Não sei se deva postar isto aqui ou na secção de eletrónica
Pretendo fazer um detector de metais para encontrar uma corrente de ferro enterrada no quintal.
Estimo que a corrente não esteja mais funda que 20cm, e tem comprimento e grossura de elos suficiente para ser detectada por um detector caseiro.
Tenho umas quantas bobines de desmagnetização que eram usadas nos televisores CRT, e estava a pensar usar um circuito integrado 555 para gerar sinal que depois era aplicado a uma bobine via transístor, e depois usava a outra bobine para "ouvir a resposta" através de uma coluna piezoelétrica
A fonte de energia era uma bateria de 12V , 7Ah para tudo ser portátil...
O que gostava ( mais ) de saber era qual a frequência do sinal a ser gerado...
Fazer um detector de metais
-
- Aprendiz
- Registado: 09 mar 2019, 13:13
- Been thanked: 1 time
-
- Aprendiz
Re: Fazer um detector de metais
Estou à nora... Tentei usar um circuito alternativo apenas com uma bobine, partindo do principio que quando ela estivesse sobre a corrente, a indutância subiria o suficiente para a corrente diminuir a ponto de "apagar" o LED. Errei completamente... não sei onde meti água de modo a tentar melhorar o circuito... não sei se foi do projecto da bobine em si, que afinal se resumia a uma única espira rectangular de 1 x 0.8 m ( que pelas minhas contas deveria dar cerca de 1mH... ) de modo a cobrir o máximo de área uma vez que o quintal é grande...
Os díodos são 1N4148, o LED é vermelho 5mm, os condensadores são de cerâmica... onde é que eu errei?
Os díodos são 1N4148, o LED é vermelho 5mm, os condensadores são de cerâmica... onde é que eu errei?
- Anexos
-
- detetor.jpg (14.97 KiB) Visto 1808 vezes
-
- Aprendiz
Pergunta extra: é verdade que a venda de detectores de metais está proibida em Portugal? ( foi isso que me responderam quando perguntei onde podia comprar um )
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Creio que não, a Worten tinha à venda on-line.
Cump.
Mário
Creio que não, a Worten tinha à venda on-line.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. há tempo atras era proibido usar, não comprar, agora não sei se mudou. cump
-
- Aprendiz