Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

mltavares
Curioso
Curioso
Registado: 05 abr 2010, 14:32
Has thanked: 3 times

Re: Instalar SHELLY EM - alguém me ajuda?

Mensagem por mltavares »

luisilva78 Escreveu: 01 dez 2022, 00:26 Não sei se ninguém olhou para a imagem do contador, mas a mim parece-me que este contador é trifásico:
contador.png

Sendo assim, não sei porque insistem em aconselhar o "mltavares" a medir a potência com o dispositivo monofásico! (a menos que apenas seja necessário medir a potência de um circuito terminal e que esse seja monofásico - como referi num post anterior)

@mromeiro: não tem nada a ver com o sentido do fio castanho, tem a ver com o facto de a alimentação ser trifásica e a soma não poder ser algébrica e ter que ser vectorial. Experimente a fazer a soma vectorial e tire conclusões.
Boas,

Desde já quero agradecer a todos pela vossa contribuição. Um particular salvé ao luisilva78 pelo seu não conformismo! O debate de ideias é isso mesmo, toda a gente contribui toda a gente evolui.

Toda a gente tem razão, menos eu! A verdade é que vocês desse lado não podem adivinhar como a instalação está feita na integra, e eu também não sabia, até ao momento em que o meu inconformismo me impeliu para investigar mais profundamente a integridade desta complexa instalação e cheguei a esta conclusão.

Começo pelo contador de eletricidade que pertence a gama dos "smart meter" ou seja contador inteligente que mede o consumo e/ou produção de eletricidade de uma casa e esses dados de medição são então transmitidos através dos cabos da rede elétrica existente para o sistema central gerenciado pela Luxmetering e, finalmente, para o seu fornecedor de energia. Este processo é chamado PLC ou Powerline Communication. A comunicação por linha de energia ou PLC é uma tecnologia de transmissão de dados que usa a infraestrutura existente da rede elétrica para enviar dados de consumo.

Os dados de medição recolhidos pelos contadores inteligentes de cada habitação são primeiro transmitidos através dos cabos da rede elétrica existente para a estação de transformação e distribuição mais próxima, estação onde está instalado um concentrador, uma espécie de unidade informática.

Cada concentrador agrega os dados de um conjunto de contadores e transmite-os, quer por fibra ótica quer por 2G/4G, ao sistema central operado pela Luxmetering e, em última instância, ao seu fornecedor de energia.

Para garantir a transmissão segura dos dados de consumo para o sistema central gerido pela Luxmetering, os dados são enviados de forma encriptada. Os algoritmos utilizados seguem os melhores padrões aplicáveis ​​ao mundo das comunicações seguras.

Os dados de medição são coletados várias vezes ao dia pelo Creos e transmitidos ao seu fornecedor de energia. O respeito pela privacidade é garantido desde que as finalidades do tratamento dos dados estejam bem definidas.

No caso dos clientes também podem fazer eles proprios as suas leituras de consumo ou produção através de um dongle (Smarty+) dedicado, que por sua vez, se conecta através de uma porta P1 ao contador inteligente que também tem o nome/ designação Smarty e um aplicativo para baixar para o smartphone.

E, eu estava para aqui a inventar escusadamente!

Ainda em relação ao contador inteligente, este esta a ser instalado em todos os domicílios aqui no Luxemburgo ;) e este tanto pode trabalhar de uma a três fases.
No caso da minha instalação esta com três mas tenho contatado tensão monofásica! Como podem ver na imagem que se segue...

Capture d’écran 2022-12-02 100713.png

Andei a investigar dentro do quadro elétrico e das ligações do contador e pude constatar que deste saem três cabos (castanho, preto e azul) e foi feito um shunt com outro cabo preto que liga por sua vez aos disjuntores, e por conseguinte temos três fazes e um neutro. E é por esta razão, que este tipo de instalação, causa tanta perplexidade.

Segundo o que me foi informado pela empresa distribuidora de eletricidade, no Luxemburgo não fornecem tensão em trifásico para clientes particulares (residências), esta tensão apenas esta disponível para empresas.

Em todo o caso, eu como sou um curioso invertebrado, e um fiel adepto do DIY vou estalar o dongle fornecido pela distribuidora e ainda vou testar os Shellys para ver quais as leituras que faz tanto em mono como em trifásico. Depois reporto.

Aspecto do Dongle Smarty+
Capture-decran-le-2021-06-28-a-15.23.11.jpg

Mais uma vez, agradeço a contribuição de todos e aproveito para fazer um pedido de desculpas por qualquer inconveniente que tenha causado embora não propositado.

Cumprimentos,

mltavares
mltavares
Curioso
Curioso

Mensagem por mltavares »

pedro caetano Escreveu: 01 dez 2022, 19:51 boas. sim de facto o quadro estava ligado em trifasico, mas foi alterado, o fio castanho é o fio da corrente, o resto são shunts.logo a pinça marca 13a qué a corrente principal. cump

Boas,

Podia esclarecer melhor onde vê a marcação 13a?

Grato!
mltavares
Curioso
Curioso

Mensagem por mltavares »

Boas,

Entretanto a nova aquisição chegou...

IMG_0773.JPG
IMG_0775.JPG
IMG_0778.JPG
IMG_0780.JPG

Apenas aguardo o código de segurança do fornecedor, para começar a brincar com isto... :D

Cumps,

mltavares
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por pedro caetano »

boas. então o fio castanho na pinça não dava 13.32A? se é mono é esse o valor .cump
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Mensagem por mromeiro »

Pode tentar confirmar com os valores medidos pelo próprio contador.
Enquanto não chega o código de sergurança, pode usar o botão amarelo/verde que está no contador.

Se pressionar durante 1 a 2 segundos vai entrar em menus escondidos.
Depois para navegar para os menus seguintes, basta pressionar rápido.
Para entrar no menu desejado, voltar a pressionar longo.
Para sair, navegar até ao menu que diz sair (ou outra coisa idêntica de acordo com a língua), ou deixar o contador como está, que passados uns minutos volta ao normal sozinho.

Em alguns contadores tem a hipótese de verificar os valores instantâneos.
Coloco em anexo o exemplo de como faço no meu, mas que pode ser diferente de contador para contador.
Anexos
ezgif.com-gif-maker.gif
ezgif.com-gif-maker.gif (7.14 MiB) Visto 859 vezes
Responder

Voltar para “Dúvidas”