Má instalação? Disjuntor desliga aleatoriamente. Ajuda por favor!

m1tnick
Curioso
Curioso
Registado: 27 jul 2022, 17:16
Has thanked: 3 times

Má instalação? Disjuntor desliga aleatoriamente. Ajuda por favor!

Mensagem por m1tnick »

Olá a todos. Gostaria muito de pedir a vossa ajudar pois já estou a entrar no desespero :(

Mudei-me para uma moradia nova em Março deste ano e desde essa altura tenho me deparado com um problema que me está a levar ao desespero e até a causar problemas a nível profissional (quando trabalho de casa), pois a eletricidade na minha casa vai abaixo com frequência e de uma forma totalmente aleatória. Seja dia ou noite, a qualquer hora, com chuva ou sol com alguns eletrodomésticos a funcionar ou sem nenhum a funcionar (em stand by). Por vezes vai abaixo 5x por dia, outras aguenta 3 dias ou até uma semana (nunca passou disso). Não encontro mesmo padrão nenhum.

A casa está na garantia mas o eletrecista responsável não dá conta do trabalho e simplesmente não vem a casa. Eventualmente se o problema continuar vou chamar outro eletrecista para ver se resolve o problema, mas antes gostaria de vos pedir ajuda para ver se ha alguma forma de eu poder pelo menos identificar a fonte do problema.

A minha casa tem 3 pisos e com 3 quadros: o principal no 1º andar e os outros em cada andar. Tenho 6,9kvA de potencia contratada monofásica e cada quadro tem um disjuntor diferencial como mostra nas imagens:
Quadro Principal
Quadro Principal
Quadro Principal
Quadro Principal Legenda
Quadro Principal Legenda

Quadro 2 andar
Quadro 2 andar
Quadro 2 andar
Quadro 2 andar legenda
Quadro 2 andar legenda
Quadro 3 andar
Quadro 3 andar
Quadro 3 andar
Quadro 3 andar legenda
Quadro 3 andar legenda

O único disjuntor que vai sempre abaixo é do quadro principal e nunca o dos quadros dos andares de cima. Tenho jardim com tubos para passar cabos, mas de momento não passam fios nenhum por lá, sendo que a unica coisa ligada são tomadas exteriores junto às paredes.

Sei os conceitos básicos de eletricidade, mas mexer em disjuntores ou no quadro é algo que nunca fiz, no entanto o que vos gostava de perguntar é se é possível eu fazer algo para ajudar pelo menos a identificar a zona da casa que me está a causar isto. Uma vez que só o disjuntor do quadro principal vai abaixo eu diria que o problema é então no 1º andar, mas não sei se é assim tão linear. Do que li o que poderia ajudar seria comprar um disjuntor mais sensivél (10mA) e ligar num dos circuitos para ver se dispara primeiro, mas teria de andar a ver vidos no YouTube para aprender o mínimo para o fazer com segurança.

Além disto, já recebi comentários que os interruptores que tenho estou muito sub dimensionados para os eletrodomésticos respetivos. Concordam?

Espero que me consigam ajudar e muito obrigado pela ajuda desde já.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times
Been thanked: 89 times

Re: Má instalação? Disjuntor desliga aleatoriamente. Ajuda por favor!

Mensagem por pedro caetano »

boas. o amigo tem no quadro principal 17 dijuntores pendurados num diferencial de 30ma, dava para colocar 3 diferenciais de 30ma, mas quanto muito 2. reveja este ponto com alguem entendido na materia, para mim a soma dessas fugas todas leva o diferencial a disparar. devia de se colocar o maximo de dijuntores por diferencial de 7 ou oito. cump
m1tnick
Curioso
Curioso

Mensagem por m1tnick »

pedro caetano Escreveu: 27 jul 2022, 20:28 boas. o amigo tem no quadro principal 17 dijuntores pendurados num diferencial de 30ma, dava para colocar 3 diferenciais de 30ma, mas quanto muito 2. reveja este ponto com alguem entendido na materia, para mim a soma dessas fugas todas leva o diferencial a disparar. devia de se colocar o maximo de dijuntores por diferencial de 7 ou oito. cump
Obrigado pela dica. Mas é normal haver essas fugas? Mesmo tendo equipamentos novos e assumindo uma instalação correta de todos os terra + neutro?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. temos de contar com tudo, quanto mais dijuntores se coloca melhor equilibrado fica. mas esse caso ainda não superou uma que vi , pois tinha 19 dijuntores, possivelmente não tinha certos equipamentos que essa tem. cump
m1tnick
Curioso
Curioso

