Tenho uma "curiosidade" que também é uma preocupação.
No outro dia ao ler as FAQs da ANACOM deparei-me com a seguinte questão:
Quem é o responsável por confirmar no livro de obra que a execução da infraestrutura ITED está de acordo com o projeto ?
O responsável é o projetista ITED ou o seu mandatário -Assegurar, por si ou por seu mandatário, o acompanhamento da obra, assinalando no respectivo livro de obra o andamento dos trabalhos e a qualidade de execução da mesma, bem como a confirmação final, obrigatória, no respectivo livro, de que a instalação se encontra de acordo com o projecto., conforme alínea c), n.º 1, do artigo 69.º, do Decreto-Lei n.º 123/2009, de 21 de maio, e subsequentes alterações.
Posto isto questiono quantos de vocês acompanham as obras, assinam o livro e se quando dão preço para projeto incluem €€€ para dar cumprimento ao artigo 69.
E se algum de vocês já foi ou tem conhecimento que a ANACOM tenha multado alguém por falta de assinar o livro de obra.
ITED - Livro de obra
-
- Velha Guarda
- Registado: 14 abr 2010, 19:15
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 75 times
Re: ITED - Livro de obra
Boas!
Não sei, porque nunca fui chamado para assinar um livro de obra. Nem sequer fui informado da execução de uma obra da qual tenha feito o projeto ITED.
Nunca dei preço para acompanhamento da obra, pois nunca mo pediram. Colocava lá quantas visitas? E para quê tanta burocracia se existe um termo de responsabilidade de execução?
Acho que é mais um "pormenor" e que poucos colegas devem cumprir.
Cumps!
Não sei, porque nunca fui chamado para assinar um livro de obra. Nem sequer fui informado da execução de uma obra da qual tenha feito o projeto ITED.
Nunca dei preço para acompanhamento da obra, pois nunca mo pediram. Colocava lá quantas visitas? E para quê tanta burocracia se existe um termo de responsabilidade de execução?
Acho que é mais um "pormenor" e que poucos colegas devem cumprir.
Cumps!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 09 dez 2014, 19:10
- Has thanked: 31 times
- Been thanked: 78 times
É por essa particularidade que o preço que eu poderei fazer para um projecto não se enquadra no mercado (que aqui é de 150€ por projecto). Mas respondendo à questão, sim penso nisso quando dou preço.
Já agora, respondendo ao Gil82, a ideia que eu tenho é que devem ser pelo menos 2 visitas. Uma quando terminam a instalação de tubos e caixas e outra no final da obra.
Já agora, respondendo ao Gil82, a ideia que eu tenho é que devem ser pelo menos 2 visitas. Uma quando terminam a instalação de tubos e caixas e outra no final da obra.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
A perceção que tenho do mercado é mesmo essa que quase ninguém cumpre com isto até porque o cliente também não quer pagar estes custos.
Por outro lado estou a tentar perceber se a ANACOM está em cima do assunto e a pressionar os técnicos ou se faz vista grossa.
Por outro lado estou a tentar perceber se a ANACOM está em cima do assunto e a pressionar os técnicos ou se faz vista grossa.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica