Dúvida na medição de corrente
- Antonio-1
- Curioso
- Registado: 07 mar 2023, 13:21
- Profissão: Sem profissão
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 2 times
Dúvida na medição de corrente
Boa tarde,
Pinça amperimetrica para medir corrente alternada 50 Hz, serve para medir corrente continua? ou dá valor errado?
Pinça amperimetrica para medir corrente alternada 50 Hz, serve para medir corrente continua? ou dá valor errado?

Re: Dúvida na medição de corrente
Boas,
apenas aquelas que estão preparadas para isso (corrente contínua).
Até já
apenas aquelas que estão preparadas para isso (corrente contínua).
Até já
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
As pinças podem ser para Ac, DC, e Ac/DC.
Também há pinças para medir na saída dos variadores
Cump
Mário
Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- admin
- Admin
- Registado: 02 set 2006, 13:05
- Has thanked: 120 times
- Been thanked: 140 times
- Contacto:
Nunca vi essas pinças têm alguma designação diferente? pois as frequências são muito diferentesMário Escreveu: 18 mar 2023, 17:57 Boas
Cump
Mário
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
- Mário
- Team Apoio
Boas
Fluke 381 dá Ac/DC
Para variadores tem que ser com capacidade de medir harmonias, tem haver com a frequência da medição da Fluke
i3000s Flex-36 Pinça amperimétrica AC,
Cump
Mário
Fluke 381 dá Ac/DC
Para variadores tem que ser com capacidade de medir harmonias, tem haver com a frequência da medição da Fluke
i3000s Flex-36 Pinça amperimétrica AC,
Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Antonio-1
- Curioso
Boas,
Bem se estivermos a trabalhar com PWM - é a sigla em inglês para Pulse Width Modulation.
A frequência com osciloscópio, dá para fazer a leitura total do tipo de onda.
Na intensidade da corrente, como se lê os ampere correctamente?
Quem me ajuda a entender com mais clareza a minha dúvida?
Bem se estivermos a trabalhar com PWM - é a sigla em inglês para Pulse Width Modulation.

- Mário
- Team Apoio
Boas
Com a I 300S, medes desde 5 Hz a corrente e com as pontas medes a tensão.
Se for variadores trifásicos na saída, deves ter 3 sondas para amperes e medir a tensão de cada fase na saída. Deves de ter o variador trancado em manual, para poderes variar lentamente a velocidade de saída.
Eu uso um Fluke 190 com 4 canais a cores com 3 I300S e sondas de tensão classe IV
Cump
Mário
Com a I 300S, medes desde 5 Hz a corrente e com as pontas medes a tensão.
Se for variadores trifásicos na saída, deves ter 3 sondas para amperes e medir a tensão de cada fase na saída. Deves de ter o variador trancado em manual, para poderes variar lentamente a velocidade de saída.
Eu uso um Fluke 190 com 4 canais a cores com 3 I300S e sondas de tensão classe IV
Cump
Mário
Boas,Antonio-1 Escreveu: 18 mar 2023, 22:00 Boas,
o texto acima está um pouco confuso por isso não sei se entendi bem a questão, mas vamos tentar mesmo assim:
A medição da intensidade da corrente através da pinça, seja contínua ou seja alternada, mede-se pelos efeitos magnéticos dessa corrente na pinça.
Maior a corrente, maior o efeito magnético sentido na pinça.
Dependendo da tecnologia usada pelo fabricante da pinça (corrente induzida ou sensores de efeito hall) é gerada na pinça uma corrente, proporcional ao campo magnetico sentido, que permite ler o valor da corrente original...
Até já
- Antonio-1
- Curioso
- Fiz varias pesquisas na internet e não encontro resposta a minha dúvida. Por isto eu colocar a minha dúvida aqui.
- Eu gosto de saber como funciona a tecnologia aprofundadamente, ou seja na totalidade, sem ficar com duvidas.
- Já entendi que pinça amperimetrica AC não mede DC. Ou se mede não é correto faze-lo
Para medir DC tem que ser uma pinça amperimetrica como está neste video que coloco o link:
- Este video também aborda a questão do famoso PWM.
- Na pinça amperimetrica gera um campo magnético/que pode ser medido em milivoltos/AC ou DC para apresentar a leitura no ecrã da pinça,
depende do tipo de corrente AC ou DC.
igual modo, como no caso do "shunt" em amperagem da intensidade.
- Em AC o tempo do ciclo pode ser sinónimo de maior corrente, mas não responde a minha questão.
- Para não ser confuso, deito a seguinte questão:
- Imaginemos que somos engenheiros de electrónica e pretendemos fabricar dois leitores de intensidade de corrente com leitura em amperes para AC e outro para DC.
- Como é que isto se fabrica tanto em esquema electrónico ou montagem do circuito a funcionar a 100% bem?
- Eu gosto de saber como funciona a tecnologia aprofundadamente, ou seja na totalidade, sem ficar com duvidas.
- Já entendi que pinça amperimetrica AC não mede DC. Ou se mede não é correto faze-lo
Para medir DC tem que ser uma pinça amperimetrica como está neste video que coloco o link:
- Este video também aborda a questão do famoso PWM.
- Na pinça amperimetrica gera um campo magnético/que pode ser medido em milivoltos/AC ou DC para apresentar a leitura no ecrã da pinça,
depende do tipo de corrente AC ou DC.
igual modo, como no caso do "shunt" em amperagem da intensidade.
- Em AC o tempo do ciclo pode ser sinónimo de maior corrente, mas não responde a minha questão.

