Disjuntor duplo
-
- Curioso
- Registado: 20 abr 2022, 09:36
- Has thanked: 8 times
Disjuntor duplo
Boa dia a todos,
No meu quadro tenho um disjuntor duplo (bipolar ?) que quando o desligo é como se tivesse a desligar o geral, corta a eletricidade a toda a casa. Qual é a utilidade deste disjuntor e qual a razão para ser duplo?
Obrigado,
Ricardo
No meu quadro tenho um disjuntor duplo (bipolar ?) que quando o desligo é como se tivesse a desligar o geral, corta a eletricidade a toda a casa. Qual é a utilidade deste disjuntor e qual a razão para ser duplo?
Obrigado,
Ricardo
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 405 times
- Been thanked: 89 times
Re: Disjuntor duplo
boas. isso não é dijuntor, mas sim interruptor é o chamado corte geral como diz desliga tudo. cump
-
- Velha Guarda
boas. para mim corte geral pode ser um interruptor como esse ou na melhor das hipoteses um interruptor diferencial.no seu caso fazia mais sentido um diferencial pois protegia casa toda, pelo que vejo esse quadro tem só um circuito, pois ao lado desse tem só um dijuntor é isso? lembro que esse diferencial para proteger como deve ser tem de ter fio de terra. essa instalação está dentro das normas? cump
-
- Curioso
Peço desculpa, não deixei o contexto todo. Este é o meu quadro.
Então o que eu chamei disjuntor dublo é também um geral, junto com o da direita?-
- Velha Guarda
boas. assim é outra coisa, mas não tem proteção diferencial, o que pode fazer, é no lugar desse interruptor duplo coloca um diferencial de 40a e 003 a, pois deduzo que tenha wc e assim fica com a casa toda protegida. esse dcp que esta ao lado que é da edp não é diferencial. convem falar com um tecnico cump
-
- Curioso
Sim irei falar com um técnico. Ultimas questões, estando todos os circuitos protegidos por dijuntores porque diz que a casa.não está protegida atualmente? E qual acha que foi a razão de terem utilizado este disjuntor duplo em vez do diferencial, será da antiguidade do apartamento (anos 90)?
-
- Velha Guarda
boas. sim há anos atras pouca gente colocava dijuntores desses existem muitas casas como essa nessas condições. quando digo que não tem proteção é sobre passagens de corrente que pode haver em equipamentos em que a pessoa sofre um choque, e assim com o diferencial está protegido , não chegando a apanhar. cump
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 mai 2022, 00:56
- Been thanked: 1 time
Boa noite meu amigo!
Pelo que entendi, essa sua instalação é em Portugal, correto?
É preciso ver com um técnico local dai, detalhes de como está sua instalação elétrica. Cada país tem suas normas técnicas que devem ser respeitadas.
E quanto a sua dúvida, lá vamos nós! É o seguinte: os disjuntores bipolares tem a função de fazer a manobra das fases que estão ligadas neles. Por manobra, entende-se como Ligar e desligar a energia.
Como você ao desligar, a casa toda fica sem energia, possivelmente ele seja o disjuntor geral de seu quadro elétrico.
É isso, amigo. Espero poder ter te ajudado.
Forte abraço para ti e um um abraço forte para nossa amada terra, Portugal.
Boa noite!
Pelo que entendi, essa sua instalação é em Portugal, correto?
É preciso ver com um técnico local dai, detalhes de como está sua instalação elétrica. Cada país tem suas normas técnicas que devem ser respeitadas.
E quanto a sua dúvida, lá vamos nós! É o seguinte: os disjuntores bipolares tem a função de fazer a manobra das fases que estão ligadas neles. Por manobra, entende-se como Ligar e desligar a energia.
Como você ao desligar, a casa toda fica sem energia, possivelmente ele seja o disjuntor geral de seu quadro elétrico.
É isso, amigo. Espero poder ter te ajudado.
Forte abraço para ti e um um abraço forte para nossa amada terra, Portugal.
Boa noite!
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
Boas
Antes de pedir a alguém que lhe instale o Diferencial verifique se a sua instalação tem terra, em habitações antigas muitas delas não tinham condutor de terra, para tal basta tirar esses parafusos do painel frontal e colocar aqui uma foto que alguém lhe dirá se tem ou não terra na sua instalação.
Antes de pedir a alguém que lhe instale o Diferencial verifique se a sua instalação tem terra, em habitações antigas muitas delas não tinham condutor de terra, para tal basta tirar esses parafusos do painel frontal e colocar aqui uma foto que alguém lhe dirá se tem ou não terra na sua instalação.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
-
- Quadro de Honra
Boas
Nesse caso faz todo o sentido colocar o diferencial.
Se optar por fazer uma requalificação mais profunda e substituir integralmente o quadro elétrico, se já dispuser de um dos novos contadores de energia pode remover o limitador de potencia que tem, obviamente que tudo isto deve ser articulado com a E-Redes para não ter "surpresas desagradáveis" de lhe aparecer uma coisa para pagar.
Nesse caso faz todo o sentido colocar o diferencial.
Se optar por fazer uma requalificação mais profunda e substituir integralmente o quadro elétrico, se já dispuser de um dos novos contadores de energia pode remover o limitador de potencia que tem, obviamente que tudo isto deve ser articulado com a E-Redes para não ter "surpresas desagradáveis" de lhe aparecer uma coisa para pagar.
-
- Curioso
Obrigado pela sugestão.
Sim, já tenho dos novos contadores. Está então a falar de remover o interruptor do lado direito e depois instalar um quadro maior?
A troca para um diferencial vou fazer de certeza, mas quais são as vantagens de trocar o quadro, é apenas ter espaço para mais disjuntores? É que nesta casa não tenho mais tubagens livres.
Sim, já tenho dos novos contadores. Está então a falar de remover o interruptor do lado direito e depois instalar um quadro maior?
A troca para um diferencial vou fazer de certeza, mas quais são as vantagens de trocar o quadro, é apenas ter espaço para mais disjuntores? É que nesta casa não tenho mais tubagens livres.
-
- Quadro de Honra
A minha sugestão de remover o limitador de potencia está dependente da intervenção que for fazer na instalação e está relacionada com a eventual necessidade de necessitar de mais espaço para colocar aparelhagem.
Se a intervenção for pontual e pretende apenas colocar o diferencial os trabalhos podem se resumir simplesmente a isso.
Se a intervenção for pontual e pretende apenas colocar o diferencial os trabalhos podem se resumir simplesmente a isso.