Teste KVa

Responder
MárioPedro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 abr 2022, 10:59

Teste KVa

Mensagem por MárioPedro »

Viva,

Tenho uma potência contratada na minha residência de 6,9KVa monofásico.
Gostaria de perceber como é que podemos determinar se realmente é esta potência que chega ao quadro dos disjuntores.
Existe algum dispositivo que mede esta potência?
Coloco esta questão porque tenho interesse em instalar um dispositivo de carregamento para veículo elétrico de 7KWh.

Muito agradeço a atenção dispensada.
Cumprimentos.
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Has thanked: 34 times
Been thanked: 15 times

Re: Teste KVa

Mensagem por maxxis »

MárioPedro Escreveu: 11 abr 2022, 15:25 Viva,

Tenho uma potência contratada na minha residência de 6,9KVa monofásico.
Gostaria de perceber como é que podemos determinar se realmente é esta potência que chega ao quadro dos disjuntores.
Existe algum dispositivo que mede esta potência?
Coloco esta questão porque tenho interesse em instalar um dispositivo de carregamento para veículo elétrico de 7KWh.

Muito agradeço a atenção dispensada.
Cumprimentos.
Em princípio sim, será a potência que tem contratada que lhe é disponibilizada. O carregador que fala será de 7kW? Se sim o seu quadro não irt aguentar essa potência.
Se tiver acesso fácil ao seu contador e este for de nova geração consegue perceber o pico máxima de potência que atingiu na sua habitação, existe um menu que lhe dá essa informação.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Has thanked: 3 times
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Penso que pode sempre limitar a potência para valores inferiores e não terá problemas.
Confirme que esse carregador é para instalações monofásicas.

Cumps!
MárioPedro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 abr 2022, 10:59

Mensagem por MárioPedro »

Bom dia,

O contador que tenho na habitação é dos antigos, vê-se no centro um disco a rodar e a numeração é analógica.

Sim o carregador permite carregar até 7KW e é monofásico (tem 3 fios).

Já recebi o carregador e instalei mas só carrega a 1,375KWh (5,9AX233V)! Não entendo porquê. É anunciado que pode carregar até 32A

Ainda é mais lento do que o carregador portátil que vem com a viatura (Nissan Leaf), que carrega 2,1KWh.

Gostaria de poder medir os KVa que chegam à habitação, ou saber que dispositivo determina este valor.

Obrigado,
Cumprimentos,
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª
Registado: 10 set 2021, 17:26
Has thanked: 15 times
Been thanked: 37 times

Mensagem por mromeiro »

O que determina os KVA é o disjuntor que está a seguir ao contador.
Depois é só multiplicar por 230 e dividir por 1000.
Se tema potência contratada de 6.9, então deve ter um disjuntor de 30 A.

O funcionamento do disjuntor é que quando for ultrapassado o valor (com alguma tolerância), desliga.

Se não aconteceu a luz desligar-se, significa que não foi ultrapassada a potência contratada.
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Eu a título de curiosidade gostava de saber, quantas horas leva a carregar pois 7-6,9=0,1 KVA deve chegar
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

Mensagem por mromeiro »

Duzia12 Escreveu: 14 abr 2022, 11:41 Eu a título de curiosidade gostava de saber, quantas horas leva a carregar pois 7-6,9=0,1 KVA deve chegar
???
AlbanoFerreira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 mai 2022, 17:32

Mensagem por AlbanoFerreira »

Caro amigo existe aí alguma confusão nas suas contas.
1kva=5A
7 kVA=35A
Existem aparelhos baratos na casa dos 20 euros para saber a voltagem, amperagem, consumo, etc
mromeiro
Electricista de 2ª
Electricista de 2ª

Mensagem por mromeiro »

AlbanoFerreira Escreveu: 23 mai 2022, 17:49 Caro amigo existe aí alguma confusão nas suas contas.
1kva=5A
7 kVA=35A
Existem aparelhos baratos na casa dos 20 euros para saber a voltagem, amperagem, consumo, etc
1 KVA = 1000 VA.
Sendo a tensão de 230V, então 1000 / 230 = 4,35 A, e não 5 A.

Usando a mesma lógica, 7 KVA => 7000 / 230 = 30,43 A, e não 35A.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Been thanked: 75 times

Mensagem por Gil82 »

MárioPedro Escreveu: 13 abr 2022, 10:31 Bom dia,

O contador que tenho na habitação é dos antigos, vê-se no centro um disco a rodar e a numeração é analógica.

Já recebi o carregador e instalei mas só carrega a 1,375KWh (5,9AX233V)! Não entendo porquê. É anunciado que pode carregar até 32A

Ainda é mais lento do que o carregador portátil que vem com a viatura (Nissan Leaf), que carrega 2,1KWh.

Gostaria de poder medir os KVa que chegam à habitação, ou saber que dispositivo determina este valor.

Obrigado,
Cumprimentos,
Boas!

Para verificar a potência fornecida há vários aparelhos como multímetros que mostram a corrente, tensão e potência:

Imagem

Para um melhor aproveitamento da potência disponível da habitação para carregamento do veículo elétrico, existem carregadores que recebem sinal de contador extra a instalar (normalmente por impulsos) e que adequam a potência a fornecer.

Cumps!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

O que queria dizer é que 7KVA é quase o mesmo que 6,9KVA
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Obrigado,
Cumprimentos,

Boas

Provavelmente só carrega a 1,375KWh porque ligou o equipamento numa tomada convencional.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
luixmod
Curioso
Curioso
Registado: 18 jul 2020, 21:24

Mensagem por luixmod »

amoreira Escreveu: 24 mai 2022, 11:06

Obrigado,
Cumprimentos,

Boas

Provavelmente só carrega a 1,375KWh porque ligou o equipamento numa tomada convencional.

isso não parece fazer sentido nenhum visto que uma tomada normal tem uma intensidade máxima de 16A. Mas atenção algumas box de carregamento são como o povo fala "smart" e pode estar a limitar a potencia transferida ao veiculo.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Não tenho aqui á mão a informação para atestar o que estou a afirmar, é uma questão de pesquisar um pouco, mas embora as tomadas sejam de 16A o veiculo elétrico não carrega a essa potencia numa tomada convencional por questões de segurança.

Numa tomada tipo Schuko normal creio que carrega a 1,6kW e numa tomada especifica tipo a da Legrand carrega a 3,2kW.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
luixmod
Curioso
Curioso
Registado: 18 jul 2020, 21:24

Mensagem por luixmod »

amoreira Escreveu: 25 mai 2022, 14:08 Não tenho aqui á mão a informação para atestar o que estou a afirmar, é uma questão de pesquisar um pouco, mas embora as tomadas sejam de 16A o veiculo elétrico não carrega a essa potencia numa tomada convencional por questões de segurança.

Numa tomada tipo Schuko normal creio que carrega a 1,6kW e numa tomada especifica tipo a da Legrand carrega a 3,2kW.

o veiculo carrega o que o inverter pedir, ainda no outro dia meti um bmw a carregar na fabrica de uma tomada shuko com extensão e ficou a carregar a 2kw e a box estava marcado para uma potencia maxima de 2kw e qualquer coisa. o factore limitante aqui não me parece ser a tomada visto que temos 16A disponíveis é porque os podemos usar, mas sim no carregamento do carro e na analise que a box (o aparelho exterior) faz e comunica ao carro.

mas nem todos os carros são iguais!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”