Ligação de electrovalvula
Ligação de electrovalvula
boa noite.
Comprei uma electrovalvula com solenoide 24 VAC e um transformador 230 para 24 VAC.
Era para pôr rega a certas horas, com um relógio. Mas antes de aplicar, testei, e ligo os fios do transformador aos da valvula só ouço um zumbido mas não abre nem fecha. Será por falta de pressão da água?
Comprei uma electrovalvula com solenoide 24 VAC e um transformador 230 para 24 VAC.
Era para pôr rega a certas horas, com um relógio. Mas antes de aplicar, testei, e ligo os fios do transformador aos da valvula só ouço um zumbido mas não abre nem fecha. Será por falta de pressão da água?
-
- Curioso
- Registado: 12 dez 2011, 22:24
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 6 times
Re: Ligação de electrovalvula
O transformador parece ser se apenas 150mA.
E possível que não chegue para actuar a válvula.
Eu tenho umas válvulas da RainBird que precisam de 450mA para actuar o selenoide e de 250mA para o manter aberto.
E possível que não chegue para actuar a válvula.
Eu tenho umas válvulas da RainBird que precisam de 450mA para actuar o selenoide e de 250mA para o manter aberto.
- orabolas
- Curioso
- Registado: 27 dez 2014, 11:31
- Has thanked: 7 times
- Been thanked: 4 times
Bom dia,
eu tenho um transformador exactamente igual e eletroválvulas da RainBird, e ele funciona as mil maravilhas.
Se repararem a saída tem corrente de cerca de 800mA, logo deveria de funcionar.
Os melhores cumprimentos
Orabolas
eu tenho um transformador exactamente igual e eletroválvulas da RainBird, e ele funciona as mil maravilhas.
Se repararem a saída tem corrente de cerca de 800mA, logo deveria de funcionar.
Os melhores cumprimentos
Orabolas
-
- Curioso
Tem razão, é de 800mA. Pareceu-me 150mA quando fiz zoom à foto.
Julgo que deveria fazer o click mesmo sem pressão de água, mas não tenho a certeza. Nunca experimentei
Julgo que deveria fazer o click mesmo sem pressão de água, mas não tenho a certeza. Nunca experimentei
Obrigado pelas respostas.
Ninguém tem ideia ou solução
Comprei isto no leroy, como não percebo do assunto, perguntei a um tipo se era compatível e ele disse que sim.
Provavelmente, vou devolver.
Ninguém tem ideia ou solução
Comprei isto no leroy, como não percebo do assunto, perguntei a um tipo se era compatível e ele disse que sim.
Provavelmente, vou devolver.
-
- Curioso
A válvula não estará aberta manualmente?
Em princípio a válvula da para abrir manualmente rodando o corpo 1/4 de volta.
Pode ser que já esteja na posição de aberto e só ouve o zumbido da bobine.
Pode sempre ir ao Leroy e pedir assistência. Peça para eles ligarem isso a sua frente.
Em princípio a válvula da para abrir manualmente rodando o corpo 1/4 de volta.
Pode ser que já esteja na posição de aberto e só ouve o zumbido da bobine.
Pode sempre ir ao Leroy e pedir assistência. Peça para eles ligarem isso a sua frente.
Não, não está aberta, eu soprei e não passa ar.
A unica coisa que roda é para desenroscar o solenoide.
Vou tirar foto de outra prespectiva, para mostrar.
A unica coisa que roda é para desenroscar o solenoide.
Vou tirar foto de outra prespectiva, para mostrar.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 04 jan 2022, 14:25
Boa tarde, ja verificou a polaridade?, por se tratar de alimentação DC, existe a polaridade correta a ser ligada
Por outro lado fica-se a ouvir um barulho continuo, muito ténue quando recebe eletricidade, provavelmente é normal, mas o que me veio à ideia é que estava a «esforçar»
Também não sei para que serve o que está escrito na parte de cima do solenoide, diz on /off e tem umas setas que convergem uma para a outra e diz também 1/4 turn
Será necessário instalá-la na tubagem? Funcionará só com pressão da água? Quanta pressão? Quanta pressão conseguimos soprar com pulmões?
Então pessoal! Não anda por aqui alguém que me oriente?
Eu aplicava a valvula, mas se ficar com marcas de uso e quiser devolver, já não ma aceitam.
Eu aplicava a valvula, mas se ficar com marcas de uso e quiser devolver, já não ma aceitam.
-
- Curioso
Esse on/off 1/turn é o que eu estava a dizer antes. Roda-se esse corpo 1/4 volta para abrir fechar manualmente.
Aqui não há questões de polaridade porque isso é um transformador 24vac e isso trabalha tudo em ac.
Aqui não há questões de polaridade porque isso é um transformador 24vac e isso trabalha tudo em ac.