Pedido de reforço de ramal

Responder
Migue_Silva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 nov 2022, 21:40
Profissão: Administrativo

Pedido de reforço de ramal

Mensagem por Migue_Silva »

Boa noite,

A minha garagem no prédio onde vivo é fechada e tem instalação elétrica independente e respetivo contador. Quero aumentar a potência contratada de 1,15 kVA para 3,45 kVA contudo a e-redes diz que a instalação não está aprovada (o disjuntor Dif que tenho no meu quadro elétrico efetivamente diz Ir 5A). Disseram-me que teria de contratar um técnico inscrito na DGEG para atestar a capacidade da instalação. Como tenho tomadas na garagem que já obrigam a cabos capazes de suportar 16A (3,45 kVA) não percebo porque é que passar a potência da instalação para 3,45kva é um problema… A instalação deverá ser capaz. Preciso mesmo de contratar um técnico ou será que eu percebi mal a info da e-redes? Obrigado pelos vossos comentários.
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: Pedido de reforço de ramal

Mensagem por Josecalado »

Se a sua garagem estiver a ser alimentada pelo ramal do prédio o que é provável, e se a potencia for superior a 10,35KVA, além de ter de arranjar um técnico, terá também de mandar fazer um projeto elétrico e depois de cumprido o projeto terá de ser feita inspeção poe entidade inspetora.
Migue_Silva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 nov 2022, 21:40
Profissão: Administrativo

Mensagem por Migue_Silva »

Josecalado Escreveu: 13 nov 2022, 17:46 Se a sua garagem estiver a ser alimentada pelo ramal do prédio o que é provável, e se a potencia for superior a 10,35KVA, além de ter de arranjar um técnico, terá também de mandar fazer um projeto elétrico e depois de cumprido o projeto terá de ser feita inspeção poe entidade inspetora.
Bom dia, obrigado pela sua resposta. Fiquei contudo com uma dúvida. No meu caso só quero aumentar potência até 3,45kva (abaixo dos 10,35kva) pelo que dispensará a necessidade de projeto, certo? A minha dúvida é se é necessário um técnico certificado. Obrigado,
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Migue_Silva Escreveu: 14 nov 2022, 08:11
Josecalado Escreveu: 13 nov 2022, 17:46 Se a sua garagem estiver a ser alimentada pelo ramal do prédio o que é provável, e se a potencia for superior a 10,35KVA, além de ter de arranjar um técnico, terá também de mandar fazer um projeto elétrico e depois de cumprido o projeto terá de ser feita inspeção poe entidade inspetora.
Bom dia, obrigado pela sua resposta. Fiquei contudo com uma dúvida. No meu caso só quero aumentar potência até 3,45kva (abaixo dos 10,35kva) pelo que dispensará a necessidade de projeto, certo? A minha dúvida é se é necessário um técnico certificado. Obrigado,
Boas!

Os 10,35kVA é para a potência da instalação. Se for um prédio, a alimentação conta com todas as frações ligadas a essa instalação. Se a garagem for instalação individual apenas precisa de técnico qualificado e respetiva inspeção.

Cumps!
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Has thanked: 6 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por damon »

Boas,

Se a garagem tiver um ramal independente do predio não precisa de projecto, porque tem um NIP diferente do predio.
Agora se for alimentada do ramal do predio (com Nip do predio) então terá que pedir um projecto electrico e pedir certificação electrica

Cumps
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”