motor trifasico
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
motor trifasico
boas. a questão é: num motor trifasico de 230/400v,vem preparado para trabalhar em triangulo portanto com os shunts ao alto, pergunto este motor pode ser ligado a uma rede de 400v há mesma em triangulo? agradeço uma opinião. cump
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: motor trifasico
Em princípio não, porque a tensão mais alta será sempre para a ligação em estrela.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Been thanked: 220 times
Boas
Só podes ligar em estrela 400V.
230V é que ligas em triangulo.
Cump.
Mário
Não podes ligar em triangulo com 400V. Qual a potencia do motor?pedro caetano Escreveu: 27 jan 2023, 12:28 boas. a questão é: num motor trifasico de 230/400v,vem preparado para trabalhar em triangulo portanto com os shunts ao alto, pergunto este motor pode ser ligado a uma rede de 400v há mesma em triangulo? agradeço uma opinião. cump
Só podes ligar em estrela 400V.
230V é que ligas em triangulo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 abr 2014, 17:48
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Eu penso que sim, dá 400v em triangulo...
em estrela, cada enrolamento vai ter 400xraiz3=230v
acho que sim, mas não tenho a certeza...
tenho que procurar nos meus livros
tenho que procurar nos meus livros

-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. o que se passou foi o seguinte: pediram-me para ligar um motor trifasico numa moradia, moradia essa que tem tambem paineis solares,e quando vou para ligar o motor, vejo que o antigo que estava era monofasico, e estava ligado num quadro trifasico em que só uma fase passava pelo rele, a fase 2 estava corta e fase 3 fazia de neutro com a terra, pois o quadro não tinha neutro. o cliente compra uma bomba nova de 1cv trifasica, que serve dar pressão para a casa, pois a mono de 1cv segundo ele só dá 3 bar e ele quer mais. reparo no fim que a bomba trifasica era de 230/ 400v, e estava ligada em triangulo, e liguei-a mas não arrancou, no quadro respetivo, voltei a colocar a mono. pergunto será que tinha que por a bomba trifasica em estrela? a minha duvida
- Mário
- Team Apoio
Boas
Não dá!
Mário
Não dá!
Cump.damon Escreveu: 27 jan 2023, 15:05 Eu penso que sim, dá 400v em triangulo...
tenho que procurar nos meus livros![]()
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas
O relé térmico tem que ficar regulado com os amp. que tem na chapa de características da bomba em 400V (é a tem menos amp.)
Cump.
Mário
Sim, tens que ligar a bomba em estrela.!pedro caetano Escreveu: 27 jan 2023, 15:09 boas. o que se passou foi o seguinte: pediram-me para ligar um motor trifasico numa moradia, moradia essa que tem tambem paineis solares,e quando vou para ligar o motor, vejo que o antigo que estava era monofasico, e estava ligado num quadro trifasico em que só uma fase passava pelo rele, a fase 2 estava corta e fase 3 fazia de neutro com a terra, pois o quadro não tinha neutro. o cliente compra uma bomba nova de 1cv trifasica, que serve dar pressão para a casa, pois a mono de 1cv segundo ele só dá 3 bar e ele quer mais. reparo no fim que a bomba trifasica era de 230/ 400v, e estava ligada em triangulo, e liguei-a mas não arrancou, no quadro respetivo, voltei a colocar a mono. pergunto será que tinha que por a bomba trifasica em estrela? a minha duvida
O relé térmico tem que ficar regulado com os amp. que tem na chapa de características da bomba em 400V (é a tem menos amp.)
Cump.
Mário