[Ajuda] Mudar de área profissional? Eletricista?

Responder
gstoffel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 ago 2022, 20:06
Has thanked: 1 time

[Ajuda] Mudar de área profissional? Eletricista?

Mensagem por gstoffel »

Olá a todos!

Sendo este o meu primeiro post no fórum, aproveito para me apresentar. (Peço desculpa se tinha que criar 2 posts separados, mas como também queria criar este, acaba por ficar mais fácil assim).
Sou o Guilherme, tenho 26 anos, sou Programador (Curso Técnico Superior Nivel 5) com 3 anos de experiência e atualmente trabalho numa consultora na àrea de TI. Infelizmente não gosto da minha profissão e estou a estudar a possibilidade de mudar para outra, uma que me dê gozo de desempenhar e que me dê condições financeiras para poder levar uma vida com independência, liberdade e algum conforto (não preciso de ser rico, mas também não quero ter uma vida precária), sendo que a mais atraente para mim e aquela que eu acho que me identifico mais é a de Eletricista. Mais concretamente Eletricista Predial / Residencial, e a cereja no topo do bolo seria a trabalhar por conta própria.

Posto isto, venho aqui tentar obter algum feedback de alguém que trabalhe como Eletricista (por contra própria ou não) em casas / prédios, ou que já tenha estado numa situação parecida, em que não estavam felizes na vossa primeira àrea de estudos e quiseram mudar e se acham que foi uma boa decisão. Darem-me a vossa opinião sobre como é trabalhar como prestador de serviços nesta àrea, ou se acham que mais vale trabalhar por conta de outrém, ou ainda se é mais vantajoso trabalhar com eletricidade que não seja residencial e sim industrial / empresarial. Se as vantagens compensam as desvantagens, se há muita procura (muita clientela) ou se é um mercado que está a cair (assim por palpite eu diria que pode estar a crescer, talvez com o aparecimento da automação nas casas), se é bem paga, etc. Enfim aquilo que acharem que é relevante passar para uma pessoa que está a pensar enveredar por esta profissão.

Coloco em baixo uma tabela que fiz com alguns cursos que encontrei na internet. Se por acaso conhecerem outros que aconselham deixem aqui também pfv, seria uma grande ajuda :) Eu valorizo mais os cursos que tenham aulas presenciais também, ou seja, que não sejam 100% online.

A minha ideia é decidir um deles nestas próxima semanas porque quero ainda começar neste próximo ano letivo.

Se por acaso tiverem alguma duvida sobre a minha profissão fiquem a vontade para me perguntar ;)

Obrigado!!

Lista de cursos:
Screenshot 2022-08-21 193845.png
Screenshot 2022-08-21 193845.png (51.72 KiB) Visto 2588 vezes
fiat_uno
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Has thanked: 2 times
Been thanked: 4 times

Re: [Ajuda] Mudar de área profissional? Eletricista?

Mensagem por fiat_uno »

Caro Guilherme

O acesso à profissão de "eletricista", mais corretamente Técnico de Instalações Elétricas, é regulado pela DGEG. Para que possa exercer a atividade de forma independente e autónoma necessita no mínimo de um curso de nível IV nesta área. Dos que enumerou, apenas o do CENFIC lhe permite a inscrição na DGEG.
Pode consultar os requisitos aqui: https://www.dgeg.gov.pt/media/hkjlrw3s/i013238.pdf

Quanto às áreas de instalações prediais ou industriais, será sempre uma preferência pessoal e cada um tende a puxar a brasa à sua sardinha. Na minha opinião, com a sua experiência de programação, facilmente se adaptava a uma área ligada à automação e robótica industrial. Continua a ter alguma componente de programação, mas é substancialmente diferente de passar 8 horas por dia a olhar para um ecrã. E para estas funções não é necessário obter uma nova qualificação de nível IV, porque não é uma atividade regulada.
gstoffel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por gstoffel »

fiat_uno Escreveu: 22 ago 2022, 14:29 Caro Guilherme

O acesso à profissão de "eletricista", mais corretamente Técnico de Instalações Elétricas, é regulado pela DGEG. Para que possa exercer a atividade de forma independente e autónoma necessita no mínimo de um curso de nível IV nesta área. Dos que enumerou, apenas o do CENFIC lhe permite a inscrição na DGEG.
Pode consultar os requisitos aqui: https://www.dgeg.gov.pt/media/hkjlrw3s/i013238.pdf

Quanto às áreas de instalações prediais ou industriais, será sempre uma preferência pessoal e cada um tende a puxar a brasa à sua sardinha. Na minha opinião, com a sua experiência de programação, facilmente se adaptava a uma área ligada à automação e robótica industrial. Continua a ter alguma componente de programação, mas é substancialmente diferente de passar 8 horas por dia a olhar para um ecrã. E para estas funções não é necessário obter uma nova qualificação de nível IV, porque não é uma atividade regulada.
Caro @fiat, muito obrigado pela sua resposta, estive a ler o FAQ e já fiquei a saber mais do que sabia :) Principalmente no que respeita aos tipos de técnicos que existem (exploração, execução e projeto) e quais os seus limites, sendo que aquele que se enquadra mais com o que quero fazer é o de exploração. Amanhã vou ligar à DGEG para saber as escolas e os cursos que são certificados pela DGEG, e depois vou inscrever-me num de qualificação nível IV.
Em relação à sua sugestão, podia ser uma possibilidade, só que eu estou mais virado para a prestação de serviços, acho que será mais a minha praia.
Mais uma vez obrigado pela sua ajuda!!
Cumprimentos
gstoffel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por gstoffel »

Boa tarde a todos!

