Vou construir vivenda brevemente e tenho uma série de dúvidas sobre a parte eléctrica. Em boa hora descobri este excelente fórum...
Ora bem, vou contextualizar as questões: possuo formação ao nível de electrónica/informática e tive formação na Escola Secundária em electricidade há cerca de 20 anos (como o tempo passa

Tanto a instalação eléctrica do apartamento onde vivo como outras instalações eléctricas de casas recentes que conheço não me satisfazem minimamente. Desde circuitos com carga a mais, terra mal feita, tomadas sem terra, ligações às "três pancadas", etc, há um sem número de pormenores que me levam a desconfiar dos empreiteiros no que respeita à electricidade. Fico com a impressão que os empreiteiros têm apenas um objectivo: fazer o mais barato e rapidamente possível, sacrificando a qualidade.
Estas dúvidas conjugadas com a vontade de implementar um sistema domótico (concebido por mim) que integre iluminação, estores, ar condicionado e segurança, levaram-me a tomar uma decisão: vou ser eu a conceber e executar a parte eléctrica.
Pois... mas quando tomei esta decisão não fazia a mínima ideia do que me esperava...

A inexistência de um projecto eléctrico levou-me inicialmente a pensar que teria toda a liberdade para fazer o que me apetecesse relativamente à parte eléctrica. No entanto, quando descobri o RTIEBT fiquei em choque

Por um lado fiquei agradavelmente surpreendido com as exigências do RTIEBT. Muitas das coisas que pretendia fazer, por julgar que um electricista do empreiteiro não faria, afinal agora são obrigatórias.

Ora bem, as minhas dúvidas são as seguintes:
De que forma é que posso ser eu a conceber e executar a parte eléctrica? Quais os procedimentos críticos onde posso vi a ter dificuldades? (sei que a resposta está algures no RTIEBT , mas ainda não vi tudo...)
-Presumo que a instalação ter que ter um termo de responsabilidade? Quem o pode assinar?
-A instalação tem que ser certificada? Quais os pontos que a equipa de certificação vai analisar?
-O sistema domótico concebido por mim pode vir a dar problemas durante a certificação? Será que os componentes têm que ser certificados?
Existe mais algum procedimento além do termo de responsabilidade e certificação?
Isto é bem mais complicado do que esperava...