Boas
Desde já agradeço as opiniões que possam dar...
Há alguma desvantagem em usar fitas LED de 220V, evitando a montagem de fontes de alimentação? Ou vantagens em usar 12 ou 24 V?
Pretendo iluminar umas sancas no pladur, e não vão existir fitas com mais de 4 metros
Escolha de fitas LED
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 14 abr 2009, 21:51
- Has thanked: 1 time
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Escolha de fitas LED
Como este tipo de produtos normalmente não são aplicados com as devidas precauções (sem ofender alguém), eu recomendo que seja feita a 24V.
É que os isolamentos não são garantidos não só nas ligações à cabeça da fita, como no seu término. Quem é que liga por exemplo o perfil de alumínio à terra, no caso das fitas a 230V? É que as fitas não são de classe II para dispensarem terra.
Se eu tivesse problemas de aquecimento e/ou queda de tensão, dado o comprimento, ou alimentava a fita 24V dos dois lados como a mesma fonte, ou em ultima análise usava a fita sim de 230V, mas com transformador de isolamento.
É que os isolamentos não são garantidos não só nas ligações à cabeça da fita, como no seu término. Quem é que liga por exemplo o perfil de alumínio à terra, no caso das fitas a 230V? É que as fitas não são de classe II para dispensarem terra.
Se eu tivesse problemas de aquecimento e/ou queda de tensão, dado o comprimento, ou alimentava a fita 24V dos dois lados como a mesma fonte, ou em ultima análise usava a fita sim de 230V, mas com transformador de isolamento.