Liguei para o CENFIC para obter informações à cerca do EFA (Educação e Formação de Adultos) de Técnico/a de Instalações Elétricas (Nível 4) que eles têm e disseram-me que o Curso de Nivel 4 é muito mais teórico e que não tem praticamente aulas laboratoriais, e que se eu pretendo trabalhar como Eletricista a nível particular que seria melhor tirar o curso de Eletricista de Instalações de Nivel 2 (o curso mais procurado pelos Eletricistas que já têm experiência profissional mas que não têm o "diploma").

Pelo que eu estive a ler e entendi tendo apenas o nível 2 só posso trabalhar como Técnico responsável pela execução com limite até 41,4kVA, e que não posso assumir a responsabilidade no âmbito de exploração (teria que ter o Nível 4).

Assim sendo, para quem trabalha como Eletricista de Instalações / Técnico de Instalações Elétricas de serviço particular, acham que deva optar pelo de nível 4 mesmo sendo mais teórico do que o de nível 2 e depois ganho experiência no terreno, ou acham que me bastará o de nível 2 para exercer a profissão mais de 90% dos casos?

Eu procuro o curso que me dê mais capacidades de eu poder começar logo a exercer o quanto antes, e prefiro aprender por necessidade (que o trabalho assim exija) do que decorar passar nos exames e depois esquecer porque não há utilidade prática, mas que também possa ser autónomo / independente e não tenha que depender de outros profissionais com um nível superior ao meu para assinar termos de responsabilidade.

Agradeço todo o feedback! :)

Cumprimentos
fiat_uno
Curioso
Curioso
Registado: 31 mai 2018, 10:44
Has thanked: 2 times
Been thanked: 4 times

Mensagem por fiat_uno »

Atenção às informações verbais que não correspondem à realidade atual. Atualmente, o curso de Eletricista de Instalações apenas permite a inscrição como instalador ITED e ITUR, não como técnico responsável na DGEG. A única informação válida é a que consta das fontes oficiais e dos referenciais em vigor no Catálogo Nacional de Qualificações.

Deve comparar ambas as qualificações, clicar na parte onde diz "Esta qualificação permite o acesso a uma profissão/atividade profissional regulamentada", ler com muita atenção e tirar as devidas conclusões com base em factos, não em opiniões.

https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7251

https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7407
gstoffel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por gstoffel »

fiat_uno Escreveu: 02 set 2022, 21:28 Atenção às informações verbais que não correspondem à realidade atual. Atualmente, o curso de Eletricista de Instalações apenas permite a inscrição como instalador ITED e ITUR, não como técnico responsável na DGEG. A única informação válida é a que consta das fontes oficiais e dos referenciais em vigor no Catálogo Nacional de Qualificações.

Deve comparar ambas as qualificações, clicar na parte onde diz "Esta qualificação permite o acesso a uma profissão/atividade profissional regulamentada", ler com muita atenção e tirar as devidas conclusões com base em factos, não em opiniões.

https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7251

https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/7407
Olá @fiat_uno, muito obrigado mais uma vez pela tua resposta.

Em relação àquilo que diz, então não entendo, porque no curso de Técnico de Eletricista de Instalações as UFCD da formação qualificante ITED e ITUR não são obrigatórias para obter a qualificação. São opcionais, pelo que se pode ver no referencial (competências profissionais).
Untitled.png
E ainda, no link que enviou dos requisitos da DGEG, diz o seguinte:
Untitled2.png
IMG_1606.jpeg
Este é o panfleto que me deram ontem no Cenfic, onde se pode ler na imagem "Profissão que permite ter Licença Profissional de Eletricidade de Baixa Tensão". Existem outras licenças para além das de Técnico Responsável, é isso?

Existe algum contacto da DGEG que seja para tratar deste tipo de dúvidas? É que o numero que têm no site não parece ter nada a ver..
gstoffel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por gstoffel »

Bem acabei de ligar e consegui falar com um operador da DGEG, e confirmaram-me que o curso de nível 2 (Eletricista de Instalações) também dá para fazer a inscrição como técnico responsável na DGEG.
gstoffel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por gstoffel »

Mas a minha dúvida mantém-se :( bastará o curso de nível 2 para exercer a profissão na maior parte dos casos, em serviço particular? Ou eventualmente vou precisar de fazer o Nivel 4? Alguém?
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Has thanked: 17 times

Mensagem por Promax »

Boas,

O nvl 4 dá para fazeres exploração, até 30KV e 250KVA.

Estou a tirar o nvl 4, temos teoria e prática. Se frisar que, precisas de muita teroria também, com formadores com conhecimento. Instalar tomadas, disjuntores, comutação, relés, sistemas trifasicos, etc.

Não concordo que o nvl 4 é muita teoria. Mas essa teoria faz muita falta e ainda é pouca, é necessario bastante mais teoria e prática do que as UFCDs obrigatórias, como por exemplo para comandos elétricos, domótica, motores de corrente alternada, projetos elétricos, postos de transformação, entre outros.

Se tens oportunidade de tirar o nvl 4, é melhor, aliás tinha um formando na turma que tinha o nvl 2 e queria o nvl 4, acabou por desistir, por devia não conseguir consiliar.

Espero ter ajudado.
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Has thanked: 17 times

Mensagem por Promax »

Para Instalar tomadas, disjuntores, comutação, relés, sistemas trifasicos, etc, no terreno aprendes rápido.
elfo106
Curioso
Curioso
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Has thanked: 21 times
Been thanked: 5 times

Mensagem por elfo106 »

Promax Escreveu: 06 set 2022, 21:57 O nvl 4 dá para fazeres exploração, até 30KV e 250KVA.
Neste contexto o que significa "fazer exploração"?
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”