ligação de lampadas a duas fases diferentes

Responder
ruimonteiro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 out 2021, 09:50

ligação de lampadas a duas fases diferentes

Mensagem por ruimonteiro »

bom dia caros foristas, tenho uma situação a desenvolver. Tenho uma garagem em que queria quando abri-se o portão acende-se uma luz exterior e as luzes interiores (terei ligação para isto na board de controlo do motor do portão), até aqui muito bem é só ajustar o tempo que quero que estejam ligadas. No entanto queria ligar tambem a estas lampadas um interruptor interno duplo para ligar só a luz exterior ou as luzes interiores, o que terei de utilizar para fazer essa comutação pois não poderei ter as duas fases (do motor ou do interruptor) ligadas simultaneamente á lampada.obg
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Re: ligação de lampadas a duas fases diferentes

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Se não queres misturar a fase, podes pensar em contactores ou relés para fazer esse comando da iluminação.

Cmups!
travassos
Curioso
Curioso
Registado: 01 ago 2010, 18:50
Has thanked: 3 times
Been thanked: 5 times

Mensagem por travassos »

ruimonteiro Escreveu: 29 out 2021, 10:12 bom dia caros foristas, tenho uma situação a desenvolver. Tenho uma garagem em que queria quando abri-se o portão acende-se uma luz exterior e as luzes interiores (terei ligação para isto na board de controlo do motor do portão), até aqui muito bem é só ajustar o tempo que quero que estejam ligadas. No entanto queria ligar tambem a estas lampadas um interruptor interno duplo para ligar só a luz exterior ou as luzes interiores, o que terei de utilizar para fazer essa comutação pois não poderei ter as duas fases (do motor ou do interruptor) ligadas simultaneamente á lampada.obg
Vou deixar uma sugestão um pouco diferente para o que pretende,

Presumo que quando abre o portão quererá sempre a luz interior acesa. certo?
Se for assim, ligue a lampada interior à saída de lampada do motor do portão.
A lampada exterior só se justifica acesa quando está escuro na rua. Sendo assim e para acender em conjunto com a abertura do motor, ligue à saída de lampada do motor do portão tal como a lampada interior. Agora interrompa o retorno que vai para a lampada exterior num sensor crepuscular com cantacto seco.
OBS: O sensor crepuscular tem que estar permanentemente alimentado. O retorno que vem do motor do portão liga no "born1" do contacto seco do sensor e sai no "born2" para a lampada exterior. Não fazer shunt da fase do sensor para o contacto seco.

VAIS TER:
Lampada interior a acender sempre que abres o portão
Lampada exterior a acender sempre que abres o portão e está escuro na rua

Para comandar as lampadas com o portão fechado use a fase que alimenta o motor(isto para usar a mesma fase,nada o impede de usar a mesma fase, para mim deverá usar a mesma fase para não complicar a instalação) a ir ao Interruptor interno (comutador de Lustre) e os retornos a irem diretamente às lampadas.
VAIS
acender manualmente qualquer das lampadas sempre que quiser, independentemente do portão estar aberto ou fechado e de estar ou não escuro na rua.

Atenção: Respeite o limite de amperes da saída de lampada do motor para calcular o número de lampadas a instalar.
Atenção: A saída de lampada do motor tem que ser 230V para a minha sugestão. Caso não seja terá que usar um esquema com relés.
Travassos
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Mensagem por mromeiro »

Utilizando um computador de escada, ligando o ponto comum à lâmpada e cada um dos outros 2 pontos a cada uma das fases parece-me que dá.
Vokki
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 nov 2021, 15:44

Mensagem por Vokki »

Para manusear as lâmpadas do portão fechado use o segmento que alimenta o motor (isso para aplicar o segmento igual, nada impede de usar o segmento igual, para mim você tem que usar o segmento igual no momento não complica mais a instalação) para visitar o interruptor dentro e imediatamente volte a caminhar em direção às lâmpadas.
Com a taxa correta, ele https://bettiltpt.com/retorna esse dinheiro para si mesmo com um lucro
ALEX BOLD
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 27 jun 2022, 16:08

Mensagem por ALEX BOLD »

Penso que a opção computador de escada é mais fiável.

xxbetportugal.com
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”