Boa tarde caríssimos.
Tenho um poço de águas Pluviais, com 3 Bombas que funcionam alternadamente, e 5(!!!) Boias, o que acontece é o seguinte duas estão a funcionar como nível mínimo, mas por vezes a água quando baixa o nível e as boias ficam na vertical quase o poço seco as bombas continuam a trabalhar não desligam quando o nivel mínimo é atingido.
Gostaria que me pudessem ajudar nesta questão, para que as bombas parem quando a água atinge o mínimo
Bombas Águas Pluviais
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 10 nov 2022, 11:16
- Profissão: Técnico Manutenção
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Bombas Águas Pluviais
Boas
Tens que verificar o porquê das bombas não desligar, mede as boias e restante circuito de comando e de potencia.
Cump.
Mário
Tens que verificar o porquê das bombas não desligar, mede as boias e restante circuito de comando e de potencia.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas,..., o que acontece é o seguinte duas estão a funcionar como nível mínimo, mas por vezes a água quando baixa o nível e as boias ficam na vertical quase o poço seco as bombas continuam a trabalhar não desligam quando o nivel mínimo é atingido.
...
as mais suspeitas são precisamente essas 2 boias mais baixas...
Repare que dá poucos elementos e então apenas podemos tentar adivinhar.
O que faz o controlo das bombas?
-Um relé de alternância, autômato...
Se postar uma foto do esquema ajuda muito.
Se não tiver pelo menos poste uma fotografia do quadro de controlo das bombas.
Até já
-
-
Boas,
embora não se consigam ver bem os pormenores, percebe-se que as bombas são comandadas por um relé de alternãncia.
A 1ªboia-----(a mais baixa) será de Nivel Minimo (proteção de poço vazio)
A 2ª boia ----paragem
A 3ª boia ....alternancia
A 4ª boia-----reforço
A 5ª boia-----2º reforço
Quer a 1ª boia quer a 2ª boia devem ser prioritárias em relação ás de arraque da bomba, portanto se alguma das boias de arranque estiver "presa" a dar ordem de arranque, a bomba deveria parar assim que o nivel da agua descesse abaixo do nivel de paragem ou minimo.
Até já
embora não se consigam ver bem os pormenores, percebe-se que as bombas são comandadas por um relé de alternãncia.
A 1ªboia-----(a mais baixa) será de Nivel Minimo (proteção de poço vazio)
A 2ª boia ----paragem
A 3ª boia ....alternancia
A 4ª boia-----reforço
A 5ª boia-----2º reforço
Quer a 1ª boia quer a 2ª boia devem ser prioritárias em relação ás de arraque da bomba, portanto se alguma das boias de arranque estiver "presa" a dar ordem de arranque, a bomba deveria parar assim que o nivel da agua descesse abaixo do nivel de paragem ou minimo.
Até já
-
- Registado: 24 jan 2024, 14:50
- Profissão: Financeiro
Boa tarde,
Estou com um problema semelhante. Tenho um sistema composto por 2 bombas e 4 boias. Uma das boias é para o alarme. Acontece que a bomba é ativada, o poço é esvaziado mas a bomba não pára, continua a trabalhar em seco.
Alguém poderá ter a ideia do que será?
Obrigado pela ajuda.
Estou com um problema semelhante. Tenho um sistema composto por 2 bombas e 4 boias. Uma das boias é para o alarme. Acontece que a bomba é ativada, o poço é esvaziado mas a bomba não pára, continua a trabalhar em seco.
Alguém poderá ter a ideia do que será?
Obrigado pela ajuda.