Misterio de automático de escada
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 04 fev 2023, 15:04
- Profissão: MKT
- Has thanked: 1 time
Misterio de automático de escada
Viva!
Sei que está uma desgraça, mas o material novo está pronto a colocar no sitio, assim que consiga perceber o que está incorrecto.
Tenho um mistério que não consigo resolver num prédio, já antigo, onde tenho uma casa.
Problema:automático não agarra com lâmpadas totalmente de led
Ora o prédio tem 5 botões para activar o relógio;
4 candeeiros - um por piso
O problema está em que se tiver 4 lâmpadas led os automáticos nunca "agarram", se tiver 2 lâmpadas de Halogéneo agarra SEMPRE!
https://i.ibb.co/qpFWMST/20230204-14400 ... 4x2016.jpg
Portanto, tenho:
- Interruptores com LED de presença (há dois fios em cada caixa de interruptor, 1 positivo outro negativo)
- No AUTOMATICO tenho:
L -> 220v
3 -> 0v (220v quando activado num qualquer interruptor)
N -> neutro
4 -> 220V sempre
Como disse no quadro chega-me 3 fios, 1 branco (unido ao neutro no bloco); 1 preto sem corrente (liga no 3 do autom.); 1 preto (liga no 4 do autom.)
Sei que está uma desgraça, mas o material novo está pronto a colocar no sitio, assim que consiga perceber o que está incorrecto.
Tenho um mistério que não consigo resolver num prédio, já antigo, onde tenho uma casa.
Problema:automático não agarra com lâmpadas totalmente de led
Ora o prédio tem 5 botões para activar o relógio;
4 candeeiros - um por piso
O problema está em que se tiver 4 lâmpadas led os automáticos nunca "agarram", se tiver 2 lâmpadas de Halogéneo agarra SEMPRE!
https://i.ibb.co/qpFWMST/20230204-14400 ... 4x2016.jpg
Portanto, tenho:
- Interruptores com LED de presença (há dois fios em cada caixa de interruptor, 1 positivo outro negativo)
- No AUTOMATICO tenho:
L -> 220v
3 -> 0v (220v quando activado num qualquer interruptor)
N -> neutro
4 -> 220V sempre
Como disse no quadro chega-me 3 fios, 1 branco (unido ao neutro no bloco); 1 preto sem corrente (liga no 3 do autom.); 1 preto (liga no 4 do autom.)
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
Re: Misterio de automático de escada
boas. desconheço esse problema, como diz o L é a fase de entrada o N é neutro o3 vai ás lampadas o 4 vai aos botoés de pressão, uma vez acionado em qualquer botão tem de acender as lampadas sejam led ou halogeneo. muitas vezes acontece que um ou outro botáo fica ligado e as lampadas ficam sempre acesas. desconheço isso cump
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Viva,
A única explicação que vejo para isso, é que os botões em vez de estarem ligados entre o 4 e o neutro, estejam ligados entre o 4 e as lâmpadas (fazendo o neutro através das lâmpadas, ou seja, ligados entre o 4 e o 3).
Um teste fácil, é no quadro ligar um botão corretamente (entre o 4 e o N), e depois testar se com esse botão o automático de escada já funciona corretamente.
A única explicação que vejo para isso, é que os botões em vez de estarem ligados entre o 4 e o neutro, estejam ligados entre o 4 e as lâmpadas (fazendo o neutro através das lâmpadas, ou seja, ligados entre o 4 e o 3).
Um teste fácil, é no quadro ligar um botão corretamente (entre o 4 e o N), e depois testar se com esse botão o automático de escada já funciona corretamente.
-
Não consigo dar com o gato, agora coloquei as lâmpadas todas em led e a do último andar fica como que luz de presença, a meio gás.mromeiro Escreveu: 05 fev 2023, 09:19 Viva,
-
- Velha Guarda
boas. já verificou se o 4 vai aos botões e o 3 ás lampadas. cump
-
Sim, o 3 se o desligar o automatico dispara mas as lamapadas não acendem.pedro caetano Escreveu: 05 fev 2023, 12:32 boas. já verificou se o 4 vai aos botões e o 3 ás lampadas. cump
Se tirar o 4 os botoes apagam-se e não fazem disparar o automatico.
O que para mim me espanta é o branco que vem do tubo da escada fazer acender o busca polos.. E se colocar led em tudo a do 3o piso ficar com luz de presença.
Será passagem do interruptor "antigo de rodar"???
-
- Velha Guarda
boas. o que penso disso é fazer tudo de novo, desmanchar e começar do principio, é a unica maneira de dar com o gato. cump
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Na imagem que enviaste não se vê bem as ligações, mas fiquei com a sensação de que tens 4 fios e não 3 como disseste e as ligações devem ser estas que envio tiradas do manual da Theben Elpa 8. Deve ter escapado algo nessa ligação tens de ver melhor.
-
Viva!jodsbrum Escreveu: 05 fev 2023, 18:07 Na imagem que enviaste não se vê bem as ligações, mas fiquei com a sensação de que tens 4 fios e não 3 como disseste e as ligações devem ser estas que envio tiradas do manual da Theben Elpa 8. Deve ter escapado algo nessa ligação tens de ver melhor.
Theben Elpa 8.jpg
A vir do "tubo" das ligações da iluminação/interruptores vem 3 cabos(1 branco e 2 pretos).
1 branco que está ligado ao neutro (3 fios brancos) - Mas se o desligar da união tem força suficiente para acender o Busca-Polos.
1 preto que é a fase para as lampadas, já testei
1 preto que vai para os interruptores.
Estou tramado

-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Se vem apenas um fio dos interruptores, quer dizer que os interruptores devem ter a fase ligada mas de outro sitio. Só tens é que confirmar se quando ligas o interruptor de facto chega a fase nesse fio. Se não chegar a fase nesse fio provavelmente o problema poderá estar ai, caso contrário também não estou a ver mais nada. É rever bem as ligações e ligar no relé conforme o esquema.
-
Aparentemente RESOLVIDO!
Comprei, mais um (gastei €10), um ORNO OR CR 230 e.. funciona!
Não sei se o sistema interno é diferente dos demais se o que se passa. Sei que não é como os demais em que se ouve o RELÓGIO a "contar" e também não dispõe de ajuste entre 3 e 4 fios (aparentemente deve ser isso que faz a coisa também ser eficaz no meu caso).
https://orno.pl/en/product/1102/stairca ... ting-timer
Vamos ver quanto tempo dura!
Comprei, mais um (gastei €10), um ORNO OR CR 230 e.. funciona!
Não sei se o sistema interno é diferente dos demais se o que se passa. Sei que não é como os demais em que se ouve o RELÓGIO a "contar" e também não dispõe de ajuste entre 3 e 4 fios (aparentemente deve ser isso que faz a coisa também ser eficaz no meu caso).
https://orno.pl/en/product/1102/stairca ... ting-timer
Vamos ver quanto tempo dura!
Boas,
os dois automáticos têm as ligações dos botões e das lâmpadas diferentes:
os dois automáticos têm as ligações dos botões e das lâmpadas diferentes:
-
Sim, reparei logo antes da montagem. No entanto fiz a ligação como o outro, apenas nos locais devidos.