Como desativar contador inteligente

zeto
Curioso
Curioso
Registado: 06 mar 2010, 10:45
Has thanked: 13 times

Como desativar contador inteligente

Mensagem por zeto »

Boas caros colegas
Queria trocar o interruptor diferencial por um novo, visto o atual ter mais de 30 anos, o problema é que na portinhola só tenho o contador EDP inteligente não tenho nenhum corte de corrente nem porta fusíveis para cortar a corrente que vai ao interruptor diferencial.
É possível desligar o contador? Ou outra solução?
Muito obrigado
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Re: Como desativar contador inteligente

Mensagem por amoreira »

Boas,

Creio que os contadores inteligentes têm de ser desligados remotamente pelo distribuidor, entre em contacto e explique a situação.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Been thanked: 21 times

Mensagem por mpinto »

Não sei se existe algum menu nesses contadores que permita fazer isso. Não os conheço suficientemente bem. Mas podia haver. Há muita gente aqui que pode responder a isso. Pode sempre ligar uma carga superior à potencia contratada até que ele desligue.
Quer trocar o diferencial apenas porque tem 30 anos, porque não o testa?
zeto
Curioso
Curioso
Registado: 06 mar 2010, 10:45
Has thanked: 13 times

Mensagem por zeto »

mpinto Escreveu: 24 ago 2022, 14:18 Não sei se existe algum menu nesses contadores que permita fazer isso. Não os conheço suficientemente bem. Mas podia haver. Há muita gente aqui que pode responder a isso. Pode sempre ligar uma carga superior à potencia contratada até que ele desligue.
Quer trocar o diferencial apenas porque tem 30 anos, porque não o testa?
quero trocar porque penso eu que tem uma avaria, ou já não esteja muito saudável o forno da cozinha faz sempre disparar o mesmo
Sim também tive a pensar nessa opção em ligar vários aparelhos em simultâneo até que desligue por ele, tenho receio que o mesmo arme Automaticamente
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Mensagem por mromeiro »

Como é para substituir logo o primeiro equipamento de proteção, essa técnica de colocar carga excessiva para fazer desligar o contador não funciona, pois quando forem desligados os fios, o contador volta a ligar.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

Penso que depois de desligar ele só reativa após desligar e voltar a ligar o geral. Por isso depois de o contador desativar basta desligar o diferencial colocar o novo fazendo a montagem com ele na posição OFF. Só depois de estar montado, ao colocar na posição ON, o contador se rearma. Não tenho experiência com esses contadores mas é assim que entendo o sistema.
Fico a aguardar os comentários dos mais experientes, especialmente do amigo Faiante.
Agradecemos todos.
Um abraço.
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

Mensagem por mromeiro »

mpinto Escreveu: 25 ago 2022, 10:01 Penso que depois de desligar ele só reativa após desligar e voltar a ligar o geral. Por isso depois de o contador desativar basta desligar o diferencial colocar o novo fazendo a montagem com ele na posição OFF. Só depois de estar montado, ao colocar na posição ON, o contador se rearma. Não tenho experiência com esses contadores mas é assim que entendo o sistema.
Fico a aguardar os comentários dos mais experientes, especialmente do amigo Faiante.
Agradecemos todos.
Um abraço.
O contador não tem forma de saber se o botão do diferencial está para cima ou para baixo.
A única coisa que consegue saber, é se há alguma carga ligada ou não.

A partir do momento que se desligam os fios, o contador acha que não há carga, e volta a re-armar.

Assim sendo, ainda antes de colocar o novo interruptor no lugar, já irá ter de novo carga na fase.
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

Mensagem por mromeiro »

Outro tópico com o mesmo assunto deste:

https://eletricidade.net/viewtopic.php? ... te#p139975
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

Obrigado pela explicação.
Há poucos dias trocaram o contador em minha casa e o que me "venderam" foi o que atrás referi. Ou seja o contador só ligava depois de ter novamente carga. Percebi mal ou explicaram mal. Em todo o caso nem sequer posso ainda testar o processo pq deixaram o limitador antigo e em sobrecarga, até agora, só tem disparado o limitador e nunca o contador. Não o desmontaram alegando que tenho que fazer um pedido à E-Redes. Vá-se lá perceber isto.
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

Mensagem por mromeiro »

Mesmo que o contador só ligasse quando tevesse carga, essa carga poderia ser os dedos do eletricista :lol:

Se está assim ainda com o disjuntor diferencia da e-redes, está melhor, pois se desligar esse já pode trabalhar em segurança no resto do quadro.

