Bom dia caros,
Desde já queria dar os parabéns pelo forum que tenho aprendido muito por aqui.
Acontece que comprei um casa remodelada à meio ano e os antigos donos decidiram por um placa que pode consumir até 6500W no circuito de uma tomada da banca + exaustor com disjuntor de 15A (portanto seguramente é fio de 2.5mm). Por causa deste forum (obrigado!) há 2 meses apanhei isso e então limitei a potencia da placa para os 3100W visto que o exaustor consome 70W e eu e a minha companheira temos o cuidado de nunca ter nada ligado nessa tomada da banca ao mesmo tempo.
Tinha duas questões:
-Durante os primeiros meses usamos a placa liberalmente e de certeza que passamos por muito os 15A algumas vezes, mas o disjuntor nunca disparou estará algo mal com o mesmo, deverei substituir?
-A tubagem deste circuito (e todos da casa) é de 16mm (pelo menos a que sai do quadro), é possivel e seguro fazer a alteração para fio de 4mm para pode desbloquear mais alguma potencia (para os 5300W talvez) ?
Cumprimentos,
Ricardo
Trocar fio por secção superior
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
Re: Trocar fio por secção superior
boas. o fio ideal é fio de 4mm, podendo ir a 6mm conforme a potencia. no seu caso diz que tem tubagem a 16mm, pois para fios de 4mm torna-se apertado de enfiar, eu nesses casos coloco fio de 4mm flexivel que enfia-se melhor, tendo o cuidado de colocar ponteiras julgo que não tenha problemas em colocar fio de 4mm nesse tubo. quanto ao dijuntor que não disparou, é possivel que não tenha atingido esse valor para disparar. cump
-
- Curioso
- Registado: 20 abr 2022, 09:36
- Has thanked: 8 times
Utilizaria fio ou cabo para uma intervenção destas?
No mesmo circuito além de uma ligação direta (não sei se é o termo certo) da placa existe outra ligação direta ao exaustor e também a uma tomada da banca. Neste caso não se corre o risco de a tomada mesmo vazia queimar se aplaca estiver a puxar mais que 16A? Ou a sobrecarga da tomada apenas aocntece se a mesma estiver a ser utilizada?
No mesmo circuito além de uma ligação direta (não sei se é o termo certo) da placa existe outra ligação direta ao exaustor e também a uma tomada da banca. Neste caso não se corre o risco de a tomada mesmo vazia queimar se aplaca estiver a puxar mais que 16A? Ou a sobrecarga da tomada apenas aocntece se a mesma estiver a ser utilizada?
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
boas. pois assim já a coisa não esta bem, a placa deve ficar sozinha a tomada de bancada e o exaustor noutro circuito possivelmente não vai conseguir fazer o que pretende, mas se a placa for ate 3500w o problema não é tão grave, em deixar como está cump
-
- Curioso
- Registado: 20 abr 2022, 09:36
- Has thanked: 8 times
Pois, parece que afinal vai ter que ficar como está que espreitando no quadro não há mais tubagens disponiveis, enfim...
De qualquer maneira agradeço muito a sua disponibilidade e paciência para ensinar aqui um leigo na matéria.
Cumprimentos!
De qualquer maneira agradeço muito a sua disponibilidade e paciência para ensinar aqui um leigo na matéria.
Cumprimentos!