Interruptor inteligente

Responder
Chead
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 set 2022, 00:37

Interruptor inteligente

Mensagem por Chead »

Fala galera! Beleza?
Estou instalando um interruptor inteligente de 2 botões e o antigo vinha com 4 fios, 2 ligados no primeiro botão e 2 no segundo.

O meu interruptor inteligente tem só 1 entrada (cabo fase, que por sinal eu não sei qual que é) e outras 2 saídas onde eu tenho q colocar a saida das lampadas.

Já tentei todas essas opções aí, misturei tudo e nada funcinou.
Alguém sabe oq estou fazendo errado e qual o jeito certo?

Segue a imagem de como está conectado abaixo (os cabos já estavam juntos, aquele dois emcapados ali):

Imagem

Antes ele eram assim:

Imagem
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Re: Interruptor inteligente

Mensagem por mromeiro »

Viva,

Se bem entendi, antes tinha um interruptor duplo normal, e agora pretende um inteligente.
Se é o que estou pensando, esse interruptor inteligente necessita do neutro para funcionar, e pelas fotos que enviou, aí não tem neutro.
Se for esse o caso, pode esse interruptor inteligente ser apenas simples e não duplo.
Pode colocar uma foto onde mostre essa parte de trás do interruptor inteligente para podermos ver esse texto e esses símbolos, para podermos ajudar.

Encontrei um vídeo que pode também ajudar:
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Has thanked: 17 times

Re: Interruptor inteligente

Mensagem por Promax »

Liga a fase no L, os dois retornos no L1 e L2, e o neutro no N.

Se tiveres um busca polos, vê qual fio tem tensão, liga esse no L, se quiseres inverteres o botões/lâmpadas é só inverter os fios L1 e L2. Como referiram acima o Neutro será necessário. Enfia um fio da caixa do interruptor até a uma das lâmpadas ou uma caixa de passagem e liga esse ao neutro.

Aconselho a desligar o disjuntor desse circuito, caso não saibas qual é, desliga toda a energia, tem cuidado. Ou chama um eletricista.

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”