Mensagem por m1tnick »

pedro caetano Escreveu: 27 jul 2022, 20:40 boas. temos de contar com tudo, quanto mais dijuntores se coloca melhor equilibrado fica. mas esse caso ainda não superou uma que vi , pois tinha 19 dijuntores, possivelmente não tinha certos equipamentos que essa tem. cump
No quadro principal só tem de eletrodomésticos a bomba de calor mais uma arca frigorífica a funcionarem continuamente. O resto é apenas iluminação mais o portão da garagem e exterior, apesar de que a luz ia na mesma abaixo antes de ter o portão da garagem e exterior ligados.

A parte significativa viria da ligação do 2 andar mas este também está protegido por um diferencial (assim como o do terceiro). Será que mesmo assim as fugas se ”concentram” todas no disjuntor do quadro principal?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. se tiver bem feito os outros pisos estão separados desse. um disparo no 1 piso só afeta esse piso e nunca os outros. se tiver bem só pode ser fugas a mais nesse piso verifiquem o que se passa. cump
m1tnick
Curioso
Curioso

Mensagem por m1tnick »

pedro caetano Escreveu: 27 jul 2022, 20:54 boas. se tiver bem feito os outros pisos estão separados desse. um disparo no 1 piso só afeta esse piso e nunca os outros. se tiver bem só pode ser fugas a mais nesse piso verifiquem o que se passa. cump
Pois, experimentei tocar o neutro com o terra no piso do 3 andar e todos os disjuntores foram abaixo :(
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. vejam esses quadros não estão corretos, isto é os pisos não estáo separados uns dos outros, e a prova é que o dijuntor n 16 de 32a , não é bipolar isto e só corta a fase, e tem de cortar o neutro. cump
m1tnick
Curioso
Curioso

Mensagem por m1tnick »

pedro caetano Escreveu: 27 jul 2022, 21:03 boas. vejam esses quadros não estão corretos, isto é os pisos não estáo separados uns dos outros, e a prova é que o dijuntor n 16 de 32a , não é bipolar isto e só corta a fase, e tem de cortar o neutro. cump
Ok, já tomei nota disso também.

No entanto acabei de reparar que o disjuntor diferencial do quadro principal é de 25A. Isto está correto? Visto que esse disjuntor é de 32A?
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda

boas. tambem não esta em conformidade, pelo menos de 40a.cump
elfo106
Curioso
Curioso
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Has thanked: 21 times
Been thanked: 5 times

Mensagem por elfo106 »

pedro caetano Escreveu: 27 jul 2022, 21:27 boas. tambem não esta em conformidade, pelo menos de 40a.cump
Não bastaria ser de 32A?
tomtom
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 jun 2014, 17:30

Mensagem por tomtom »

m1tnick Escreveu: 27 jul 2022, 18:44 Olá a todos. Gostaria muito de pedir a vossa ajudar pois já estou a entrar no desespero :(

Mudei-me para uma moradia nova em Março deste ano e desde essa altura tenho me deparado com um problema que me está a levar ao desespero e até a causar problemas a nível profissional (quando trabalho de casa), pois a eletricidade na minha casa vai abaixo com frequência e de uma forma totalmente aleatória. Seja dia ou noite, a qualquer hora, com chuva ou sol com alguns eletrodomésticos a funcionar ou sem nenhum a funcionar (em stand by). Por vezes vai abaixo 5x por dia, outras aguenta 3 dias ou até uma semana (nunca passou disso). Não encontro mesmo padrão nenhum.

A casa está na garantia mas o eletrecista responsável não dá conta do trabalho e simplesmente não vem a casa. Eventualmente se o problema continuar vou chamar outro eletrecista para ver se resolve o problema, mas antes gostaria de vos pedir ajuda para ver se ha alguma forma de eu poder pelo menos identificar a fonte do problema.

A minha casa tem 3 pisos e com 3 quadros: o principal no 1º andar e os outros em cada andar. Tenho 6,9kvA de potencia contratada monofásica e cada quadro tem um disjuntor diferencial como mostra nas imagens:
Quadro Principal
IMG_0132.jpeg
IMG_0131.jpeg

Quadro 2 andar
IMG_0133.jpeg
IMG_0134.jpeg

Quadro 3 andar
IMG_0135.jpegIMG_0136.jpeg

O único disjuntor que vai sempre abaixo é do quadro principal e nunca o dos quadros dos andares de cima. Tenho jardim com tubos para passar cabos, mas de momento não passam fios nenhum por lá, sendo que a unica coisa ligada são tomadas exteriores junto às paredes.

