Recentemente comprei um forno + placa de indução e chamei 1 electricista para fazer a ligação eletrica. Se fosse uma questão de ligar fios, eu arriscaria, mas como é forno e uma placa para 1 só tomada, achei que algo poderia correr mal. E é isso que me levantou uma duvida que ainda não consegui perceber a 100%.
Tenho visto N videos sobre electricidade e como montar quadros eletricos (especialmente a serie de videos deste canal em inglês), onde explicam que há disjuntores (o video chama RCD e MCBs) de 15 Amp. outros de 20 Amps. e referem-se a eles e aos receptores ligados a eles como 1 circuito.
Sei da existência da lei de ohm, contudo não percebo:
- Dizemos que as tomadas têm 220v mas quantos voltes no máximo entram na casa para o quadro elétrico? 220v ? mas nesse caso a outra pergunta é:
- Quantos Amps no máximo entram para a casa ? E quantos disjuntores no máximo posso ter? Está de alguma forma relacionado com a potencia contratada ?
- Voltando ao meu caso do forno e placa de indução. No manual diz que a placa tem corrente de 31,3 e o forno 13. Ora fui ao quadro eletrico e tenho disjuntores que dizem 16. Como raio vão conseguir meter aquilo a funcionar? E conseguirei ter os 2 ao mesmo tempo? Imagino que nas 2 tomadas não, mas como chego a essa conclusão, porque mesmo que tivesse disjuntores de 20 Amp. é sempre mais que 31,3 ?.
PS: Peço desculpa pelo post longo e por eventuais gafes mas no fundo no fundo, eu sou mais bolos