Caros foristas se não é um mistério não sei o que é, já esgotei a paciência, podem dar umas dicas por favor
Tenho em eletrodoméstico ( microondas com Grill) que quando o ligo, uns minutos depois o interruptor diferencial vai abaixo
Acontece que medi com o multímetro os valores da tomada, fase/neutro 234v, neutro/terra ronda os 6v, fase/terra 0, ou seja sem aterramento,
ao testar de novo o microondas coloquei a mão na carcaça do mesmo e teve uma Electrocusão (choque elétrico não grave) e o geral foi de imediato abaixo, agora pergunto, se o microondas não estava protegido com o terra porque razão o geral foi abaixo? Alguém me pode responder a este mistério
Muito obrigado
Geral ou microondas com avaria
-
- Curioso
- Registado: 12 dez 2011, 22:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 6 times
Re: Geral ou microondas com avaria
Quando diz o "geral" está a referir-se ao diferencial?
Não é necessário que haja ligação à terra para o diferencial actuar. Basta que haja uma diferença de corrente entre a fase e o neutro que passam por ele. Ao apanhar um choque, parte da corrente da fase foi desviada pelo corpo que apanhou choque e o diferencial detectou essa fuga.
Não é necessário que haja ligação à terra para o diferencial actuar. Basta que haja uma diferença de corrente entre a fase e o neutro que passam por ele. Ao apanhar um choque, parte da corrente da fase foi desviada pelo corpo que apanhou choque e o diferencial detectou essa fuga.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 01 jul 2022, 16:23
- Has thanked: 4 times
Sim caro Hangas refiro-me a um interruptor diferencial
que vai abaixo depois de alguns minutos de ligar o Grill
Pode explicar o seguinte se souber claro, na ponta do fio do Grill tem 3 condutores fase, neutro, terra, com as pontas de prova do multímetro na posição "resistência/continuidade" testando a fase e neutro com a posição do Grill ligado dá uns valores de resistência, com a fase e terra dá 0, portanto significa que não tem qualquer tipo de passagem/fuga para a carcaça, é isso caro hangas?
Pode explicar o seguinte se souber claro, na ponta do fio do Grill tem 3 condutores fase, neutro, terra, com as pontas de prova do multímetro na posição "resistência/continuidade" testando a fase e neutro com a posição do Grill ligado dá uns valores de resistência, com a fase e terra dá 0, portanto significa que não tem qualquer tipo de passagem/fuga para a carcaça, é isso caro hangas?
-
- Curioso
- Registado: 12 dez 2011, 22:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 6 times
Pode não ter quando desligado/frio mas pode ter depois de aquecer.
Não é incomum a resistências avariarem de forma a que o fio da resistência encoste ao chassi da mesma depois de aquecer e dilatar.
Não é incomum a resistências avariarem de forma a que o fio da resistência encoste ao chassi da mesma depois de aquecer e dilatar.
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Se a resistência é 0 OHM, significa que está em curto.Paio Escreveu: 04 jul 2022, 17:15 Sim caro Hangas refiro-me a um interruptor diferencial