Boas a todos,
Já vi em tempos a possibilidade de ligar até 1500w um sistema de autoconsumo numa tomada elétrica, não me recordo se era num decreto de lei ou guia técnica da DGEG, sei que era um documento em revisão.
Alguém me consegue ajudar a encontrar o documento que faz referência a essa situação?
Obrigado
Legislação autoconsumo fotovoltaico
- maxxis
- Velha Guarda
- Registado: 02 abr 2009, 22:34
- Has thanked: 34 times
- Been thanked: 15 times
Re: Legislação autoconsumo fotovoltaico
Já descobri...
" O cabo de alimentação PV, mesmo para as instalações de potência não superior a 1,5 kW, deve ser, em
regra, ligado de forma fixa (quadro, caixa de derivação, caixa de aparelhagem, etc.).
Para estas instalações, admite‐se que a ligação possa ser feita por meio de fichas, conectores ou outros
dispositivos semelhantes que possam ser desligados sem utilização de ferramentas, e cuja remoção
resulta na exposição de condutores (por exemplo pinos), desde que sejam verificados os requisitos
indicados na norma NP EN 62 109‐1: 2013, nomeadamente a secção 7.3.9.1."
Não sei é se ainda está válido
- COMISSÃO TÉCNICA DE NORMALIZAÇÃO ELETROTÉCNICA ‐ CTE 64
Instalações Elétricas em Edifícios UPAC
" O cabo de alimentação PV, mesmo para as instalações de potência não superior a 1,5 kW, deve ser, em
regra, ligado de forma fixa (quadro, caixa de derivação, caixa de aparelhagem, etc.).
Para estas instalações, admite‐se que a ligação possa ser feita por meio de fichas, conectores ou outros
dispositivos semelhantes que possam ser desligados sem utilização de ferramentas, e cuja remoção
resulta na exposição de condutores (por exemplo pinos), desde que sejam verificados os requisitos
indicados na norma NP EN 62 109‐1: 2013, nomeadamente a secção 7.3.9.1."
Não sei é se ainda está válido
- COMISSÃO TÉCNICA DE NORMALIZAÇÃO ELETROTÉCNICA ‐ CTE 64
Instalações Elétricas em Edifícios UPAC