Interruptor sem energia

Responder
amWhy
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 12 mar 2023, 14:55
Profissão: Matemático

Interruptor sem energia

Mensagem por amWhy »

Olá, estou tentando entender o que pode ter acontecido que um dos interruptores aqui de casa parou de receber energia repentinamente, mas até o momento não consegui entender o que pode ter acontecido. Vou detalhar abaixo como estão as ligações.

Imagem

Na imagem I1, I2, I3 e I4 são os interruptores da ligação.

i) I1 é usado exclusivamente para acender a lâmpada da sala de jantar que é onde parou de funcionar.
ii) I2 são 3 interruptores o do topo acende a sala, o do meio a sala de jantar e o de baixo é o corredor externo
iii) I3 o do topo acende a sala o do meio sinceramente não tenho certeza se também serve para acender a sala de jantar ou é da garagem que tem lâmpadas tanto no teto quanto lateral e o de baixo acende garagem teto.
iv) I4 o do topo acho que é pra acender a sala o do meio e de baixo servem pra acender o teto e lateral da garagem

Segue algumas imagems dos interruptores

Imagem

Não consegui entender esse sistema elétrico, no I1 que liga exclusivamente a sala de jantar, o fio vermelho seria a fase e os amarelhos seriam os retornos? No I2 o que liga a sala de jantar é o do meio com 2 entradas e 2 saidas pelo que entendi, todos são retorno? Qual o fio que vai para a lâmpada no caso?

Esse do meio no I2 seria um sistema four way ou não tem nada ver. Não deveria ter um fio que é da fase e o outro que vai para a lâmpada ao invés de somente fase e retornos no outro?
Anexos
Capture.PNG
sistema_energia.png
sistema_energia.png (7.03 KiB) Visto 603 vezes
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Re: Interruptor sem energia

Mensagem por justme »

Boas,

parece-me que:

-I1 é um comutador de escada simples
-O aparelho central de I2 é um inversor de grupo
-O aparelho central de I3 é outro comutador de escada simples

Se assim for estes 3 aparelhos comandam a lampada da sala de jantar:

A fase entra por I3 (aparelho central), passa por I2 (aparelho central) e chega a I1 por um dos fios amarelos.
Daí vai à lampada da sala de jantar pelo fio vermelho.
Pode verificar se um dos fios que alimentam o candeeiro é vermelho...

Até já
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”