estrela - triangulo
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boas alguem me pode dar uma ajuda , como e que se faz ligacao em estrela , e em triangulo, e qual e a diferenca , obrigados
Re: estrela - triangulo

Uma ligação em triângulo cada elemento do circuito (resistência, bobine e\ou condensador) está sujeito à respectiva tensão da rede 400v
Uma ligação em estrela cada elemento do circuito está sujeito à respectiva tensão da rede (400v) a dividir por Raiz quadrada de 3(1.73205080756888) ou seja 230V. Isso pode se comprovar medindo entre as fáses e o ponto intermédio do circuito (shunt)
um abraço
Re: estrela - triangulo
sim e mesmo a motores , que tem ligacoes ,, 3 em cima e 3 em baixo . . como e que meto o motor com mais forca e estrela ou triangulo
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Re: estrela - triangulo
Viva,
Se for em estrela os terminais U, V e W ficam ligados em shunt e cada fase entra no R, S e T respectivamente. Se for em triangulo o U liga com o R, V com S e W com T respectivamente.
Ou seja, os terminais devem ter três chapitas, para fazer este shunts conforme queremos em estrela ou triangulo. Em triângulo o motor roda mais depressa.
Cumps,
Bruno Lima
Se for em estrela os terminais U, V e W ficam ligados em shunt e cada fase entra no R, S e T respectivamente. Se for em triangulo o U liga com o R, V com S e W com T respectivamente.
Ou seja, os terminais devem ter três chapitas, para fazer este shunts conforme queremos em estrela ou triangulo. Em triângulo o motor roda mais depressa.
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Bruno
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Re: estrela - triangulo
Outro pormenor,
Há motores em que os terminais estão marcados com U1,V1 e W1 e U2,V2 e W2. Nesse caso, U1, V1 e W1 correspondem a R, S e T respectivamente.
Basicamente em estrela os 3 terminais que ficam de um lado ficam em shunt e do outro lado entra as fases em cada terminal. Em triângulo, ficam três barras na vertical, uma por cada par de terminais
Cumps,
Bruno Lima
Há motores em que os terminais estão marcados com U1,V1 e W1 e U2,V2 e W2. Nesse caso, U1, V1 e W1 correspondem a R, S e T respectivamente.
Basicamente em estrela os 3 terminais que ficam de um lado ficam em shunt e do outro lado entra as fases em cada terminal. Em triângulo, ficam três barras na vertical, uma por cada par de terminais
Cumps,
Bruno Lima
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Re: estrela - triangulo
BLima Escreveu:Viva,
Se for em estrela os terminais U, V e W ficam ligados em shunt e cada fase entra no R, S e T respectivamente. Se for em triangulo o U liga com o R, V com S e W com T respectivamente.
Ou seja, os terminais devem ter três chapitas, para fazer este shunts conforme queremos em estrela ou triangulo. Em triângulo o motor roda mais depressa.
Cumps,
Bruno Lima
em caso algum, um motor trifasico roda mais depressa trocando as ligações, de estrela para triangulo. Um motor normal, em portugal acontece duas coisas, ou queima ou não temos disponivel a potencia total do motor, no veio.
Quando o par de tensão de tensões na chapa diz: 220/380 ou 230/400, quer dizer que só podemos usar a rede electrica nacional (230/400) para fazer o motor funcionar, em arraqnue directo na ligação "Estrela". Neste motor se fizermos a ligação "triangulo", mais cedo ou mais tarde o motor queimará. Se o par tensões da chapa disser 380/660 ou 400/690, nesta situação o motor deverá ser ligado em "Triangulo". Se for efectuado a ligação em estrela, o que iremos ter, é rendimento menor do motor, porque a potencia no veio, será inferior àquela que o motor é capaz de fornecer normalmente. A potencia é proporcional à tensão.
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Re: estrela - triangulo
Viva,
Está bem visto Nelmindo a diferença entre a configuração 230/400V e 400V/690V. Fiquei esclarecido.
Cumpts,
Bruno Lima
Está bem visto Nelmindo a diferença entre a configuração 230/400V e 400V/690V. Fiquei esclarecido.
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Bruno Lima
Atentamente,
Bruno
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