Dois ramais a sair do contador

Responder
forjaz
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 22 abr 2022, 20:12

Dois ramais a sair do contador

Mensagem por forjaz »

Gostaria de saber se me podem ajudar.

Estou a fazer obras numa moradia e vou colocar o contador no muro à entrada. Além da casa principal, tenho uma garagem e um anexo que ficam a meio caminho entre o muro e a casa. Entre o contador e o quadro da casa serão aproximadamente uns 50 metros e a garagem e o anexo devem ficar a uns 25 metros do contador e um pouco mais do local onde ficará o quadro da casa.

A minha questão é se será possível, dentro das normas, ter logo dois ramais à saída do contador (colocando um barramento ou algo semelhante) indo um para a garagem, onde terá um quadro e outro para a casa, onde terá outro quadro. Dessa forma evitaria ter que ir ao quadro da casa e depois andar para trás, do quadro da casa para o quadro secundário na garagem. Os cabos seguirão enterrados até entrarem quer na casa quer na garagem.

Agradeço desde já toda a ajuda.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Has thanked: 31 times
Been thanked: 78 times

Re: Dois ramais a sair do contador

Mensagem por luisilva78 »

forjaz Escreveu: 22 abr 2022, 20:20 Gostaria de saber se me podem ajudar.

Estou a fazer obras numa moradia e vou colocar o contador no muro à entrada. Além da casa principal, tenho uma garagem e um anexo que ficam a meio caminho entre o muro e a casa. Entre o contador e o quadro da casa serão aproximadamente uns 50 metros e a garagem e o anexo devem ficar a uns 25 metros do contador e um pouco mais do local onde ficará o quadro da casa.

A minha questão é se será possível, dentro das normas, ter logo dois ramais à saída do contador (colocando um barramento ou algo semelhante) indo um para a garagem, onde terá um quadro e outro para a casa, onde terá outro quadro. Dessa forma evitaria ter que ir ao quadro da casa e depois andar para trás, do quadro da casa para o quadro secundário na garagem. Os cabos seguirão enterrados até entrarem quer na casa quer na garagem.

Agradeço desde já toda a ajuda.
Se logo à saída do contador tiver um quadro de onde saiam 2 circuitos com as devidas protecções, pode fazer assim. Caso contrário pode fazer do quadro da garagem o quadro geral, e tirar daí o circuito que vai para a casa.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Been thanked: 38 times

Mensagem por Faiante »

Olá boas meu caro "forjaz"

Um contador, se monofásico, apenas permite sair uma fase e um neutro. Logo, apenas permitirá fazer uma saída.

Quando muito, poderá fazer como o colega eng. " luisilva78" lhe indicou no post anterior ao meu.

Isto é, como os contadores hoje em dia são sistemas inteligentes, dispensa a colocação do DCP (disjuntor controlo de potência),
deste modo poderá colocar um pequeno quadro onde terá um corte geral e as proteções dos cabos que irão alimentar, os
restantes quadros parciais.

Convém não esquecer de dotar cada quadro parcial de uma terra de protecção.

Espero ter ajudado

Cptos

JAG
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Boas

Financeiramente não vejo nenhuma vantagem em deixar um quadro no muro junto do contador para ter duas saídas ou que o quadro da garagem seja o quadro principal da casa.

Outro aspeto a ter em conta é que se houver um disparo no disjuntor geral do quadro terá de sair da habitação principal para se deslocar por exemplo á garagem para rearmar o disjuntor que pode ser bastante inconveniente se for de noite ou se estiver a chover.

Se fosse eu deixava o quadro geral no interior da habitação e passava um cabo para a garagem no minimo de 6mm2 para que no futuro possa ter lá um carregador para um carro elétrico.

Se a casa tiver vários pisos não se esqueça que cada piso deve ter um quadro elétrico.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”