Substituir cabo existente para cabo de secção superior

PFC_du
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 28 mar 2022, 16:14
Has thanked: 6 times

Substituir cabo existente para cabo de secção superior

Mensagem por PFC_du »

Boas,

Venho pedir a ajuda do forum para o esclarecimento do seguinte:

Disponho atualmente de um único circuito para ligação de placa e forno eléctrico com cabo de secção de 2.5 mm e protegido com disjuntor de 16A. Tenho apenas uma única tomada na cozinha para ligar estes electrodomésticos no local do encastre.

Pretendo adquirir uma placa mista de indução e gás (2 focos de indução). Para o efeito, sei que terei que substituir os cabos existentes para cabos de secção superior.

Antes de avançar para a aquisição da placa, gostaria de saber se é possível este trabalho ser realizado, isto é, substituir os cabos de 2.5 mm por cabos de 4 mm (ou 6 mm) e proteger este circuito com um disjuntor de 25A (ou superior no caso do cabo de 6mm), visando a ligação da placa e do forno eléctrico.

Os cabos de secção superior passarão facilmente na tubagem existente, que, creio, é de 16mm?

Outra questão é se a placa e o forno poderão ficar ligados à mesma tomada?

A potencia contratada é 6.9kVa.

Muito agradecido desde ja pelas respostas.
PFC_du
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Re: Substituir cabo existente para cabo de secção superior

Mensagem por PFC_du »

Apenas para complementar, no mesmo quadro tenho ar condicionado em 3 circuitos com condutores de 4mm e protegidos por disjuntores de 20A. Presumo por isso que se calhar os tubos têm diâmetro suficiente para fazer a substituição que pretendo, ou estarei errado?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 22 out 2007, 22:10
Has thanked: 4 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por amoreira »

Se possível coloque aqui fotos ou as caracteristicas elétricas da placa e do forno para aferirmos as potencias desses equipamentos.

Posso adiantar-lhe que passar cabo de 4mm2 em tubos de VD16 é complicado vai depender do nº de curvas e do modo como essas curvas estão feitas
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
PFC_du
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PFC_du »

Caro @amoreira, agradeço desde ja a sua resposta.

O forno eletrico tem uma potencia máxima de 3600 watts.

Os focos de indução têm as seguintes especificações (potencia/diametro): 2300/3300W/210mm; 1400/2500W/140mm

Estou ciente que mesmo com um disjuntor de 25A teria que existir alguma gestão quando os aparelhos estivessem a ser utilizados em simultâneo. Mas seria uma situação muito esporádica necessitar dos 4 bicos da placa em funcionamento simultâneo (sendo que 2 são a gás).

A minha principal dúvida é mesmo a exequibilidade de passar os cabos de 4mm2 na tubagem existente, já que não pretendo calha técnica. Como disse, não tenho a certeza de qual o diametro da tubagem. No entanto tenho cabo de 4mm e disjuntor de 20A para ar condicionado no mesmo quadro.
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

De acordo com as RTIEBT não pode ligar esses dois equipamentos no mesmo circuito do modo que pretende, mas compreendo a dificuldade que tem na sua instalação por isso aconselho ponderar a possibilidade de passar dos circuitos.

Se não o quiser fazer então no minimo passe os condutores de 4mm2 até uma caixa e ligue os equipamentos diretamente á caixa, não coque tomada porque as tomadas são de 16A e a montante no quadro terá a proteção de 20A ou 25A
PFC_du
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PFC_du »

Mais uma vez agradecido pela sua resposta.

Se entendi corretamente, está a sugerir em colocar os condutores de seção superior por fora da tubagem?

Sou completamente leigo em eletricidade e confesso que não compreendi a solução que apresentou de passar os cabos até uma caixa, mas presumo que implica colocar os cabos por fora.

Se não existe possibilidade de passar os condutores de 4mm2 pela tubagem existente então desistirei da compra da placa de indução mista e irei comprar uma exclusivamente a gás...

Se desse para passar os cabos iria fazer a ligação "direta" (não sei o termo correto) dos equipamentos aos fios, sem usar tomada shucko, com recurso a ligador cerâmico.

Esse é alias outro problema com que me deparo, mesmo com a placa a gas (o isqueiro é eletrico). So tenho no local do encastre 1 tomada e ambos os equipamentos vão ter de estar ligados ao mesmo local. Penso que posso usar um ligador cerâmico (uma "junção") para ligar ambos os equipamentos, estarei correto?
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Simplificando.

1. O trabalho deve ser realizado por pessoa habilitada/qualificada

2. Pode tentar passar os condutores de 4mm2 dentro da tubagem existente mas vai ser difícil certamente passar em tudo de 16

3. No local da tomada, não coloca a tomada, usa essa mesma caixa para fazer no interior as ligações para o forno e para a placa, sei que pode lhe fazer confusão porque certamente no forno tem um cabo com uma ficha na ponta mas vai ter de cortar a ficha e ligar as pontas de cabo na caixa. Porquê que não pode ter tomada? certamente irá derreter só pode ter tomadas se no quadro tiver disjuntor de 16A.

