Olá a todos, eu sei que vai tem um monte de gente jogando pedras por causa da pergunta mas eu não achei uma resposta satisfatoria no google, eu estou começando a estudar e espero que vocês tenham compreenção de que eu não entendo profundamente o tema, a pergunta:
Em todos os lugares (sites, livros, youtube) dizem que existe o fluxo convencional ( do positivo para o negativo) e o fluxo real( do negativo para o positivo), isso eu entendo, porém sempre que eu testo absolutamente qualquer coisa com o multimetro o fluxo sempre é do positivo/vcc/fase para o negativo/ground/neutro, numca em nenhum caso a corrente vai ao contrario, porém todo mundo diz que a corrente flui ao contrario (sentido real), o que eu não estou entendento?
O meu receio é não conseguir entender direito os esquemas eletricos por não saber o sentido (na pratica) da corrente.
Sentido da Corrente Elétrica
- Rogério Lima
- Faça a sua apresentação
- Registado: 25 mai 2022, 12:43
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Sentido da Corrente Elétrica
1º, se estivermos a falar de corrente continua, faz sentido falar no sentido ou fluxo da corrente. O convencional é do posiito/+ para o negativo/-. O real é ao contrário.Rogério Lima Escreveu: 25 mai 2022, 12:59 Olá a todos, eu sei que vai tem um monte de gente jogando pedras por causa da pergunta mas eu não achei uma resposta satisfatoria no google, eu estou começando a estudar e espero que vocês tenham compreenção de que eu não entendo profundamente o tema, a pergunta:
Em todos os lugares (sites, livros, youtube) dizem que existe o fluxo convencional ( do positivo para o negativo) e o fluxo real( do negativo para o positivo), isso eu entendo, porém sempre que eu testo absolutamente qualquer coisa com o multimetro o fluxo sempre é do positivo/vcc/fase para o negativo/ground/neutro, numca em nenhum caso a corrente vai ao contrario, porém todo mundo diz que a corrente flui ao contrario (sentido real), o que eu não estou entendento?
O meu receio é não conseguir entender direito os esquemas eletricos por não saber o sentido (na pratica) da corrente.
2º, se estivermos a falar de corrente alternada, o sentido da corrente não faz sentido falar nele. O importante é a quantidade. O multímetro nunca irá indicar corrente negativa ou ao contrário.
Esta confusão dos sentidos real e convencional, só existe porque quando os cientistas mais antigos; que estudaram os fenómenos e desenvolveram as teorias e fórmulas, com a tecnologia disponível; deduziram que a corrente ia do mais alto para o mais baixo, usando a analogia da água ou gases.
Essa analogia diz que a matéria se desloca do sentido alta pressão/altura para a baixa altura/pressão.
Mais tarde veio-se a descobrir que o que se deslocava eram os eletrões (que na altura dos cientistas antigos, ainda não tinham sido descobertos) e deslocam-se do sitio onde tem mais eletrões para o lado que tem menos eletrões (o que continua a fazer sentido com teoria inicial da matéria, só que enganaram-se no local onde tem mais...) . Em termos de conceito, não importa, a teoria e os cálculos continuam a ser válidos.
- Rogério Lima
Eu entendo o que você disse, porém tem algumas inconsistencias nos meus testes, por exemplo:
Na fonte de um computador tem +12v e +5v e negativo/ground, porém testando eu reparei que a corrente fui do +12v/+5v para o negativo/ground e não o contraio (“sentido real”).
Como na fonte a corrente é continua o certo não seria a corrente fluir (“sentido real”) do negativo/ground para o +12v/+5v?
Na fonte de um computador tem +12v e +5v e negativo/ground, porém testando eu reparei que a corrente fui do +12v/+5v para o negativo/ground e não o contraio (“sentido real”).
Como na fonte a corrente é continua o certo não seria a corrente fluir (“sentido real”) do negativo/ground para o +12v/+5v?
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
O multímetro apenas dá positivo se ligar o vermelho a um ponto de tensão mais elevada, e o preto à tensão mais baixa.Rogério Lima Escreveu: 25 mai 2022, 15:25 Eu entendo o que você disse, porém tem algumas inconsistencias nos meus testes, por exemplo:
Não está relacionado com o sentido a que os eletrões se deslocam.
Como foi dito, é apenas um sentido convencional, para que todos façam os cálculos da mesma forma, e haver menos enganos e confusões.
