monofasico para trifasico

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

monofasico para trifasico

Mensagem por pedro caetano »

boas. a questão é a seguinte: tenho um cliente que quer instalar na moradia uma tomada de carregamento automovel. moradia essa que tem luz monofasica de 6.9kva, e ele precisa de trifasica, não sei bem qual a potencia. pergunto neste caso, vai ter de ter vistoria? é verdade tambem que foi abolido o projeto eletrico? cump
mitrax
Curioso
Curioso
Registado: 12 set 2008, 15:40
Has thanked: 3 times
Been thanked: 2 times

Re: monofasico para trifasico

Mensagem por mitrax »

Eu primeiro tentaria perceber que tipo de "tomada" o seu cliente pretende instalar. Na eventualidade de desconhecer, existem Wallbox monofásicas e, tendo apenas como base a potência que atualmente tem contratada, possivelmente um aumento de potência ser-lhe-á suficiente.

Relativamente ao projeto, à data de hoje potência acima de 10,35 kVA necessitam de projeto. Num futuro próximo provavelmente deixará (o DL carece ainda de aprovação) de ser preciso até potências de 41,9kVA.
jtsilvamoura
Curioso
Curioso
Registado: 11 jun 2015, 10:59
Has thanked: 15 times
Been thanked: 4 times

Re: monofasico para trifasico

Mensagem por jtsilvamoura »

pedro caetano Escreveu: 18 mai 2023, 12:04 boas. a questão é a seguinte: tenho um cliente que quer instalar na moradia uma tomada de carregamento automovel. moradia essa que tem luz monofasica de 6.9kva, e ele precisa de trifasica, não sei bem qual a potencia. pergunto neste caso, vai ter de ter vistoria? é verdade tambem que foi abolido o projeto eletrico? cump
A certificação de instalações particulares é da responsabilidade da DGEG. O processo de licenciamento e certificação de instalações elétricas
particulares foi definido com a publicação do Decreto-Lei 96/2017 de 10 de agosto (consulte dgeg.pt).
Posteriormente, este DL sofreu algumas alterações com a publicação da Lei nº 61/2018.
Uma dessas alterações, é a necessidade de projeto de instalações elétricas para instalações do tipo C cujo somatório de potência por ramal
seja superior a 10,35 kVA. Existe agora em cima da mesa a possibilidade de acabar com o projeto elétrico em Baixa tensão até 41,4kVA.
No entanto o valor da potência para as instalações estabelecidas em locais residenciais a partir do qual é necessário efetuar inspeção por
parte de Entidade Inspetora (EIIEL) é de 6,9 kVA
Assim, para uma instalação do tipo C de caráter definitivo entrar em exploração é necessária uma declaração de conformidade da execução ou
termo de responsabilidade pela execução da instalação nos seguintes casos:
• IE de caracter temporário (Qualquer valor de potência)10;
• IE estabelecidas em locais residenciais com potências ≤ 6,9 kVA.
Nas restantes situações será sempre necessária declaração emitida por entidade inspetora.
No caso das instalações do tipo B, para entrarem em exploração, mantêm-se a necessidade de certificado de exploração emitido pela DGEG.
Junta-se uma tabela resumo para todas as situações.
Anexos
Captura de ecrã 2023-05-21 081959.png
Captura de ecrã 2023-05-21 081959.png (61.84 KiB) Visto 1346 vezes

Cumprimentos,
JM
Responder

Voltar para “Dúvidas”