Dúvida com esquema real.

Responder
Brix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 02 set 2008, 21:24

Dúvida com esquema real.

Mensagem por Brix »

Tenho uma duvida e gostava que alguém por favor me desse uma ajuda:

Tenho um hall de entrada interior com tecto falso e holofotes embutidos
Tenho um candeeiro no exterior da casa
Tenho um interruptor na parede do hall de entrada com dois botões que liga e desliga de forma independente quer o candeeiro exterior quer os holofotes do tecto falso.
Este interruptor desmontado mostra 8 entradas para ligar condutores electricos na parte de cima e 4 entradas para ligar condutores electricos na parte de baixo ( penso que é um inversor mas não tenho a certeza) ou seja 4+2 para o botão esquerdo e 4+2 para o botão direito.
Tenho ainda em dois pontos distintos do hall de entrada 2 comutadores de escada (penso que sejam) que ligam e desligam de forma independente os holofotes.
Estes comutadores desmontados mostram 4 entradas em cima e 4 entradas em baixo para ligar condutores electricos.
Este esquema ja esteve ligado e funcionava ou seja eu ligava e desligava os holofotes do hall de entrada nos 3 pontos e o candeeiro exterior.
Devido a obras em casa tive que desligar este esquema e agora não consigo voltar a fazê-lo funcionar.
Alguém pode dar-me umas dicas?
Obrigado!
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Been thanked: 24 times

Re: Dúvida com esquema real.

Mensagem por justme »

Tenho um interruptor na parede do hall de entrada com dois botões que liga e desliga de forma independente quer o candeeiro exterior quer os holofotes do tecto falso.
Este interruptor desmontado mostra 8 entradas para ligar condutores electricos na parte de cima e 4 entradas para ligar condutores electricos na parte de baixo ( penso que é um inversor mas não tenho a certeza) ou seja 4+2 para o botão esquerdo e 4+2 para o botão direito.

Isso é um comutador de escada duplo.

Tenho ainda em dois pontos distintos do hall de entrada 2 comutadores de escada (penso que sejam) que ligam e desligam de forma independente os holofotes.
Estes comutadores desmontados mostram 4 entradas em cima e 4 entradas em baixo para ligar condutores electricos.

Provávelmente trata-se de um inversor e de um comutador de escada.
O inversor tem as 4 entradas equipadas com os ligadores (em cima e em baixo).
O comutador de escada terá apenas 2 equipadas, estando as outras 2 vazias.

Devido a obras em casa tive que desligar este esquema e agora não consigo voltar a fazê-lo funcionar.
Alguém pode dar-me umas dicas?

As dicas estão dadas.
Se não são suficientes, é mais fácil, rápido e seguro chamar um electricista.
Provavelmente até fica mais barato.

Um abraço
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Dúvida com esquema real.

Mensagem por nelmindo »

recomendo o mesmo
Responder