Como saber qual o problema com Led
- Antonio-1
- Curioso
- Registado: 07 mar 2023, 13:21
- Profissão: Sem profissão
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 2 times
Como saber qual o problema com Led
Boas,
Eu tenho um led vermelho de 5 milimetros de diâmetro.
Liguei o multimetro na escala de continuidade para ver qual a voltagem do mesmo led e ver se ele acendia,
mas não tem qual valor na leitura digital e nem acende. inverti as ponteiras do multimetro e também não.
Liguei o led em paralelo com alimentação 1,5 voltos corrente continua e também não acende.
Quais as soluções para resolver este meu problema?
Toda ajuda é bem vinda!
Até já
Liguei o multimetro na escala de continuidade para ver qual a voltagem do mesmo led e ver se ele acendia,
mas não tem qual valor na leitura digital e nem acende. inverti as ponteiras do multimetro e também não.
Liguei o led em paralelo com alimentação 1,5 voltos corrente continua e também não acende.
Toda ajuda é bem vinda!
Até já

-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Como saber qual o problema com Led
Boa tarde.
1,5 V pode não ser suficiente para acender o LED. Geralmente, esse tipo de leds é alimentado por tensões entre os 2 e 3 V.
O multimetro não vai indicar nada.
1,5 V pode não ser suficiente para acender o LED. Geralmente, esse tipo de leds é alimentado por tensões entre os 2 e 3 V.
O multimetro não vai indicar nada.
- Antonio-1
- Curioso
?? Não entendi. Qual objetivo dessa solução. Pode esclarecer
Até já

-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Um led tem à volta de 3V 15 mA, logo R=3V/150mA= 0,0009 Ohms
Ligado a 2230 Volts 230/0.002 Ohms dá X KA de corrente Logo há que colocar,uma resistência em série com u led que provoque uma queda de tensão de 230-3=227/15MA Iguala X
O valor é de perto de 22 a 33 K ohms dependendo de cada led
Ligado a 2230 Volts 230/0.002 Ohms dá X KA de corrente Logo há que colocar,uma resistência em série com u led que provoque uma queda de tensão de 230-3=227/15MA Iguala X
O valor é de perto de 22 a 33 K ohms dependendo de cada led
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Been thanked: 17 times
Resumindo R=3V / 15mA =0,0002 Ohms
Logo 230/0,0002 Ohms= 1150 KA , logo teremos de colocar uma resistência em série para provocar a queda de tensão Como ha´retificação de corrente, este valor chegaria nas pode ser 33 K Ohms, por segurança
Logo 230/0,0002 Ohms= 1150 KA , logo teremos de colocar uma resistência em série para provocar a queda de tensão Como ha´retificação de corrente, este valor chegaria nas pode ser 33 K Ohms, por segurança
Boas,Antonio-1 Escreveu: 25 mar 2023, 13:12 Boas,
Toda ajuda é bem vinda!
Até já
ligue o led a uma fonte de alimentação de 12 V continuos com uma resistencia em serie de 1000 Ohms.
Se não acender inverta a polaridade do led ou da fonte.
Se continuar a não acender, jogue-o fora.
Até ja
- Antonio-1
- Curioso
justme Escreveu: 25 mar 2023, 16:49Boas,Antonio-1 Escreveu: 25 mar 2023, 13:12 Boas,
Toda ajuda é bem vinda!
Até já
ligue o led a uma fonte de alimentação de 12 V continuos com uma resistencia em serie de 1000 Ohms.
Se não acender inverta a polaridade do led ou da fonte.
Se continuar a não acender, jogue-o fora.
Até ja
Boas,
Já fiz o teste que sugeriu. Não acendeu em nenhuma das formas. Vou joga-lo no lixo. Tinha a esperança que fosse erro meu, mas creio que está queimado o meu led.
Vou dar este Tópico por terminado.
Obrigado

-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Been thanked: 37 times
Os leds não são muito resistentes a tensões inversas.
12V não deverão ser suficientes para os queimar, mas fica a nota para não os usarem como diodos.
Aliás, há alguns circuitos em que se coloca um diodo em série com o led, quando quando há a possibilidade de chegar uma tensão inversa que o possa queimar.
12V não deverão ser suficientes para os queimar, mas fica a nota para não os usarem como diodos.
Aliás, há alguns circuitos em que se coloca um diodo em série com o led, quando quando há a possibilidade de chegar uma tensão inversa que o possa queimar.
Sim a ideia é fazer que o diodo (escolhe-se um com tensão inversa superior à do circuito em que está integrado, ou eventual transitório que aí possa ocorrer) sirva de tampão a uma eventual tensão inversa que pudesse danificar o Led.mromeiro Escreveu: 27 mar 2023, 23:52 Os leds não são muito resistentes a tensões inversas.
Outra montagem tambem usada é colocar um diodo (ou outro Led) em anti-paralelo.
É referido que os Leds apenas suportam tensões inversas de cerca 6 Volts a verdade é que ainda não consegui dar cabo de nenhum com tensões bastante superiores (por exemplo 15 Volts).
No entanto se for para aplicá-lo num circuito que o sujeite a isso é aconselhavel cumprir com os dados referidos nos datasheets e as referidas estrategias, ou outras, para os proteger .
Um abraço
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."