Ola senhores, trabalho como aprendiz de eletricista e esta semana me encontrei com um problema na empresa na qual trabalho, um motor de indução monofásico de uma maquina policorte de bancada começou a esfumaçar durante o manuseio de um operador, segundo as informações que recebi o operador me informou que a mudança de temperatura e esfumação do motor foi imediata e não gradual, obs: tentei ligar a maquina por 3x e o disjuntor não desarmou e a fumaça continuou. medi as bobinas e ambas apresentaram 10 Ohms, os capacitores também estão ok, e ao ligar apesar da fumaça o motor continua a girar a serra normalmente. Estou com suspeita que possa ser sujeira acumulada dentro do motor. Alguma sugestão de algum eletricista mais experiente?
Muito prazer sou novo nessa comunidade
Motor Monofásico saindo fumaça
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 abr 2023, 23:44
- Profissão: Eletricista Nivel 1
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Motor Monofásico saindo fumaça
Boas
Se és aprendiz não tens um problema, o aprendiz é aprendiz, não detecta avarias.
Se o motor roda livre à mão e sai fumo quando com tensão, em principio queimou. desmontar o motor do local e desarmar em bancada e verificar a cor da bobinagem.
Verifica se o condensador está bom (não sei se esse motor é de condensador de arranque ou de plena carga)
Cump.
Mário
Se és aprendiz não tens um problema, o aprendiz é aprendiz, não detecta avarias.
Se o motor roda livre à mão e sai fumo quando com tensão, em principio queimou. desmontar o motor do local e desarmar em bancada e verificar a cor da bobinagem.
Verifica se o condensador está bom (não sei se esse motor é de condensador de arranque ou de plena carga)
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."