DECLARAÇÃO ANET

Responder
nuno.magalhães
Curioso
Curioso
Registado: 02 set 2008, 17:53

DECLARAÇÃO ANET

Mensagem por nuno.magalhães »

Boas

Alguém me sabe dizer que tipo de declaração da ANET vem junto com o projecto para ser submetido a licenciamento. Será uma simples declaração para a câmara?

Alguém me pode relembrar, as faces de licenciamento de um projecto Tipo A, B e C.

Agora já não é preciso estar inscrito na DGE, mas qual será a declaração da ANET.

E no ITED. é ecessario, ou basta a fotocopia do cartão da ANACOM.
JoaoB
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2008, 16:53
Been thanked: 1 time

Re: DECLARAÇÃO ANET

Mensagem por JoaoB »

Teoricamente todos os actos de engenharia devem ir acompanhados de declaração da associação profissional, a declaração atesta a habilitação para exercer o tal acto de engenharia.
A questão é se um projecto ITED é ou não um acto de engenharia, afinal de contas existe pessoal que não passou nem perto de uma universidade e tem habilitação para os fazer!

Relativamente ao licenciamento dos projectos, os tipo A e B são enviados para a EDP para viabilidade de alimentação e eles depois enviam-nos para o Min. Economia, depois existe a aprovação (ou não :roll: ), a partir daí a obra é feita e no final pede-se a vistoria da min. da economia, nessa altura são emitidas umas guias para pagamento pelo dono de obra, vem a vistoria onde o projectista convém estar presente, as instalações são aprovadas e acaba ali a responsabilidade do projectista.

PS: existem projectistas que acham que a responsabilidade acaba na aprovação do projecto, eu não acho isso...

Quanto aos projectos tipo C, não sei como é agora, não gosto da Certiel por isso não faço projectos deste tipo!! :lol: só sei que tem que se pagar 151,09€ para aprovação de um projecto e que os tipos são tão picuinhas que até chateia!
Maria Correia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 set 2008, 18:21

Mensagem por Maria Correia »

Boa tarde

Para os proj. ITED basta cópia do cartão da ANACOM, no entanto há Câmaras Municipais que exigem.

Cumps
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Has thanked: 10 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por eng_jersilva »

para projectos electricos apenas é necessario a apresentação do cartão de membro( isto para quem pertence a OE). suponho que para a anet seja o mesmo.

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

para projectos electricos apenas é necessario a apresentação do cartão de membro( isto para quem pertence a OE). suponho que para a anet seja o mesmo.

"Fotocópia do comprovativo de inscrição como técnico responsável " isto é o que a certiel exige logo o cartão de membro prova que estamos inscritos.. e se é a certiel a pedir.. penso que ninguem irá contra isso.

abraço João Silva
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

Para o ITED as Câmaras têm-me pedido cópia da declaração da inscrição na associação profissional (OE no meu caso), nalguns casos cópia autênticada (ex. Loures) e noutros uma cópia e o original (que depois devolvem - ex: Loulé). Mas isto varia com o funcionário que atende :shock:

Normalmente não aceitam só a cópia da cédula profissional (alguém me explica porquê???)

Para electricidade costuma bastar cópia da carta da DGE. Para quem já não apanhou a obrigatoriedade de inscrição na DGE, pedem cópia da Declaração da OE válida (é válida por um ano) ou da Anet.

Julgo que na Anet as declarações só são válidas por um projecto.
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

ja mandei alguns projectos para cetificação para a certiel e estes apenas me exigem copia do cartão da OE.
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
sohc
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 20:21

Mensagem por sohc »

No LIQ, ISQ e IEP - (CERTIEL) e DGE também nunca tive problemas. Só nos ITED e Loteamentos, e foram levantados pelas câmaras municipais quando os projectos lá deram entrada....
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”