secadores cabelo

ANEXO/CERVEJARIA

Máquina cerveja 6600w

Máquina aquecimento de água 3500w

Máquina de refrigeração mosto da cerveja (desconheço qual o consumo de energia) é semelhante à máq. de tirar finos da Super Bock

Arca frigorífica refrigeração cerveja aprox. 1000w

Computador

OUTROS

Bomba poço

Autoclave
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

Para todo esse equipamento e com coeficiente de simultaneidade de 0,5 - 20,70KVA é ele reduzido, quanto mais 10,35KVA, e é preciso existir um equilíbrio de cargas eficiente, para que de vez em quando não fique sem energia,
RManuel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por RManuel »

Entendo.. então será uma hipótese viável optar por 13.8kva e fazer uma gestão dos equipamentos ligados em simultâneo?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
RManuel Escreveu: 31 mai 2023, 15:16 Entendo.. então será uma hipótese viável optar por 13.8kva e fazer uma gestão dos equipamentos ligados em simultâneo?
Atenção que o fornecedor de energia por norma não aceita mais de 10.35kVA em monofásico.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
RManuel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por RManuel »

A ideia será fazer um projeto para poder pedir essa potência.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Para as potencias em causa eu propunha 20,7 ou 27,6 kVA, significa que ao dia de hoje necessita obrigatoriamente de elaborar um projeto.

A alternativa caso não queira suportar os custos do projeto é ficar atento às noticias porque o governo está em vias de aprovar um decreto que poderá dispensar projetos até à potencia de 41,4 kva ... aí terá de arranjar um bom eletricista porque o barato ás vezes sai caro. :)
RManuel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por RManuel »

Obrigado. O problema é que estou em fase de conclusão da casa e tenho que resolver já este assunto.. sabe dizer-me se haverá muita diferença entre o valor que se paga para 6.9kva e 20kva relativamente ao aluguer? Penso que o valor do kw será igual, não?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

RManuel Escreveu: 02 jun 2023, 08:39 Obrigado. O problema é que estou em fase de conclusão da casa e tenho que resolver já este assunto.. sabe dizer-me se haverá muita diferença entre o valor que se paga para 6.9kva e 20kva relativamente ao aluguer? Penso que o valor do kw será igual, não?
Em minha opinião não vale a pena sequer equacionar a possibilidade de vir a ter 6,9 Kva porque não vai ter potencia necessária para alimentar os equipamentos que referiu por muito boa gestão que queira fazer.

Se o problema é o custo do projeto contrate 10,35 Kva
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”