Luz de marcha atrás
Luz de marcha atrás
Tenho um Renault 21 TSE. As luzes de marcha atrás deixaram de funcionar. As lâmpadas estão boas e o fusível também está bom.
O que poderá ter acontecido? E onde se localizará esse problema.
Obrigado a quem me poder ajudar.
O que poderá ter acontecido? E onde se localizará esse problema.
Obrigado a quem me poder ajudar.
-
- Curioso
- Registado: 08 fev 2008, 11:06
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Luz de marcha atrás
Boas
Verifica a válvula de marcha a trás, que fica na caixa de velocidades,
podes fazer um shunt aos fios e vês se a lampada acende.
Não esquecer de actualizar o perfil.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Boas,
para alem do que os colegas anteriores disseram experimenta ver se existe rele onde passe sinal para a lampada. penso que não será um fio "partido" pois iria efectuar passagem á massa e queimar o fusivel. confirmas-te as lampadas em continuidades num multimetro? ás vezes a olho nu o filamento parace ok e não esta. verifica tb isso. verifica o contacto na caixa conforme o mario falou. espero ter ajudado
para alem do que os colegas anteriores disseram experimenta ver se existe rele onde passe sinal para a lampada. penso que não será um fio "partido" pois iria efectuar passagem á massa e queimar o fusivel. confirmas-te as lampadas em continuidades num multimetro? ás vezes a olho nu o filamento parace ok e não esta. verifica tb isso. verifica o contacto na caixa conforme o mario falou. espero ter ajudado
Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Na verdade o problema deve ser na válvula. Shuntei os fios e a luz acende. Presumo q seja mesmo problema da válvula. Mas continuo meio admirado com isso. As vávulas têm no seu interior uma peça de metal boleada que se movimenta com o auxílio de uma mola. Ora ao engrenar a marcha atrás essa peça entra na vávula,fazendo o shunt e ligando as luzes. Se essa peça estivesse avariada e a mola não funcionasse, então as luzes ficariam sempre acesas, o que não acontece. Dequalquer forma,amanhã já vos digo. Vou substituir a vávula.
Obrigado a todos
Tenho uma creyssler Grand Voyage e em que as luzes de marcha a trás nao funcionam. Já vi e as luzes nao estao fundidas. Como posso saber se é da válvula de marcha a trás?
-
- Electricista de 2ª
- Registado: 10 set 2021, 17:26
- Has thanked: 15 times
- Been thanked: 37 times
Pode começar por verificar se tem algum fusível queimado.RIKY95 Escreveu: 12 mar 2022, 15:05 Tenho uma creyssler Grand Voyage e em que as luzes de marcha a trás nao funcionam. Já vi e as luzes nao estao fundidas. Como posso saber se é da válvula de marcha a trás?
Caso estejam todos bons e se souber onde está a valvula, basta fazer um curto-circuito entre os 2 fios que chegam à válvula.
Tenha o cuidado de não tocar com o fio na chapa para não correr o risco que queimar algum fusível ou algo mais.