disjuntor com fase e neutro???ha???ou sera treta???

Responder
pauloribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 set 2008, 21:59

disjuntor com fase e neutro???ha???ou sera treta???

Mensagem por pauloribeiro »

boas
no meu predio a electricidade da garagem vem de um quadro geral do predio cada um dos condominos instalou um contador electrico para ver quanto consumia.eu como os demais para alem disso meti um disjuntor dipolar sendo que um dos bornes tem um N a azul liguei o neutro nesse e a fase no outro tudo bem sempre funcionou. Mas lendo um livro sobre electricidade dizia que que nunca se devia ligar o neutro ao disjuntor. a minha pergunta e esta sera mesmo assim??? pq se disparar o dijuntor corta a fase e o neutro por isso nao vejo qual o problema. Sera que fica carga no fio para la do corte do dijuntor?
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Re: disjuntor com fase e neutro???ha???ou sera treta???

Mensagem por ecastro »

Viva

Ou houve má interpretação na leitura ou o livro não é de electricidade
pauloribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

ser ate era, e ate se compreende pois se não fizer corte a fase e só o fizer ao neutro quando por exemplo quando mexes numa tomada es capaz de no mínimo levares um esticão.a minha pergunta e ter o neutro com a fase num disjuntor bipolar se era capaz de trazer problemas??
pauloribeiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

desculpe mas noa disse tudo
num quadro normal o neutro vai ao quadro depois ao diferencia( aconselharam-me a por mas 62 euros e muito quando um disjuntor chega pois tenho o diferencial da linha do prédio) onde entra o neutro e fase ,depois o neutro segue e a fase vai aos disjuntores.isto numa forma simplista.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

o livro deve ser ou antigo ou deve estar a falar de assuntos diferentes. Em regime TT não faz mal desligar o neutro. Quando se passam para outros regimes ou IT ou TN em que o terra faz pelo neutro, nestas situações convém não desligar o neutro, porque esse faz parte do circuito de protecção.

Agora, o "terra" verde amarelo esse em situação alguma deve ser cortado
Última edição por nelmindo em 03 nov 2008, 23:41, editado 1 vez no total.
PFerreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 jul 2008, 15:01
Been thanked: 1 time

Mensagem por PFerreira »

Boas,

Em relação ao livro dizer que o disjuntor não deverá cortar o neutro, eu não estou de acordo, só se for em casos específicos conforme foi mencionado pelo nelmindo.

Quanto á aplicação do diferencial, acho que o deve colocar pois o diferencial que diz ser do prédio é o limitador da EDP, certo?
Sendo esse o limitador e se tiver protecção diferencial, essa protecção é de 500mA. Por isso deverá por um diferencial de 30mA, assim fica protegido em caso de acidente e dá graças aos 60 e poucos euros investidos.
Cumprimentos,
PFerreira
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Além do mais, tal como o colega diz, lá por ter diferencial, não deve deve confiar na função dele. É propriedade da EDP e a mesma descarta qualquer responsabilidade por acidentes que deveriam ser evitados com o equipamento. Por essa razão deveremos colocar sempre um aparelho diferencial (disjuntor ou interruptor) e esquecer a função do ACE
silva2008
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 29 mai 2008, 20:23

Mensagem por silva2008 »

nem mais
Melhores cumprimentos
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”