Boas,
Numa moradia unifamiliar é obrigatório ter portinhola para entrada de energia elétrica pela norma?
Se sim tem que lever fusíveis de acordo com a potência instalada e certificada?
Ou pode ser alimentada direto do contador?
Agradeço a ajuda, pois existem dúvidas que não foram tiradas.
Cumprimentos
É obrigatório portinhola?
-
- Aprendiz
- Registado: 14 dez 2020, 11:49
- Has thanked: 17 times
Re: É obrigatório portinhola?
damon Escreveu: 27 fev 2023, 22:33 Boas,
Sim é obrigatorio portinhola ( ver DIT-C14-100 da e redes para saber as alturas normalizadas)
No caso, os fusíveis da portinhola (Amperes) têm que ser igual ou superior à potência contratada e certificada?
Se sim, se for trifásico, por exemplo 6.9KVA, tem que ser 10 Amperes por fase, sempre a potência dividida por 3? Ou pela raiz de 3?
Obrigado pela informação.
-
- Aprendiz
- Registado: 14 dez 2020, 11:49
- Has thanked: 17 times
Boas,damon Escreveu: 28 fev 2023, 22:09 Sim 6,9kva em trifasico é 10A por fase,
Portanto fusivel de 10A
Mas isso é para alimentar o que? que 10A por fase não é nada...
É mesmo só para tirar dúvidas, estou a tirar curso TIE, mas já não tenho mais aulas de eletricidade, só mais uma aula de eletrónica e 2 UFCDs de ITUR.
Existem assuntos que foram falados, mas no que toca a regras e normas ou se pergunta ou fica-se sem saber se é norma ou não.
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
É norma:Promax Escreveu: 01 mar 2023, 15:48Boas,damon Escreveu: 28 fev 2023, 22:09 Sim 6,9kva em trifasico é 10A por fase,
Portanto fusivel de 10A
É mesmo só para tirar dúvidas, estou a tirar curso TIE, mas já não tenho mais aulas de eletricidade, só mais uma aula de eletrónica e 2 UFCDs de ITUR.
Existem assuntos que foram falados, mas no que toca a regras e normas ou se pergunta ou fica-se sem saber se é norma ou não.
https://www.e-redes.pt/sites/eredes/fil ... -100_1.pdf
- Anexos
-
- DIT-C14-100.pdf
- (1.59 MiB) Transferido 117 vezes
-
- Curioso
- Registado: 11 jun 2015, 10:59
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 4 times
Aproveito para deixar aqui link https://www.e-redes.pt/sites/eredes/fil ... 62-807.pdf para DMA das novas portinholas:nelmindo Escreveu: 14 mar 2023, 13:22É norma:Promax Escreveu: 01 mar 2023, 15:48Boas,damon Escreveu: 28 fev 2023, 22:09 Sim 6,9kva em trifasico é 10A por fase,
Portanto fusivel de 10A
https://www.e-redes.pt/sites/eredes/fil ... -100_1.pdf
• A E-REDES aceita, em Pedidos de Ligação à Rede submetidos até 30 de junho de 2023, a versão anterior das portinholas (podendo e devendo haver alguma análise casuística para situações excecionais);
• já existem qualificadas novas portinholas e que as mesmas podem ser aceites para instalação na RESP, tendo em consideração o resultado do processo de qualificação como é prática habitual;
Cumprimentos
Cumprimentos,
JM