Se fizer um exercício em que fizer o sentido ao contrário em todos os pontos, vai ver que o resultado é exatamente o mesmo, mas com o sinal inverso, já que convencionou ao contrário.
Não precisa mais de se preocupar em que direção os eletrões se deslocam.
Use apenas o sentido convencional, para assim não fazer confusão na sua cabeça.
- Rogério Lima
Muito obrigado pela contribuição de todos até agora mas eu realmente estou interessado em entender essa questão.mromeiro Escreveu: 25 mai 2022, 15:44O multímetro apenas dá positivo se ligar o vermelho a um ponto de tensão mais elevada, e o preto à tensão mais baixa.Rogério Lima Escreveu: 25 mai 2022, 15:25 Eu entendo o que você disse, porém tem algumas inconsistencias nos meus testes, por exemplo:
Como foi dito, é apenas um sentido convencional, para que todos façam os cálculos da mesma forma, e haver menos enganos e confusões.
Se fizer um exercício em que fizer o sentido ao contrário em todos os pontos, vai ver que o resultado é exatamente o mesmo, mas com o sinal inverso, já que convencionou ao contrário.
Você comentou da diferença de potencial, mas a corrente não flui (sempre) do ponto do ponto de maior potencial para o de menor potencial?
Fora que tem outras questões também, por exemplo tem os componentes que são polarizados como por exemplo os capacitores e os diodos, qual é o sentido (real) do fluxo de corrente que passa por eles? É o convencional ou o "real"?
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Eu entendo a sua confusão, pois quando estava a estudar também tive a mesma questão.Rogério Lima Escreveu: 25 mai 2022, 17:27Muito obrigado pela contribuição de todos até agora mas eu realmente estou interessado em entender essa questão.mromeiro Escreveu: 25 mai 2022, 15:44O multímetro apenas dá positivo se ligar o vermelho a um ponto de tensão mais elevada, e o preto à tensão mais baixa.Rogério Lima Escreveu: 25 mai 2022, 15:25 Eu entendo o que você disse, porém tem algumas inconsistencias nos meus testes, por exemplo:
Você comentou da diferença de potencial, mas a corrente não flui (sempre) do ponto do ponto de maior potencial para o de menor potencial?
Fora que tem outras questões também, por exemplo tem os componentes que são polarizados como por exemplo os capacitores e os diodos, qual é o sentido (real) do fluxo de corrente que passa por eles? É o convencional ou o "real"?
Podemos fazer um exemplo comparativo:
Imagine que vai a um cinema, e estão todos os lugares ocupados, menos o que está junto à parede.
Então para evitar estar a passar em frente a todas as pessoas, todas as pessoas se deslocam 1 lugar para o lado, ficando assim livre o lugar junto ao corredor.
Neste caso, o lugar "deslocou-se" de junto à parede para junto ao corredor (isto é o equivalente ao sentido convencionado), mas na realidade as pessoas é que se deslocaram em sentido inverso (sentido real).
Como vê, não é relevante ter uma ou outra abordagem, pois ambas são corretas e dão o mesmo resultado, mas se tentar misturar as 2, vão dar confusão e erros.
Assim sendo, não deve preocupar-se se são os electrões a andar para a esquerda, ou os protões a andar para a direita, pois está apenas a fazer cálculos, e ambos vão dar o mesmo resultado.
Assim aconselho vivamente a esquecer que quem mexe são os electrões, pois isso não tem relevância nenhuma nota cálculos.
Só a título que curiosidade, a velocidade dia electrões é muito baixa (na ordem dos milímetros por segundo; sim, mais lentos que um caracol), no entanto a eletricidade é bem mais rápida.
Como vê, não interessa mesmo estar a pensar como como se deslocam os electrões.
Então vamos a partir de agora falar sempre em sentido convencional, para não haver confusões.
Respondendo às questões que colocou, o sentido convencional nos diodos diodos, a corrente entra pelo positivo e saí pelo negativo.
Nos condensadores, que têm polarização, tem de ser garantir que nunca têm tensão inversa nos terminais, pois podem explodir.
O sentido convencional quando estão a carregar, a corrente entra pelo positivo e saí pelo negativo.
Quando está a descarregar, é o sentido inverso.
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Quer dizer "acumula" no condensador, pois não flui do positivo para polo negativo, nos condensadores "eletrolíticos" e nos outros também