Boa noite,
A minha garagem no prédio onde vivo é fechada e tem instalação elétrica independente e respetivo contador. Quero aumentar a potência contratada de 1,15 kVA para 3,45 kVA contudo a e-redes diz que a instalação não está aprovada (o disjuntor Dif que tenho no meu quadro elétrico efetivamente diz Ir 5A). Disseram-me que teria de contratar um técnico inscrito na DGEG para atestar a capacidade da instalação. Como tenho tomadas na garagem que já obrigam a cabos capazes de suportar 16A (3,45 kVA) não percebo porque é que passar a potência da instalação para 3,45kva é um problema… A instalação deverá ser capaz. Preciso mesmo de contratar um técnico ou será que eu percebi mal a info da e-redes? Obrigado pelos vossos comentários.
Pedido de reforço de ramal
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 nov 2022, 21:40
- Profissão: Administrativo
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Pedido de reforço de ramal
Se a sua garagem estiver a ser alimentada pelo ramal do prédio o que é provável, e se a potencia for superior a 10,35KVA, além de ter de arranjar um técnico, terá também de mandar fazer um projeto elétrico e depois de cumprido o projeto terá de ser feita inspeção poe entidade inspetora.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 nov 2022, 21:40
- Profissão: Administrativo
Bom dia, obrigado pela sua resposta. Fiquei contudo com uma dúvida. No meu caso só quero aumentar potência até 3,45kva (abaixo dos 10,35kva) pelo que dispensará a necessidade de projeto, certo? A minha dúvida é se é necessário um técnico certificado. Obrigado,Josecalado Escreveu: 13 nov 2022, 17:46 Se a sua garagem estiver a ser alimentada pelo ramal do prédio o que é provável, e se a potencia for superior a 10,35KVA, além de ter de arranjar um técnico, terá também de mandar fazer um projeto elétrico e depois de cumprido o projeto terá de ser feita inspeção poe entidade inspetora.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Boas!Migue_Silva Escreveu: 14 nov 2022, 08:11Bom dia, obrigado pela sua resposta. Fiquei contudo com uma dúvida. No meu caso só quero aumentar potência até 3,45kva (abaixo dos 10,35kva) pelo que dispensará a necessidade de projeto, certo? A minha dúvida é se é necessário um técnico certificado. Obrigado,Josecalado Escreveu: 13 nov 2022, 17:46 Se a sua garagem estiver a ser alimentada pelo ramal do prédio o que é provável, e se a potencia for superior a 10,35KVA, além de ter de arranjar um técnico, terá também de mandar fazer um projeto elétrico e depois de cumprido o projeto terá de ser feita inspeção poe entidade inspetora.
Os 10,35kVA é para a potência da instalação. Se for um prédio, a alimentação conta com todas as frações ligadas a essa instalação. Se a garagem for instalação individual apenas precisa de técnico qualificado e respetiva inspeção.
Cumps!
-
- Velha Guarda
- Registado: 23 abr 2014, 17:48
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Boas,
Se a garagem tiver um ramal independente do predio não precisa de projecto, porque tem um NIP diferente do predio.
Agora se for alimentada do ramal do predio (com Nip do predio) então terá que pedir um projecto electrico e pedir certificação electrica
Cumps
Se a garagem tiver um ramal independente do predio não precisa de projecto, porque tem um NIP diferente do predio.
Agora se for alimentada do ramal do predio (com Nip do predio) então terá que pedir um projecto electrico e pedir certificação electrica
Cumps