Boas,luisilva78 Escreveu: 01 dez 2022, 00:26 Não sei se ninguém olhou para a imagem do contador, mas a mim parece-me que este contador é trifásico:
contador.png
Sendo assim, não sei porque insistem em aconselhar o "mltavares" a medir a potência com o dispositivo monofásico! (a menos que apenas seja necessário medir a potência de um circuito terminal e que esse seja monofásico - como referi num post anterior)
@mromeiro: não tem nada a ver com o sentido do fio castanho, tem a ver com o facto de a alimentação ser trifásica e a soma não poder ser algébrica e ter que ser vectorial. Experimente a fazer a soma vectorial e tire conclusões.
Desde já quero agradecer a todos pela vossa contribuição. Um particular salvé ao luisilva78 pelo seu não conformismo! O debate de ideias é isso mesmo, toda a gente contribui toda a gente evolui.
Toda a gente tem razão, menos eu! A verdade é que vocês desse lado não podem adivinhar como a instalação está feita na integra, e eu também não sabia, até ao momento em que o meu inconformismo me impeliu para investigar mais profundamente a integridade desta complexa instalação e cheguei a esta conclusão.
Começo pelo contador de eletricidade que pertence a gama dos "smart meter" ou seja contador inteligente que mede o consumo e/ou produção de eletricidade de uma casa e esses dados de medição são então transmitidos através dos cabos da rede elétrica existente para o sistema central gerenciado pela Luxmetering e, finalmente, para o seu fornecedor de energia. Este processo é chamado PLC ou Powerline Communication. A comunicação por linha de energia ou PLC é uma tecnologia de transmissão de dados que usa a infraestrutura existente da rede elétrica para enviar dados de consumo.
Os dados de medição recolhidos pelos contadores inteligentes de cada habitação são primeiro transmitidos através dos cabos da rede elétrica existente para a estação de transformação e distribuição mais próxima, estação onde está instalado um concentrador, uma espécie de unidade informática.
Cada concentrador agrega os dados de um conjunto de contadores e transmite-os, quer por fibra ótica quer por 2G/4G, ao sistema central operado pela Luxmetering e, em última instância, ao seu fornecedor de energia.
Para garantir a transmissão segura dos dados de consumo para o sistema central gerido pela Luxmetering, os dados são enviados de forma encriptada. Os algoritmos utilizados seguem os melhores padrões aplicáveis ao mundo das comunicações seguras.
Os dados de medição são coletados várias vezes ao dia pelo Creos e transmitidos ao seu fornecedor de energia. O respeito pela privacidade é garantido desde que as finalidades do tratamento dos dados estejam bem definidas.
No caso dos clientes também podem fazer eles proprios as suas leituras de consumo ou produção através de um dongle (Smarty+) dedicado, que por sua vez, se conecta através de uma porta P1 ao contador inteligente que também tem o nome/ designação Smarty e um aplicativo para baixar para o smartphone.
E, eu estava para aqui a inventar escusadamente!
Ainda em relação ao contador inteligente, este esta a ser instalado em todos os domicílios aqui no Luxemburgo

No caso da minha instalação esta com três mas tenho contatado tensão monofásica! Como podem ver na imagem que se segue...
Andei a investigar dentro do quadro elétrico e das ligações do contador e pude constatar que deste saem três cabos (castanho, preto e azul) e foi feito um shunt com outro cabo preto que liga por sua vez aos disjuntores, e por conseguinte temos três fazes e um neutro. E é por esta razão, que este tipo de instalação, causa tanta perplexidade.
Segundo o que me foi informado pela empresa distribuidora de eletricidade, no Luxemburgo não fornecem tensão em trifásico para clientes particulares (residências), esta tensão apenas esta disponível para empresas.
Em todo o caso, eu como sou um curioso invertebrado, e um fiel adepto do DIY vou estalar o dongle fornecido pela distribuidora e ainda vou testar os Shellys para ver quais as leituras que faz tanto em mono como em trifásico. Depois reporto.
Aspecto do Dongle Smarty+
Mais uma vez, agradeço a contribuição de todos e aproveito para fazer um pedido de desculpas por qualquer inconveniente que tenha causado embora não propositado.
Cumprimentos,
mltavares