MariaFernandes Escreveu: 07 set 2021, 19:58
Olá a todos!
Aproveitando estar num fórum de pessoas da área gostava de fazer uma pergunta que sempre tive dúvidas e nunca me conseguiram explicar direito.
Porque é que os casquilhos de rosca não têm ligação a terra? Tenho num anexo alguns pontos de luz em que uso apenas o casquilho normal (não há dinheiro para candeeiros). Na altura não fui eu que instalei, foi um eletricista e eu pedi-lhe para arranjar uns casquilhos com terra, que assim ficava mais segura e também não ficava lá com 1 fio solto. O eletricista disse-me que não havia casquilhos com terra porque os casquilhos não precisavam de terra mas não me soube dizer porquê.
Alguém me pode explicar? Hoje em dia qualquer candeeiro por mais barato que seja tem ligação terra e não consigo encontrar um casquilho de rosca com ligação à terra. Não devia ser suposto terem essa ligação para estar mais segura?
Obrigada e desculpem a pergunta. Mas também não queria morrer sem saber a razão!
Embora a resposta do
pedro caetano esteja correcta, penso que não toca exactamente no ponto.
Talvez o melhor seja primeiro explicar para que serve a ligação de terra e em que media é que isso protege os utilizadores da instalação, depois talvez se perceba melhor a questão dos casquilhos não terem ligação de terra.
Numa instalação pode haver elementos metálicos. As peças metálicas são condutoras de electricidade. Se uma peça metálica que não deveria estar em tensão, por algum motivo estiver em tensão, quando é tocada por alguém descarrega "essa electricidade" através do corpo da pessoa e essa pessoa "leva um choque". Se essa peça metálica fizer parte de equipamento eléctrico pode ficar com carga eléctrica devido a uma avaria eléctrica, por exemplo um fio do equipamento que se parte (ou solta do local em que deveria estar ligado) e toca na parte metálica. Se essa parte metálica estiver ligada à terra (através de um condutor verde e amarelo) quando ocorrer uma avaria como a descrita anteriormente há aparelhos no quadro eléctrico que desligam automaticamente a corrente desse circuito. Estes aparelhos são os interruptores diferenciais. Se tiver ligação à terra, mas não tiver estes aparelhos no quadro, continua sem ter protecção nenhuma. (ATENÇÃO que com a instalação dos novos contadores a E-REDES -antiga EDP Distribuição- está a retirar os aparelhos que faziam a protecção diferencial, deixando muitos utilizadores completamente desprotegidos).
Assim, não existem casquilhos com ligação de terra, porque os casquilhos são de plástico ou de outro material não condutor. As únicas peças metálicas que têm não estão acessíveis, não estão em posição de ser tocadas por descuido e admite-se que estão em tensão, portanto ninguém lhes vai tocar. Um candeeiro com partes metálicas acessíveis por mais barato que seja deverá obrigatoriamente de ter ligação à terra.