Sei os conceitos básicos de eletricidade, mas mexer em disjuntores ou no quadro é algo que nunca fiz, no entanto o que vos gostava de perguntar é se é possível eu fazer algo para ajudar pelo menos a identificar a zona da casa que me está a causar isto. Uma vez que só o disjuntor do quadro principal vai abaixo eu diria que o problema é então no 1º andar, mas não sei se é assim tão linear. Do que li o que poderia ajudar seria comprar um disjuntor mais sensivél (10mA) e ligar num dos circuitos para ver se dispara primeiro, mas teria de andar a ver vidos no YouTube para aprender o mínimo para o fazer com segurança.

Além disto, já recebi comentários que os interruptores que tenho estou muito sub dimensionados para os eletrodomésticos respetivos. Concordam?

Espero que me consigam ajudar e muito obrigado pela ajuda desde já.
Esses quadros têm vários problemas. O erro principal é a alimentação do quadro do segundo andar (circuito 16) passar pelo diferencial do quadro principal.
O quadro principal deveria ter um interruptor como corte geral, e esse diferencial só devia proteger os circuitos do piso 1. Assim como está todos os circuitos de toda a casa estão a passar nesse diferencial. As fugas de corrente até podem ser no piso 2, mas como passam em 2 diferenciais de 30 mA, pode disparar qualquer um.
m1tnick
Curioso
Curioso

Mensagem por m1tnick »

tomtom Escreveu: 27 jul 2022, 22:46 Esses quadros têm vários problemas. O erro principal é a alimentação do quadro do segundo andar (circuito 16) passar pelo diferencial do quadro principal.
O quadro principal deveria ter um interruptor como corte geral, e esse diferencial só devia proteger os circuitos do piso 1. Assim como está todos os circuitos de toda a casa estão a passar nesse diferencial. As fugas de corrente até podem ser no piso 2, mas como passam em 2 diferenciais de 30 mA, pode disparar qualquer um.
Ok, obrigado pela informação. Penso então que o motivo do diferencial principal ir abaixo é ter tudo a voltar para ele, e sendo este de 30mA seja simples disparar com tanta coisa ligada ao mesmo. Mas faz sentido ir aleatoriamente? Mesmo quando nada está a trabalhar (só aparelhos em standby com uma intensidade média de 2.1A)?
tomtom
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 jun 2014, 17:30

Mensagem por tomtom »

m1tnick Escreveu: 27 jul 2022, 23:24
tomtom Escreveu: 27 jul 2022, 22:46 Esses quadros têm vários problemas. O erro principal é a alimentação do quadro do segundo andar (circuito 16) passar pelo diferencial do quadro principal.
Ok, obrigado pela informação. Penso então que o motivo do diferencial principal ir abaixo é ter tudo a voltar para ele, e sendo este de 30mA seja simples disparar com tanta coisa ligada ao mesmo. Mas faz sentido ir aleatoriamente? Mesmo quando nada está a trabalhar (só aparelhos em standby com uma intensidade média de 2.1A)?
Não é nada de invulgar acontecer. Um aparelho eletrónico pode ter uma fuga de 2-3 mA, sem ter qualquer avaria. Há outras pequenas fugas difíceis de detetar, e que variam - em minha casa tive um diferencial que disparava esporadicamente por causa de uma caixa de aplique numa varanda, que nem tinha qualquer candeeiro ligado.
E um diferencial de 30 mA pode desligar com valores de 15-20 mA.
JFFP
Curioso
Curioso
Registado: 18 jul 2022, 23:36
Been thanked: 2 times

Mensagem por JFFP »

Não sou eletricista mas como ainda ninguém deu nenhuma sugestão, dou a minha e se alguém discordar que o diga!

Penso que devia ser adicionado um disjuntor de corte geral, que até pode ser um disjuntor diferencial mas de menor sensibilidade que vamos chamar D0.

Deste D0 deve sair uma ligação para o D1 (Diferencial do Res-Chao) e outra para o D2 (Diferencial do 1º Piso), da entrada deste D2 deve sair uma ligação até ao D3(Diferencial do 2º Piso).

Desta forma se o problema for das fugas de corrente residuais normais irá resolver, da mesma forma que torna o circuito elétrico mais resiliente que como está não me parece ser muito.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”