4. Alternativa ligar o forno em outra local com tomada.

5. Solução mais fácil pode ser utilizar o circuito existente para ligar o forno e passar um circuito novo só para a placa em calha
PFC_du
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PFC_du »

Caro @amoreira, muito agradeço os esclarecimentos. Creio agora estar devidamente elucidado.

1. Com certeza, iria sempre recorrer aos serviços de eletricista habilitado

2. Este é o busílis da questão. Afirma que será complicada a empreitada. Contactei diversos profissionais, uns que me afirmaram que faziam o trabalho outros que garantiam que seria impossível. Optei por isso obter mais opiniões num forum publico. Entendo assim que existe uma probabilidade elevada de não se conseguir passar os condutores de 4mm2 e como não quero ficar com os cabos a meio caminho, acho que vou desistir desta ideia. A distância do quadro à tomada ainda é alguma (10 metros em linha reta)

3. Correto, era também o meu entendimento. Interpretei mal o seu post anterior.

4. Impossivel pois so tenho tomadas na bancada, por cima da pedra (implicava, creio, partir azulejos/pedra)

5. Compreendo que seja a solução mais fácil, mas não pretendo a calha por motivos estéticos. É preferível para mim desistir da indução.

Mais uma vez mais agradecido. Acho que vou deixar o circuito como está (2,5mm; 16A), já que não existem garantias de conseguir passar os condutores de 4mm2. Como disse fiquei um pouco confuso nesta questão, pois tive profissionais a dizerem-me que se fazia o trabalho (um até me disse que passava condutores de 6mm2) e outros que me garantiam que seria impossível, exatamente por causa das curvas, etc.

Sem querer abusar mais da sua boa vontade, a minha outra duvida era se poderia ligar o forno e placa de gas (isqueiro elétrico) a uma tomada dupla (substituindo a existente) ou se para ligar ambos estes aparelhos também carece de ligação direta à caixa pelas pontas dos cabos (como sucederia para o caso da placa de indução).
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

E assim se tiver uma baixada trifásica de 3x20A-13,6 KVA, pode instalar uma alimentação bifásica de 2x20+N (Proteção no neutro, ou se conseguir meter
3 fases ficaria 3x25A*N e teria de ter 20X230x3=13,8 KVA
Se for bifásica ficaria 230X20X2=9,2 KVA com proteção no neutro
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Para ligar apenas o forno o e isqueiro pode perfeitamente substituir a tomada por uma tomada dupla
PFC_du
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por PFC_du »

Agradeço todos os esclarecimentos prestados.

Vou mesmo desistir da ideia da indução. É mais simples assim.

Li pela internet fora vários tópicos sobre este assunto. Contactei profissionais. E cada cabeça sua sentença. Tópicos em que pessoas conseguiram passar os condutores de 4mm2 pela tubagem (por vezes mantendo fio terra de secção inferior). Outros em que aparentemente os cabos nem mexiam. Profissionais que me disseram que faziam o trabalho. Outros que me garantiram que os cabos não passariam. Daí toda a minha confusão. Pelos vistos cada caso é mesmo um caso.

Obrigado uma vez mais.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Has thanked: 405 times

Mensagem por pedro caetano »

boas tubo de 16mm para passar fio rigido de 4mm é apertado tudo depende das curvas e distancias, mas não havendo outra hipotese é melhor que nada. se colocar fio 4mm flexivel enfia melhor que o rigido, pois já tenho desenrrascado muito trabalho assim. cump
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Estão todos a cometer um erro, ou se alimenta, a instalação com 3x2,5+N+T ou 2x2,5+N+T instalação bifásica de 9,2 KVA com retorno pelo neutro de 20 A
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Duzia12 Escreveu: 31 mar 2022, 08:15 Estão todos a cometer um erro, ou se alimenta, a instalação com 3x2,5+N+T ou 2x2,5+N+T instalação bifásica de 9,2 KVA com retorno pelo neutro de
12 A
A solução de condutor XV de 4mm^2 é o suficiente, In=32 A mas o da EDP= 30x1,1 =33 A logo , com uma potência total de 7,5 KVA, uma vez que a allimentação é 6,9 KVA

7,5 KVA= prova dos noves 7+5=12 noves fora 3 trindade
amoreira
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por amoreira »

Duzia12 Escreveu: 31 mar 2022, 08:15 Estão todos a cometer um erro, ou se alimenta, a instalação com 3x2,5+N+T ou 2x2,5+N+T instalação bifásica de 9,2 KVA com retorno pelo neutro de 20 A
Boas,
Segundo o PFC_du a instalação é monofásica e a PMA é de 6,9 kVA, não podemos passar circuitos como referes.
Responder

Voltar para “Dúvidas”