Dúvida videoporteiro
Dúvida videoporteiro
Boa tarde.
Como todos sabem o sistema de videoporteiro tem que estar incluido no projecto de ITED, a minha dúvida é a seguinte: os cabos que servem o videoporteiro (par de cobre e coaxial) podem partilhar a mesma canalização (na coluna montante) do que a prevista para as ITED's? Na secção 2.3 do manual ITED refere que terá que ter tubagem específica, mas gostaria de saber se poderá haver excepções.
Caso tenha de possuir tubagem específica é necessário dois tubos (um para pares de cobre e outro para cabos coaxiais) como acontece nas restantes ITED's ou poderei juntar os dois tipos de cabos num só tubo?
Desde jà obrigado por quaisquer esclarecimentos.
Como todos sabem o sistema de videoporteiro tem que estar incluido no projecto de ITED, a minha dúvida é a seguinte: os cabos que servem o videoporteiro (par de cobre e coaxial) podem partilhar a mesma canalização (na coluna montante) do que a prevista para as ITED's? Na secção 2.3 do manual ITED refere que terá que ter tubagem específica, mas gostaria de saber se poderá haver excepções.
Caso tenha de possuir tubagem específica é necessário dois tubos (um para pares de cobre e outro para cabos coaxiais) como acontece nas restantes ITED's ou poderei juntar os dois tipos de cabos num só tubo?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Re: Dúvida videoporteiro
Boas, onde viste que o sistema de videoporteiro faz parte do ITED???NDSL Escreveu:Boa tarde.
no dec. lei 59/2000 e manual ITED não vejo nenhumas regras técnicas para videoporteiros!!!
portanto videoporteiros intercomunicadores etc. não são ITED, o que podes fazer é interligar tubos etc. ITED aos sistemas de videoporteiro ou outros por exemplo CCTV, intrusão, incêndio, telemetrias etc.!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Exactamente, por incrivel que pareça, a Anacom não se meteu nesse campo. Já chega tentarem dar conta do recado na área deles, quanto mais aglutinarem uma área que não está legislada. Quase que cada marca, tem o seu sistema proprietário de distribuição dos sinais. Há situações que um cabo especial a dois condutores é suficiente, outros o "normal" UPT, outros é preciso levar em paralelo um cabo coaxial, etc, etc, etc.
Mai,s a marcas entre si não são compativeis ou seja, não posso eu proprietário de um apartamento escolher a marca do equipamento a colocar na minha habitação!!!
Mai,s a marcas entre si não são compativeis ou seja, não posso eu proprietário de um apartamento escolher a marca do equipamento a colocar na minha habitação!!!
Bom dia, talvez não me fiz entender, não me estava a referir ao facto de existerem no manual ITED regras técnicas para videoporteiro (pois não existem), mas ao fazer um projecto de ITED um capítulo ser destinado ao videoporteiro e os esquemas deste último acompanhar o do ITED. Isto para não ter de fazer um caderno à parte só para videoporteiro.
Depois no manual de ited vem especificado k os sistemas de tubagem do videoporteiro tem k ser independente do das restantes ITED e eu keria saber se não poderia haver excepções, bem como se os cabos de pares de cobre e coaxiais do vieporteiro poderem partilahar a mesma tubagem.
Depois no manual de ited vem especificado k os sistemas de tubagem do videoporteiro tem k ser independente do das restantes ITED e eu keria saber se não poderia haver excepções, bem como se os cabos de pares de cobre e coaxiais do vieporteiro poderem partilahar a mesma tubagem.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Mas não sei qual a lógica de junter isso ao projecto ited, se não faz parte dele. Talvez juntando ao de electricidade.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
A questão de o juntar ao projecto de ITED é apenas uma opção minha. A dúvida como ja expus anteriormente reside nas tubagens a utilizar para este sistema.
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Contacto:
Se estás a juntar ao ited, tens de te reger com o manual, que diz que o minimo de diametro é de 25mm comercial.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Blog Pessoal
- eng_jersilva
- Velha Guarda
- Registado: 01 fev 2008, 14:51
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 17 times
juntar videoporteiro cm ited!??!! VALHA NOS DEUS ONDE É Q IST VAI PARAR lololo
Abraço
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
João Silva
Eng.º Electrotécnico
Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, videoporteiro não é ITED, portanto no projecto ITED a unica referencia ao videoporteiro é na interligação ITED > videoporteiro, que basta colocar 1 tubo de 25mm entre o ATE e a caixa central dos videoporteiros e ai termina a história!!NDSL Escreveu:A questão de o juntar ao projecto de ITED é apenas uma opção minha. A dúvida como ja expus anteriormente reside nas tubagens a utilizar para este sistema.
nada te impede de fazer um projecto de videoporteiro, como não existem regras técnicas sobre esse tema, o instalador segue esse "projecto" se lhe apetecer!!
em relação ao juntar os projectos, metes o projecto ITED e o de videoporteiro numa pasta e assim já ficas com os projectos juntos!!!

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
eu costumo é fazer, na execução, um projecto de comunicações em q junto ited, video-porteiro e som num documento em capítulos diferentes.
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
o manual de ited é claro quando diz que a tubagem ited nao pode ser partilhada por outras redes. isto inclui electricidade, domotica, videoporteiro, e som..NDSL Escreveu:A questão de o juntar ao projecto de ITED é apenas uma opção minha. A dúvida como ja expus anteriormente reside nas tubagens a utilizar para este sistema.
cada rede é independente.. e se quiseres projecto, nao vai pertencer nem ao ited nem a electricidade.. a certiel nao tem nada a ver com videoporteiros.. é outra instalaçao como é o ar condicionado ou as aguas.. apesar de fazer mais sentido ser um tecnico de telecomunicaçoes a fazer o projecto ou a execução do videoporteiro.
Eng. de electrónica e telecomunicações