Disjuntor diferencial da EDP (regulação)

Responder
BlackMetal
Curioso
Curioso
Registado: 10 abr 2008, 20:03
Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Disjuntor diferencial da EDP (regulação)

Mensagem por BlackMetal »

Boa noite, no inicio do mês de Dezembro a E-Redes veio trocar o contador do meu apartamento, para o contador inteligente.

Tenho instalação monofásica com potência contratada de 3,45kVA onde o DCP agora ficou regulado a 45A, antigamente eu tinha o DCP regulado para 15A, com a mesma potência contratada, que pelos meus cálculos antigamente estaria correto.

Potência contratada: 3.45kVA
Tensão monofásica: 230V
S = U x I
3450 = 230 x I
I = 3450/230
I = 15A

Alguém me consegue elucidar o porquê do DCP ter agora sido regulado para 45A ao invés dos 15A, visto a potência contratada ser na mesma de 3.45kVA?
Obrigado desde já e uma boa noite.
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Re: Disjuntor diferencial da EDP (regulação)

Mensagem por mromeiro »

Boa noite,

Os novos contadores fazem também de disjuntores, e se ultrapassar a potência contratada (+ tolerância), o próprio contador desliga-lhe a luz.

Para voltar a ligar, terá de deixar de ter coisas ligadas, ou seja, basta que desligue o geral por alguns segundos, que o contador volta a ligar a energia.

Quando alerteraram o DCP para a corrente máxima suportada por ele, foi para permitir que se pedir um aumento de potência, possam fazer remotamente sem ter de ir nenhum técnico ao a casa (até ao limite desses 45A).
Responder

Voltar para “Dúvidas”