Potência Contratada

Responder
Kazuza148
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 ago 2010, 01:28

Potência Contratada

Mensagem por Kazuza148 »

Olá!
Moro num prédio de seis pisos e de 15 frações servido por dois elevadores.
O prédio possui dois contadores do condomínio, um para o elevadores e outro que será para a iluminação das escada/garagem, julgo eu!
Através dos contadores inteligentes verifiquei que o contador dos elevadores teve o pico máximo de consumo de 2.80KW para uma potência contratada de 10.35KVA e que o contador da iluminação atingiu o pico de consumo de 2.1kW para a potência contratada de 5.75 KW.
Perante os valores baixos de consumo atingido e procurando poupar no custo da tarifa diária que é baseada na potência contratada será que pode reduzir as potências contratadas para o exemplo de 6.9KVA ( fases com 10A) para os elevadores e 3.45 KVA ( fase com 15A) para o contador da iluminação e portão?
Uma vez que existem baixos picos de consumos, será que se podia desistir de um contador e ligar tudo ao mesmo?
borllock
Curioso
Curioso
Registado: 13 set 2014, 18:05
Been thanked: 4 times

Re: Potência Contratada

Mensagem por borllock »

Olá,
Pode diminuir ou aumentar a potência contratada até à potência certificada dessa instalação, é só ir ao comercializador e pedir para alterar.
Quanto ao ligar no mesmo contador não pode, porque fazem parte de instalações distintas. Se o quiser fazer tem de alterar a instalação e pedir nova vistoria.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

È para pedir para reduzir o contrato de iluminação para 1,15 KA ou 2,3 KVA.
Kazuza148
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 16 ago 2010, 01:28

Mensagem por Kazuza148 »

Eu acho estranho é os elevadores possuírem motores de 5 Amperes e darem consumo muito baixos, mesmo quando trabalham em simultâneo!
A intenção de ligar tudo à mesma instalação, será de utilizar um dos contadores exclusivamente para o carregamento de veículos elétricos e a sua despesa serem incutida apenas aos utilizadores dos veículos elétricos.
Responder

Voltar para “Dúvidas”