Mudei-me para uma moradia nova em Março deste ano e desde essa altura tenho me deparado com um problema que me está a levar ao desespero e até a causar problemas a nível profissional (quando trabalho de casa), pois a eletricidade na minha casa vai abaixo com frequência e de uma forma totalmente aleatória. Seja dia ou noite, a qualquer hora, com chuva ou sol com alguns eletrodomésticos a funcionar ou sem nenhum a funcionar (em stand by). Por vezes vai abaixo 5x por dia, outras aguenta 3 dias ou até uma semana (nunca passou disso). Não encontro mesmo padrão nenhum.
A casa está na garantia mas o eletrecista responsável não dá conta do trabalho e simplesmente não vem a casa. Eventualmente se o problema continuar vou chamar outro eletrecista para ver se resolve o problema, mas antes gostaria de vos pedir ajuda para ver se ha alguma forma de eu poder pelo menos identificar a fonte do problema.
A minha casa tem 3 pisos e com 3 quadros: o principal no 1º andar e os outros em cada andar. Tenho 6,9kvA de potencia contratada monofásica e cada quadro tem um disjuntor diferencial como mostra nas imagens:
Quadro Principal
Quadro 2 andar Quadro 3 andar
O único disjuntor que vai sempre abaixo é do quadro principal e nunca o dos quadros dos andares de cima. Tenho jardim com tubos para passar cabos, mas de momento não passam fios nenhum por lá, sendo que a unica coisa ligada são tomadas exteriores junto às paredes.
Sei os conceitos básicos de eletricidade, mas mexer em disjuntores ou no quadro é algo que nunca fiz, no entanto o que vos gostava de perguntar é se é possível eu fazer algo para ajudar pelo menos a identificar a zona da casa que me está a causar isto. Uma vez que só o disjuntor do quadro principal vai abaixo eu diria que o problema é então no 1º andar, mas não sei se é assim tão linear. Do que li o que poderia ajudar seria comprar um disjuntor mais sensivél (10mA) e ligar num dos circuitos para ver se dispara primeiro, mas teria de andar a ver vidos no YouTube para aprender o mínimo para o fazer com segurança.
Além disto, já recebi comentários que os interruptores que tenho estou muito sub dimensionados para os eletrodomésticos respetivos. Concordam?
Espero que me consigam ajudar e muito obrigado pela ajuda desde já.