Superaquecimento do motor eléctrico trifásico.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 16 ago 2022, 05:45
Superaquecimento do motor eléctrico trifásico.
Bom dia, pessoal tenho uma situação, tenho um motor de 355kw, aciona uma bomba de 750m3/h o motor está ligado em Estrela triângulo e após 1h e meia a rodar começa a aquecer toda sua carcaça.
Re: Superaquecimento do motor eléctrico trifásico.
O aquecimento é uniforme, ou começa a aquecer a partir de uma das chumaceiras (rolamentos).
Qual a temperatura? Aguentas sempre a mão?
Ventila bem?
Não terá, por acaso, resistências de aquecimento anti- condensação que só deveriam estar ligadas quando está parado por um determinado período de tempo?
A tensão nas três fases, quando está lançado ou seja depois de entrar o triângulo são estáveis e não há grande queda de tensão?
As correntes são iguais nas três fases? Estão dentro do esperado?
Qual a temperatura? Aguentas sempre a mão?
Ventila bem?
Não terá, por acaso, resistências de aquecimento anti- condensação que só deveriam estar ligadas quando está parado por um determinado período de tempo?
A tensão nas três fases, quando está lançado ou seja depois de entrar o triângulo são estáveis e não há grande queda de tensão?
As correntes são iguais nas três fases? Estão dentro do esperado?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
É preciso saber avaliar a temperatura em jogo, para concluir se é temperatura a mais:
"Qual a temperatura? Aguentas sempre a mão?" por mpinto
"Qual a temperatura? Aguentas sempre a mão?" por mpinto
Olá, Delmindo.
Permita-me comentar o seu comentário.
Para alguém que lida com motores de 355KW, que sabe o tipo de arranque etc... faz, pelo menos, vigilância ao sistema, não deve estranhar que, independentemente da potência do motor, em funcionamento, qualquer um aquece. Como o único problema que é apontado é o aquecimento do motor, sem que seja referido qualquer valor, é por isso que eu digo, se ao colocar a mão não é obrigado a retirá-la devido à temperatura, então não há problema.
Gostava de saber se concorda e desde já, as minhas desculpas por pertencer a esta comunidade e não ter sido preciso.
Um abraço
Para alguém que lida com motores de 355KW, que sabe o tipo de arranque etc... faz, pelo menos, vigilância ao sistema, não deve estranhar que, independentemente da potência do motor, em funcionamento, qualquer um aquece. Como o único problema que é apontado é o aquecimento do motor, sem que seja referido qualquer valor, é por isso que eu digo, se ao colocar a mão não é obrigado a retirá-la devido à temperatura, então não há problema.
Gostava de saber se concorda e desde já, as minhas desculpas por pertencer a esta comunidade e não ter sido preciso.
Um abraço

- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
O meu comentário, foi para reforçar o conceito, relembrar o "truque" e dar continuidade/mantendo ao autor, não no objetivo depreciativo ou de exposição de idiotice.mpinto Escreveu: 24 ago 2022, 10:25 Olá, Delmindo.
Um abraço![]()
Concordo com a ideia de que a mão em cima do motor, se a temperatura for suportável, não é uma temperatura elevada. Aliás, na minha experiência roça os 60-70º as temperaturas suportáveis. Estas temperaturas normalmente, são as temperaturas limite da maioria dos equipamentos/materiais usados nos equipamentos.