pelos que parece e já me aconteceu e que esses ficheiros estão corrompidos a imagem e pequena mas e o que parece não sei se existe algum programa que recupere esses ficheiros
já passou o antiviris ?
e não encontrou nada de viros
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Nunca vi tal coisa, mas parece-me que podem ser 2 situações:
- problema na pen que corrompeu dados (se for o caso, essa pen pode já não estar a funcionar bem, e mesmo se for formada, pode voltar a fazer o mesmo);
- ramromware (virus), que encriptou os dados, e se foi o caso, no computador que provocou isso, deve continuar a encriptar tudo o que possa e no final pede um resgate para ter os dados de volta (sem quaisquer garantias);
Não se lembra de recentemente ter recebido um e-mail ou mensagem estranha a dizer que tinha uma encomenda, um processo judicial, um prémio, etc. E que tinha de clicar num link para abrir o anexo?
Esta é uma técnica muito usada para difundir ramsomware(virus), e muitas vezes os antivírus não os apanham, pois ainda não os conhecem.
Só mesmo analisando a pen, é que dá para tirar conclusões
A situação mais estranha que me aconteceu, foi ter colocado a pen numa impressora KYOCERA TASKALFA KYOCERA 2255ci e aparecer um aviso a dizer que o formato da pen não era compatível.
Tirando isso, nenhuma situação a referir, até porque não costumo a abrir links de e-mails com supostas intimações judiciais.
É curioso, que até no ambiente de trabalho o nome também aparece descaracterizado.
É efetivamente muito estranho estar tudo com esse aspeto.
A impressora ao detetar o formato inválido, em princípio não iria causar esse problema.
O que poderia ter acontecido era pedir para formatar, e apagar tudo.
A pen tem mesmo a capacidade de 460 GB? E se sim, é de uma marca de confiança?
Há PENs com muito menos capacidade que a anunciada. Nessas PENs, o que acontece é ficarem lentas à medida que ficam mais cheias, e assim nunca se consegue encher, ou então, quando enche a capacidade real, conheça a escrever por cima do que já está, corrompendo os dados.
Outras até têm a capacidade anunciada, mas não conseguem aguentar os dados por muito tempo, e não dão erro nenhum, mas simplesmente vão corrompendo os dados à medida que passa o tempo (tenho uma destas que tem videos de um espetáculo. Alguns vídeos já nem abre, e outros de vez em quando a meio aparece a imagem aos quadradinhos)
Possivelmente poderá ser um ataque informático.
Já passei por uma situação idêntica. Para voltar a ter o PC tive de mandar a um colega, o qual já não pode fazer nada
Apenas teve de apagar tudo e refazer depois tudo de novo.