Bom dia a todos,
Sei que para garantir que a chama é extinguível, deve se recobrir um metro linear de caminho de cabo em todo o perímetro por cada 20 metros lineares de esteira de cabos (para secções horizontais). E para secções verticais??
Obrigado.
Cumprimentos,
Proteção corta-fogo
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
- Registado: 31 mar 2011, 17:09
- Profissão: ARQUITECTO
- Has thanked: 36 times
- Been thanked: 29 times
Re: Proteção corta-fogo
Onde viu isso?
Esse tipo de solução não é compatível com os requisitos SCIE.
PS: metros, são sempre "lineares", é uma unidade de medida de distância.
Esse tipo de solução não é compatível com os requisitos SCIE.
PS: metros, são sempre "lineares", é uma unidade de medida de distância.
Quem cria renasce todos os dias...
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Been thanked: 3 times
Caro Pedro Barradas,
Vi em uma ETG de um dono de obra, pelo que é possível que não seja requisito obrigatório em SCIE.
Concordo plenamente que metros, são sempre "lineares", mas também costumo contextualizar, ora vejamos, considero que ao utilizar o termo de metro "linear" exclui as situações em que há derivações, isto é, se tivermos uma derivação (e segundo ETG) devemos recobrir com pintura própria para garantir que a chama é extinguível e só consideramos os 20 metros "lineares" para situações em que o caminho não sofre qualquer tipo de derivação. Mas é o meu ponto de vista e vale o que vale!!
PS: Não percebi quando afirma que a solução não é compatível com os requisitos SCIE.
Vi em uma ETG de um dono de obra, pelo que é possível que não seja requisito obrigatório em SCIE.
Concordo plenamente que metros, são sempre "lineares", mas também costumo contextualizar, ora vejamos, considero que ao utilizar o termo de metro "linear" exclui as situações em que há derivações, isto é, se tivermos uma derivação (e segundo ETG) devemos recobrir com pintura própria para garantir que a chama é extinguível e só consideramos os 20 metros "lineares" para situações em que o caminho não sofre qualquer tipo de derivação. Mas é o meu ponto de vista e vale o que vale!!
PS: Não percebi quando afirma que a solução não é compatível com os requisitos SCIE.
- Pedro Barradas
- Velha Guarda
a proteção ao fogo, tem de ser total ao cabo ou ao caminho de cabos, ou então o cabo tem as devidas propriedades requeridas... Proteções parciais, como a que descreveu, não tenho ideia que sejam aceites/ certificadas, ou que façam sequer sentido. O cabo, per si, terá de ter propriedades retardantes ao fogo.pet Escreveu: 04 abr 2022, 16:13
veja
GUIA TÉCNICO DAS CLASSES DE REAÇÃO AO FOGO DOS CABOS ELÉTRICOS PARA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO"
COMISSÃO TÉCNICA DE NORMALIZAÇÃO ELETROTÉCNICA – CTE 64
Instalações Elétricas e Proteção Contra Choques Elétricos
tambem:
https://www.apsei.org.pt/media/recursos ... o-Fogo.pdf
PS: caminhos de cabos com ou sem derivação... não entendi essa relação com os metros/ metros "lineares".

- Pedro Barradas
- Velha Guarda
Link para o CTE 64
https://www.quiterios.pt/docs/1497270767.pdf
https://www.quiterios.pt/docs/1497270767.pdf
- pet
- Velha Guarda
- Registado: 17 jul 2008, 12:29
- Been thanked: 3 times
Caríssimo Sr. Arquiteto Pedro Barradas,
Mais uma vez, concordo plenamente com a sua afirmação. Foi pena eu não ter referido anteriormente que toda a cablagem terá de ser resistente ao fogo, livre de halogéneos, etc (DIN 4102; IEC 60332; EN 50266; FM 3971 algumas das normas aplicáveis).
Não consigo verificar onde e quando referi proteções parciais, no meu entender e claro está, com a informação adicional anterior, será mais proteção complementar!
"PS: caminhos de cabos com ou sem derivação... não entendi essa relação com os metros/ metros "lineares"." e ainda bem, porque não tem nenhuma relação!
Mais uma vez, concordo plenamente com a sua afirmação. Foi pena eu não ter referido anteriormente que toda a cablagem terá de ser resistente ao fogo, livre de halogéneos, etc (DIN 4102; IEC 60332; EN 50266; FM 3971 algumas das normas aplicáveis).
Não consigo verificar onde e quando referi proteções parciais, no meu entender e claro está, com a informação adicional anterior, será mais proteção complementar!
"PS: caminhos de cabos com ou sem derivação... não entendi essa relação com os metros/ metros "lineares"." e ainda bem, porque não tem nenhuma relação!