Bom dia,
Estou neste momento com um projeto, para a instalação de 3 QVE´s numa unidade fabril.
O Cliente apenas possui um saída equipada no QGBT, no qual pretende que se ligue a alimentação dos 3 QVE´s, disse-lhe que não era permitido, e que cada QVE tem de ter uma saída distinta.
O cliente pediu para argumentar a minha observação com as regras técnicas, mas apenas encontro o seguinte:
801.1.1.4.2 No caso de uma mesma instalação eléctrica servir edifícios distintos, cada edifício deve
ser dotado, em regra, de um quadro, que desempenhe, para esse edifício, a função de quadro de
entrada.
Precisava de ajuda para justificar com algo mais ajustado, alguém me pode ajudar?
Alimentação Elétrica QVE
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 abr 2022, 09:49
-
- Curioso
- Registado: 31 mai 2018, 10:44
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 4 times
Re: Alimentação Elétrica QVE
Portaria 220/2016
https://data.dre.pt/eli/port/220/2016/0 ... re/pt/html
https://data.dre.pt/eli/port/220/2016/0 ... re/pt/html
722.531.2.101 Dispositivos diferenciais (DR)
Cada ponto de ligação do VE deve ser protegido individualmente por meio de um DR com uma corrente diferencial-residual estipulada IΔn não superior a 30 mA que interrompa todos os condutores ativos, incluindo o neutro.
O DR deve ser, no mínimo, do tipo A. Nas alimentações trifásicas, se a característica da carga não for conhecida, devem ser adotadas medidas de proteção contra as correntes de defeito suscetíveis de apresentar componentes contínuas (dc), usando, por exemplo, um DR tipo B.
722.533.101 Os circuitos de alimentação dos pontos de conexão de VE devem ser dotados de dispositivos individuais de proteção contra as sobreintensidades.
722.55.101.3 Cada tomada ou cada conetor deve alimentar um único VE.
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 abr 2022, 09:49
Boa Tarde,
Obrigado fiat_uno, mas não respondeu a minha questão.
Vou simplificar a minha questão:
Tenho um QGBT, que possui uma reserva equipada com um seccionador de fusíveis com 3 fusíveis de 250A.
Tenho de instalar 3 QE´s novos e o cliente pretende que a alimentação para os mesmos, seja realizada através do seccionador de fusíveis existente.
Eu necessito de justificar através das regras técnicas, que para cada QE, deve existir uma proteção de fusíveis independente.
Obrigado fiat_uno, mas não respondeu a minha questão.
Vou simplificar a minha questão:
Tenho um QGBT, que possui uma reserva equipada com um seccionador de fusíveis com 3 fusíveis de 250A.
Tenho de instalar 3 QE´s novos e o cliente pretende que a alimentação para os mesmos, seja realizada através do seccionador de fusíveis existente.
Eu necessito de justificar através das regras técnicas, que para cada QE, deve existir uma proteção de fusíveis independente.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
A partir do QGBT ... QEntrada... ou qq outro quadro com disponibilidade de energia podes alimentar um novo quadro elétrico designado por ex. QCVE.
A partir do QCVE levas uma alimentação para cada ponto de carregamento de acordo com as regras enunciadas pelo fiat_uno
A partir do QCVE levas uma alimentação para cada ponto de carregamento de acordo com as regras enunciadas pelo fiat_uno
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica