Interruptores diferenciais em série
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 31 dez 2018, 10:41
- Has thanked: 4 times
Interruptores diferenciais em série
Boa tarde,
Em minha casa (anos 80) tenho um termoacumulador elétrico. No quadro do apartamento tenho um conjunto de disjuntores, entre os quais o que protege o termoacumulador. A montante dos disjuntores está um interruptor diferencial (3F+N) de 300 mA. Sucede que, daquilo que vou conhecendo, os termoacumuladores devem estar protegidos com um interruptor diferencial de 30 mA. Visto que não me parece que tenha um neutro independente para o termoacumulador, que possibilite a colocação do diferencial 30 mA no quadro, pensei em intersetar o cabo entre a ficha e o termoacumulador e aí colocar o diferencial de 30 mA. Nesta linha, a menos de uma passagem à terra, haverá sempre equilíbrio entre fase e neutro, pelo que julgava que seria uma boa solução. Mas o eletricista que contactei, diz-me que não dá, porque vai provocar disparos no diferencial geral. Diz que só posso instalar o diferencial de 30 mA se tiver um neutro independente, que não passe no diferencial geral. Acho que isto não faz sentido, mas pedia agradecia uma opinião aqui no forum.
Em minha casa (anos 80) tenho um termoacumulador elétrico. No quadro do apartamento tenho um conjunto de disjuntores, entre os quais o que protege o termoacumulador. A montante dos disjuntores está um interruptor diferencial (3F+N) de 300 mA. Sucede que, daquilo que vou conhecendo, os termoacumuladores devem estar protegidos com um interruptor diferencial de 30 mA. Visto que não me parece que tenha um neutro independente para o termoacumulador, que possibilite a colocação do diferencial 30 mA no quadro, pensei em intersetar o cabo entre a ficha e o termoacumulador e aí colocar o diferencial de 30 mA. Nesta linha, a menos de uma passagem à terra, haverá sempre equilíbrio entre fase e neutro, pelo que julgava que seria uma boa solução. Mas o eletricista que contactei, diz-me que não dá, porque vai provocar disparos no diferencial geral. Diz que só posso instalar o diferencial de 30 mA se tiver um neutro independente, que não passe no diferencial geral. Acho que isto não faz sentido, mas pedia agradecia uma opinião aqui no forum.
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 fev 2010, 13:12
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 89 times
Re: Interruptores diferenciais em série
boas. desconheço a sua situação mas se tem um diferencial de 300ma no quadro, acho que pode por um de 30ma junto do termo como queria fazer e é como tenho visto fazer em casos que não da para por no quadro, mas desconheço a situação. cump
O que o eletricista diz não faz sentido, se assim fosse, neste momento o diferencial já disparava. Alguém se explicou mal ou alguém percebeu mal.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Boas!
Instale como diz junto do termoacumulador o ID de 30mA o mais rápido possível, e é imprescindível o controlo da eficiência da ligação de terra, assim como o seu valor.
Cumprs.
Instale como diz junto do termoacumulador o ID de 30mA o mais rápido possível, e é imprescindível o controlo da eficiência da ligação de terra, assim como o seu valor.
Cumprs.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 19 abr 2017, 15:34
- Has thanked: 12 times
- Been thanked: 83 times
- Contacto:
Pode instalar um ID de menor sensibilidade (30mA) apesar de a montante existir já um de maior sensibilidade (300mA). Em caso de fuga de corrente após o ID de 30mA este irá atuar primeiro.pcardoso1974 Escreveu: 02 mai 2021, 17:22 Boa tarde,
Portanto, a sensibilidade nominal da proteção diferencial a montante deve ser no mínimo 2 vezes superior à da protecção a jusante: IΔn (disp A) > IΔn (disp B) x 2
Desta forma funciona sem problemas.
Em termos técnicos:
Os aparelhos devem ser instalados em cascata. Neste caso devemos garantir a Seletividade entre os aparelhos instalados “em série”.
A questão aqui passa pela temporização de atuação de cada equipamento ou seja existem dois tipos de seletividade diferencial: a total e a parcial.
Na seletividade total temos 2 equipamentos com ligeira diferença na temporização garantido que em caso de defeito diferencial no final
do circuito, apenas o segundo nível irá disparar. Ou seja o ID 300mA com 50ms e o ID 30mA instantâneo.
Na seletividade parcial temos 2 equipamentos que atuam instantaneamente e num defeito não se consegue garantir que a proteção de 30mA atue
antes da proteção de 300mA. Ou seja ambos os equipamentos são instantâneos. Talvez seja aqui que a pessoa que lhe passou tal informação se esteja a basear.
Espero ter sido útil.
Cumprimentos.
-
- Registado: 31 dez 2018, 10:41
- Has thanked: 4 times
Boa noite. Obrigado. É possível fazer a mediçao de terra num apartamento? Se der mal, tem que ser envolvido o condominio, certo?Josecalado Escreveu: 02 mai 2021, 21:51 Boas!
Cumprs.
Re: Duvida
Garantir a seletividade é fundamental. Pode é não ser suficiente caso o valor da corrente de defeito seja muito elevado, por exemplo.tiago jesus Escreveu: 05 mai 2021, 22:31 Boa tarde, o que e que tenho que fazer para o disjuntor diferencial da garagem dispare primeiro que o geral?
A medição do valor de terra de proteção tem de ser feita em articulação com o condomínio. Mediante o valor obtido podem-se ou não fazer melhorias.pcardoso1974 Escreveu: 05 mai 2021, 23:31 Boa noite. Obrigado. É possível fazer a mediçao de terra num apartamento? Se der mal, tem que ser envolvido o condominio, certo?
-
- Registado: 24 jan 2022, 12:51
- Has thanked: 5 times
Presumo até que, se fosse como o eletricista disse, não seria possível colocar ID nos quadros parciais pendurados numnwuadro geral com ID também 
-
- Curioso
- Registado: 08 nov 2013, 21:23
- Has thanked: 21 times
- Been thanked: 5 times
Boa tarde vou desenterrar este tópico para tentar tirar uma dúvida que está de certa forma relacionada com o que aqui se falou.
Fala-se muito na selectividade entre diferenciais e eu percebo o conceito mas por que razão havemos de instalar os diferenciais em "cascata" e ter a preocupação de garantir a selectividade em vez de os ligarmos todos diretamente ao interruptor geral?
Obrigado!
Fala-se muito na selectividade entre diferenciais e eu percebo o conceito mas por que razão havemos de instalar os diferenciais em "cascata" e ter a preocupação de garantir a selectividade em vez de os ligarmos todos diretamente ao interruptor geral?
Obrigado!
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Da mesma forma que liga em cascata disjuntores e fusíveis até chegar à barragem.elfo106 Escreveu: 07 abr 2023, 15:18 Boa tarde vou desenterrar este tópico para tentar tirar uma dúvida que está de certa forma relacionada com o que aqui se falou.
Obrigado!
O conceito de seletividade também existe nestes e se não for cumprida, o mais perto do defeito não dispara ou o menos perto dispara por simpatia.
-
- Curioso
- Registado: 08 nov 2013, 21:23
- Has thanked: 21 times
- Been thanked: 5 times
Olá nelmindo obrigado pela resposta mas a dúvida era por que razão se ligam diferenciais em cascata em vez de os ligar todos diretamente à ao interruptor geral de forma a ficarem "independentes". Há casos em que não é possível ou permitido fazer isso?nelmindo Escreveu: 07 abr 2023, 18:47Da mesma forma que liga em cascata disjuntores e fusíveis até chegar à barragem.elfo106 Escreveu: 07 abr 2023, 15:18 Boa tarde vou desenterrar este tópico para tentar tirar uma dúvida que está de certa forma relacionada com o que aqui se falou.
Obrigado!
O conceito de seletividade também existe nestes e se não for cumprida, o mais perto do defeito não dispara ou o menos perto dispara por simpatia.
Boas,elfo106 Escreveu: 07 abr 2023, 15:18 ...
Obrigado!
não é obrigado a instalar diferenciais em cascata, mas se tal fôr necessário, deve garantir a seletividade do seu funcionamento.
O que quer dizer que apenas deverá disparar o diferencial imediatamente a montante do defeito e não os outros que estejam antes.
Também quer dizer que pode ligar os diferenciais ao geral da instalação, sendo tambem este um metodo para garantir a seletividade.
Até já
-
- Registado: 22 fev 2025, 18:34
- Profissão: Eletrtécnico
Caros amigos, A cascata é um método de seletividade desejável, mas, Ex:
de existir de montante para jusante, 10mA,30mA,300mA,500mA etc, se houver um valor de fuga maior que 500mA, desligam-se todos.
Nem c/temporizados que estão a aparecer por causa do veículos elétricos.
Se a fuga for dentro dos calibres de cada aparelho há seletividade se for superior não há.
Os interruptores diferenciais devem ser calculado em função do valor de terra.
Cumprimentos
de existir de montante para jusante, 10mA,30mA,300mA,500mA etc, se houver um valor de fuga maior que 500mA, desligam-se todos.
Se a fuga for dentro dos calibres de cada aparelho há seletividade se for superior não há.
Cumprimentos
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Não é verdade, porque esqueceu-se do outro parâmetro que é necessário satisfazer em simultâneo: seletividade cronométrica.mmsa Escreveu: 22 fev 2025, 19:46 Caros amigos, A cascata é um método de seletividade desejável, mas, Ex:
Cumprimentos
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 79 times
Boas,mmsa Escreveu: 22 fev 2025, 19:46 Caros amigos, A cascata é um método de seletividade desejável, mas, Ex:
Cumprimentos
Não entendi.
Então se a fuga é >500mA, estava à espera de quê? Que só disparasse o de 500mA?
Ohmico