Dúvida sobre sobre uma lâmpada
- Antonio-1
- Curioso
- Registado: 07 mar 2023, 13:21
- Profissão: Sem profissão
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 2 times
Dúvida sobre sobre uma lâmpada
Tenho uma lâmpada que liguei a corrente e funciona, dá luz, acende bem. Lâmpada é de casquilho E27 e como tal liguei na arrecadação num casquilho de baquelite a 230 voltes para substituir a que tinha queimado o filamento de tugnestênio já muito antiga de ampola de sódio se não estou em erro.
A lâmpada não tem nenhum registo de potência em watts. Eu antes de ligar a lampada tinha medido com multímetro, a resistividade da resistência e fiz a leitura de 64 ohms. então de V=R*I ; 230 volts/64 ohms = 3,59 amperes. P=V*I 230*3,59=826 watts. Isto é impossivel ter está potencia. Onde eu errei para achar a potencia que não vem na lampada??
A lâmpada não tem nenhum registo de potência em watts. Eu antes de ligar a lampada tinha medido com multímetro, a resistividade da resistência e fiz a leitura de 64 ohms. então de V=R*I ; 230 volts/64 ohms = 3,59 amperes. P=V*I 230*3,59=826 watts. Isto é impossivel ter está potencia. Onde eu errei para achar a potencia que não vem na lampada??

- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Dúvida sobre sobre uma lâmpada
Boas
Se for 220V será de 750W, e vapor de sódio.
Cump.
Mário
Se for 220V será de 750W, e vapor de sódio.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas,
se a lampada que instalou é incandescente (com filamento), não é dessa forma que chega à sua potencia...
O seu erro está em supor que as carateristicas da lampada é igual, quer esteja ou não ligada.
Até já
se a lampada que instalou é incandescente (com filamento), não é dessa forma que chega à sua potencia...
O seu erro está em supor que as carateristicas da lampada é igual, quer esteja ou não ligada.
Até já
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Been thanked: 37 times
Por curiosidade fui medir a resistência de lâmpadas das antigas (filamento de Tungsténio), e à temperatura ambiente obtive valores entre 62 e 64,2 OHM.
Eram todas de 60W.
Como a resistência varia com a temperatura, este valor pode até não ter muito significado.
Nunca pesquisa que fiz, encontrei uma página com em exercido que fala precisamente nisto da resistência variar, e por coincidência diz que na lâmpada de 60W tem a resistência de 65 OHM a 20º.
É o exercício 5 do link https://villate.org/eletricidade/probs-resistencia.html
Como não tenho aqui lâmpadas de outros valores de potência, não consigo comparar para verificar se podemos assumir que é este efetivamente o valor da potência para a residência que mediu.
Eram todas de 60W.
Como a resistência varia com a temperatura, este valor pode até não ter muito significado.
Nunca pesquisa que fiz, encontrei uma página com em exercido que fala precisamente nisto da resistência variar, e por coincidência diz que na lâmpada de 60W tem a resistência de 65 OHM a 20º.
É o exercício 5 do link https://villate.org/eletricidade/probs-resistencia.html
Como não tenho aqui lâmpadas de outros valores de potência, não consigo comparar para verificar se podemos assumir que é este efetivamente o valor da potência para a residência que mediu.
Boas,
por curiosidade se quiser saber o valor da resistência da lampada quando ligada (incandescente) mede a corrente e aplica a lei de ohm.
Se souber a potencia aplica a formula:
R=UxU/P
R=52900/60
R=881,7 Ohm
Para o colega que iniciou o tópico (que não sabe a potencia) pode fazer o que eu disse o acima.
Um abraço
por curiosidade se quiser saber o valor da resistência da lampada quando ligada (incandescente) mede a corrente e aplica a lei de ohm.
Se souber a potencia aplica a formula:
R=UxU/P
R=52900/60
R=881,7 Ohm
Para o colega que iniciou o tópico (que não sabe a potencia) pode fazer o que eu disse o acima.
Um abraço
Ou seja (para 'R' a quente), mede 'I' e aplica a fórmula:
R=230/I
Para 'P' :
P=RxIxI
ou então:
P=UxU/R
Até já
R=230/I
Para 'P' :
P=RxIxI
ou então:
P=UxU/R
Até já
- Antonio-1
- Curioso
- Registado: 07 mar 2023, 13:21
- Profissão: Sem profissão
- Been thanked: 2 times
Voltei para obter a vossa informação.justme Escreveu: 09 mar 2023, 10:52 Ou seja (para 'R' a quente), mede 'I' e aplica a fórmula:
R=230/I
Para 'P' :
P=RxIxI
ou então:
P=UxU/R
Até já
Já entendi onde cometi o meu erro:
A resistência tem de ser a quente, para saber a potência. Tenho de medir a corrente em consumo da lâmpada ligada e só assim posso usar o meu raciocino.
Obrigado a todos.
Como posso dar por encerrado o meu Post? Uma vez que já terminei o assunto com solução positiva.