Quero excutar a parte eléctrica: dúvidas sobre procedimentos

Responder
sagan
Curioso
Curioso
Registado: 01 set 2008, 19:46

Quero excutar a parte eléctrica: dúvidas sobre procedimentos

Mensagem por sagan »

Olá a todos,

Vou construir vivenda brevemente e tenho uma série de dúvidas sobre a parte eléctrica. Em boa hora descobri este excelente fórum...

Ora bem, vou contextualizar as questões: possuo formação ao nível de electrónica/informática e tive formação na Escola Secundária em electricidade há cerca de 20 anos (como o tempo passa :shock: ).

Tanto a instalação eléctrica do apartamento onde vivo como outras instalações eléctricas de casas recentes que conheço não me satisfazem minimamente. Desde circuitos com carga a mais, terra mal feita, tomadas sem terra, ligações às "três pancadas", etc, há um sem número de pormenores que me levam a desconfiar dos empreiteiros no que respeita à electricidade. Fico com a impressão que os empreiteiros têm apenas um objectivo: fazer o mais barato e rapidamente possível, sacrificando a qualidade.

Estas dúvidas conjugadas com a vontade de implementar um sistema domótico (concebido por mim) que integre iluminação, estores, ar condicionado e segurança, levaram-me a tomar uma decisão: vou ser eu a conceber e executar a parte eléctrica.

Pois... mas quando tomei esta decisão não fazia a mínima ideia do que me esperava... :lol:

A inexistência de um projecto eléctrico levou-me inicialmente a pensar que teria toda a liberdade para fazer o que me apetecesse relativamente à parte eléctrica. No entanto, quando descobri o RTIEBT fiquei em choque :shock:

Por um lado fiquei agradavelmente surpreendido com as exigências do RTIEBT. Muitas das coisas que pretendia fazer, por julgar que um electricista do empreiteiro não faria, afinal agora são obrigatórias. :lol: Ainda bem...

Ora bem, as minhas dúvidas são as seguintes:

De que forma é que posso ser eu a conceber e executar a parte eléctrica? Quais os procedimentos críticos onde posso vi a ter dificuldades? (sei que a resposta está algures no RTIEBT , mas ainda não vi tudo...)

-Presumo que a instalação ter que ter um termo de responsabilidade? Quem o pode assinar?

-A instalação tem que ser certificada? Quais os pontos que a equipa de certificação vai analisar?

-O sistema domótico concebido por mim pode vir a dar problemas durante a certificação? Será que os componentes têm que ser certificados?

Existe mais algum procedimento além do termo de responsabilidade e certificação?

Isto é bem mais complicado do que esperava...
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Quero excutar a parte eléctrica: dúvidas sobre procedimentos

Mensagem por nelmindo »

"-Presumo que a instalação ter que ter um termo de responsabilidade? Quem o pode assinar?
-A instalação tem que ser certificada? Quais os pontos que a equipa de certificação vai analisar?"

termo de responsabilidade é opcional (se vais ser tu para que serve?)
só é necessário certificar, se vai haver pedido de energia directamente À EDP. Para te vender energia, exige que seja feita a inspecção.

"-O sistema domótico concebido por mim pode vir a dar problemas durante a certificação? Será que os componentes têm que ser certificados?"

Topo o equipamento instalado deve cumprir as normas minimas da comunidade europeia (a regra diz que o simbolo CE é suficiente...)

alguns dos pontos referidos, eventualmente serão comentados por outros colegas (e espero que sejam) concordando ou não.
Ainda faltam comentar as outras duvidas, mas são tantos que a minha participação para já vai ser esta.
ecastro
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 fev 2008, 14:38
Has thanked: 1 time
Been thanked: 6 times

Mensagem por ecastro »

Viva
Também na parte burocrática tem que haver um electricista que assine a papelada, pois como é uma habitação nova vai ter que pedir ramal á EDP (aconselho a visitar o site da EDP – clientes – serviços da rede eléctrica – ligação á rede) e para isso é necessário a entrega de fichas electrotécnicas e depois a vistoria pela CERTIEL em que a certificação de uma instalação eléctrica tem por base um pedido de certificado enviado por profissionais, habilitados para o efeito através de inscrição como técnicos responsáveis na Direcção Geral de Energia e Geologia, Direcções Regionais da Economia, Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos ou na Ordem dos Engenheiros.
Os técnicos enviados pela CERTIEL para fazerem a inspecção da instalação podem verificar tudo mas essencialmente vêem as terras e suas continuidades, teste de diferenciais, isolamento, etc.
A consulta das RTIEBT é obrigatória mas provavelmente vai acha-las muito confusas mas é o que temos.
Na minha opinião deveria de tentar arranjar um electricista credenciado para executar a instalação mas que seria continuamente acompanhado por si.
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

concordo com tudo que disse
Responder

Voltar para “Dúvidas”