- Para não ser confuso, deito a seguinte questão:
- Imaginemos que somos engenheiros de electrónica e pretendemos fabricar dois leitores de intensidade de corrente com leitura em amperes para AC e outro para DC.
- Como é que isto se fabrica tanto em esquema electrónico ou montagem do circuito a funcionar a 100% bem?

Boas,- Imaginemos que somos engenheiros de electrónica e pretendemos fabricar dois leitores de intensidade de corrente com leitura em amperes para AC e outro para DC.
diversos metodos podem ser usados para medir corrente:
-se usar o principio do transformador de corrente, só pode medir corrente alternada pois esse principio apenas funciona quando há variação constante do campo magnetico (fluxo magnetico), o que só existe quando a corrente varia constantemente (como na corrente alternada).
-se usar sensores de corrente como por exemplo o sensor de efeito hall (há outros sensores), tanto pode medir correntes continuas como alternadas(uma vez que ele é sensivel à intensidade do campo magnetico, quer haja ou não variação do mesmo). Estes sensores podem estar integrados numa pinça.
Estes sensores geram correntes ou tensões que são lidas pela eletronica da pinça e as apresenta no display.
Repare que os sinais ainda devem ser tratados pela eletronica da pinça (amplificados, conformados, compensados, etc), antes de serem apresentados no display.
Até já
Mais uma vez não sei se entendi bem o sentido da questão acima...- Em AC o tempo do ciclo pode ser sinónimo de maior corrente, mas não responde a minha questão.
Se estamos a referir à corrente induzida na pinça isso será verdade, mas repare que quando medimos devemos estar cientes do campo de aplicação do aparelho, portanto se o aparelho é feito para medir correntes alternadas de 50 Hz, nada nos garante que ele mostre valores corretos de corrente em frequencias fora das suas especificações.
No entanto se medirmos correntes a diferentes frequencias mas que estejam dentro do ambito de aplicação do aparelho, o mesmo deverá apresentar resultados corretos pois o efeito da frequencia na corrente induzida na pinça é compensado pela eletronica (ou software) constituinte do aparelho
Até já
- Antonio-1
- Curioso
Obrigado a todos.
Como posso dar por encerrado o meu Post? Uma vez que já terminei o assunto com solução positiva.
Como posso dar por encerrado o meu Post? Uma vez que já terminei o assunto com solução positiva.

- Mário
- Team Apoio
Boas
Não é necessário fazeres nada.
Cump.
Mário
Não é necessário fazeres nada.
Cump.
Mário