Por vezes o que fazem, é configurar para o máximo de amperes, para assim não ser esse a desligar, ou não ser necessário intervir aí no caso do cliente pedir um aumento de potência.

Outras vezes (como foi no meu caso), deixam estar como está.

Desde que esteja a permitir passar a corrente que está contratada, está bem, caso contrário, terá de pedir para alterarem, senão está a pagar sem poder tirar o proveito.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times

Mensagem por amoreira »

O melhor é prevalecer o bom senso e realizar o trabalho em segurança para as pessoas.

Liga para a E-redes e diz o que pretendes fazer. como disse antes acho que eles desligam remotamente o contador e depois voltam a ligar.

https://www.e-redes.pt/pt-pt/ativacao-e ... de-energia

A ativação ou desativação do fornecimento de energia em que não seja necessária a deslocação ao local, será executado de forma remota.
O serviço deve ser executado no prazo máximo de 24 horas, a contar do momento da receção da solicitação do comercializador caso o cliente não tenha indicado data preferencial, ou partir da hora e data preferencial indicada pelo cliente ao comercializador.
Caso o seja solicitada urgência na realização do serviço, o mesmo deve ser executado no prazo máximo de 3 horas após da receção da solicitação do comercializador.
Se o serviço remoto não for executado com sucesso nos prazos máximos previstos, o cliente será informado pela E-REDES ou pelo seu comercializador, em 24 horas, que pode agendar uma visita ao seu local de consumo para realização da ativação ou desativação do fornecimento de energia.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por mpinto »

mromeiro Escreveu: 25 ago 2022, 18:29 Mesmo que o contador só ligasse quando tevesse carga, essa carga poderia ser os dedos do eletricista :lol: Tem toda a razão, não faria sentido a forma como entendia o sistema

Se está assim ainda com o disjuntor diferencia da e-redes, está melhor, pois se desligar esse já pode trabalhar em segurança no resto do quadro. Não é a primeira vez que tenho que substituir equipamentos com o quadro em tensão, basta ter o cuidado e ferramentas adequadas. Quanto a estar melhor, no sentido da segurança em caso de intervenção, concordo. Quanto ao usufruto da potência contratada, sabendo que ninguém dá nada a ninguém, presumo que os contadores estejam melhor calibrados tanto em corrente como em tempo relativamente aos limitadores. Assim sendo, já que deixaram estar como estava, provavelmente nunca usufrui da minha potência contratada na totalidade.

Por vezes o que fazem, é configurar para o máximo de amperes, para assim não ser esse a desligar, ou não ser necessário intervir aí no caso do cliente pedir um aumento de potência.

Outras vezes (como foi no meu caso), deixam estar como está.

Desde que esteja a permitir passar a corrente que está contratada, está bem, caso contrário, terá de pedir para alterarem, senão está a pagar sem poder tirar o proveito. Vejo que concorda com o que eu disse atrás. O problema é que ainda estou à espera para alterar e já la vai quase um ano
P.Rodrigues
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 set 2022, 17:06
Has thanked: 1 time

Mensagem por P.Rodrigues »

O que fazer num caso em que o disjuntor de corte está antes do contador ?

Ou seja, fazer o corte no disjuntor da edp apaga o contador...

Nunca tinha reparado, nem sei se trocaram os fios na troca do contador - quer o interruptor de corte que o contador estão no hall do prédio.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times

Mensagem por pedro caetano »

boas. pelo menos nos casos em que a baixada entra no dcp, fica como está e o dcp fica regulado para a carga maxima. foi assim que colocaram na minha casa, a baixada está a entrar no dcp, pois no tempo em que foi feita era assim.cump
P.Rodrigues
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 set 2022, 17:06
Has thanked: 1 time

Mensagem por P.Rodrigues »

pedro caetano Escreveu: 07 set 2022, 19:00 boas. pelo menos nos casos em que a baixada entra no dcp, fica como está e o dcp fica regulado para a carga maxima. foi assim que colocaram na minha casa, a baixada está a entrar no dcp, pois no tempo em que foi feita era assim.cump
Obrigado.
Por acaso é exactamente no local da sua localização.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”