Esquema
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Esquema
Olá espero não estar a encomendar
Alguém me ajudar nesta pergunta que tenho num teste?
Execução de um circuito de comando e controle de um motor por dois contactores - simultaneamente e alternadamente por botoneira e seletor.
Tenho de fazer este esquema.
Muito obrigado
Alguém me ajudar nesta pergunta que tenho num teste?
Execução de um circuito de comando e controle de um motor por dois contactores - simultaneamente e alternadamente por botoneira e seletor.
Tenho de fazer este esquema.
Muito obrigado
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Re: Esquema
acho que podemos ajudar
não fazer tudo
podes iniciar o esquema e anexar aqui para podermos ajudar onde tens duvidas e nos percebermos o que realmente desejas

podes iniciar o esquema e anexar aqui para podermos ajudar onde tens duvidas e nos percebermos o que realmente desejas
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Re: Esquema
Olá fiz um esquema mas a minha dúvida é apenas com um seletor como ligo os dois contactores ao mesmo tempo como diz a questão ? Coloquei a ligar um de cada vez mas com o mesmo seletor com quatro posições, 0 , K1 , K2, k1+K2 , esta é a dúvida. Obrigado
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Re: Esquema
Boas,Miguelmurta Escreveu: 25 mai 2023, 00:40 Olá fiz um esquema mas a minha dúvida é apenas com um seletor como ligo os dois contactores ao mesmo tempo como diz a questão ? Coloquei a ligar um de cada vez mas com o mesmo seletor com quatro posições, 0 , K1 , K2, k1+K2 , esta é a dúvida. Obrigado
a ligação dos dois contactores em simultâneo não faz qualquer sentido nem é isso que está pedido no texto.
O seu esquema para estar correcto só lhe faltam os encravamentos eléctricos por NF em ambos os contactores (K1 no K2 e vice-versa), uma vez que parece existir uma inversão de marcha no esquema, bem como a respectiva protecção térmica.
Ohmico
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Re: Esquema
Boa tarde peço desculpa, mas o que diz à pergunta é não é : dois contactores ligados em simultâneo… bem sei que não faz sentido mas é essa à pergunta não é ou estou a interpretar mal ? Se for uma ligação com inversão não dizia para ligar em simultâneo.
Obrigado
Obrigado
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Re: Esquema
Boa tarde.Miguelmurta Escreveu: 25 mai 2023, 16:11 Boa tarde peço desculpa, mas o que diz à pergunta é não é : dois contactores ligados em simultâneo… bem sei que não faz sentido mas é essa à pergunta não é ou estou a interpretar mal ? Se for uma ligação com inversão não dizia para ligar em simultâneo.
Obrigado
Sinceramente, também não entendo o enunciado do problema.
O melhor será mesmo perguntar ao seu professor o que ele entende por "alternadamente e simultaneamente".
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Re: Esquema
Boas,
embora não se trate de um teste da disciplina de português, o cuidado ao escrever o texto deveria ser o mesmo.
No sítio onde se encontra o hífen deveria estar uma vírgula e assim já não deixava dúvidas a ninguém.
Quanto à inversão de marcha, ela surge porque é a solução natural para um motor comandado por dois contactores.
Ohmico
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Re: Esquema
Muito obrigado pela ajuda , eu já estava com um no na cabeça, vou fazer o esquema para inversão de motor muito obrigado
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Re: Esquema
Boas,Miguelmurta Escreveu: 26 mai 2023, 14:26 Muito obrigado pela ajuda , eu já estava com um no na cabeça, vou fazer o esquema para inversão de motor muito obrigado
não se esqueça que o motor deve ter protecção térmica.
Ohmico
Re: Esquema
Boas,
parece-me que onde diz: "Execução de circuitos de comando e controle..."
Se deveria dizer "Execução de circuitos de comando e potência...". Faria mais sentido e seria mais útil para o estudante.
Outra questão que me deparei enquanto estudante (a uns anitos) é, alguns professores/formadores de disciplinas das áreas de ciências ou técnicas escreverem o enunciado fazendo depender a resolução do exercicio mais interpretação do texto do enunciado do que do conhecimento que o aluno deva ter sobre a matéria em questão.
Ou seja, em vez de se ser claro e direto na composição do enunciado de forma a medir os conhecimentos do aluno na materia pretendida, tornam o texto mais complexo...
O resultado disto é, se o aluno errar não saber que se o aluno falhou porque não sabia ou porque não entendeu o que se queria.
Outras vezes, e é o caso aqui, em vez de o enunciado pedir a função que o circuito/automatismo deve executar, indicam-se os dispositivos a serem usados e pede-se que se faça um circuito com eles... parece-me que seria mais útil dizer a função pretendida e deixar o aluno imaginar a lógica necessária para executar tal função.
Afinal, o fundamental é que o aluno saiba imaginar e montar circuitos para as funções pretendidas e saber interpretar os esquemas que se lhe depararão no futuro e não tanto saber que circuitos pode construir com os materiais disponiveis. Saber o que se pode fazer com os materiais disponiveis ganha-se sobretudo com a prática e portanto, não se adequa a um contexto de aprendizagem.
Reparem que não sou contra saber escrever adequadamente ou interpretar texto escrito, pelo contrário acho que saber expôr as ideias de forma clara e lógica é fundamental e poupa tempo e enganos, repare-se no tempo que perdemos aqui devido ao enunciado da questão e posts mal redigidos.
Óbviamente este é apenas o meu ponto de vista...
Até já
parece-me que onde diz: "Execução de circuitos de comando e controle..."
Se deveria dizer "Execução de circuitos de comando e potência...". Faria mais sentido e seria mais útil para o estudante.
Outra questão que me deparei enquanto estudante (a uns anitos) é, alguns professores/formadores de disciplinas das áreas de ciências ou técnicas escreverem o enunciado fazendo depender a resolução do exercicio mais interpretação do texto do enunciado do que do conhecimento que o aluno deva ter sobre a matéria em questão.
Ou seja, em vez de se ser claro e direto na composição do enunciado de forma a medir os conhecimentos do aluno na materia pretendida, tornam o texto mais complexo...
O resultado disto é, se o aluno errar não saber que se o aluno falhou porque não sabia ou porque não entendeu o que se queria.
Outras vezes, e é o caso aqui, em vez de o enunciado pedir a função que o circuito/automatismo deve executar, indicam-se os dispositivos a serem usados e pede-se que se faça um circuito com eles... parece-me que seria mais útil dizer a função pretendida e deixar o aluno imaginar a lógica necessária para executar tal função.
Afinal, o fundamental é que o aluno saiba imaginar e montar circuitos para as funções pretendidas e saber interpretar os esquemas que se lhe depararão no futuro e não tanto saber que circuitos pode construir com os materiais disponiveis. Saber o que se pode fazer com os materiais disponiveis ganha-se sobretudo com a prática e portanto, não se adequa a um contexto de aprendizagem.
Reparem que não sou contra saber escrever adequadamente ou interpretar texto escrito, pelo contrário acho que saber expôr as ideias de forma clara e lógica é fundamental e poupa tempo e enganos, repare-se no tempo que perdemos aqui devido ao enunciado da questão e posts mal redigidos.
Óbviamente este é apenas o meu ponto de vista...
Até já